Porque a Porta é Estreita

0

A porta que conduz à vida eterna e pela qual devemos entrar para que sejamos salvos é assim, porque indica que há eleição e que nem todos estão qualificados para entrar por ela.
Adiante dela há um caminho estreito e apertado, de modo que por ali não poderão passar; como já não puderam passar pela porta estreita aqueles que estão inchados de soberba, de justiça própria, e se recusam em seu íntimo a atender aos critérios do reino de Deus.

De acostumados que estamos em pensar, que eleição é apenas escolher alguns dentre muitos, esquecemos que quando esta palavra é utilizada na Bíblia, ela tem muito mais o significado de indicar qual é o critério da escolha, e o apóstolo Pedro o afirma diretamente com as seguintes palavras: “em santificação do Espírito Santo”, ou seja, que são eleitos os que buscam por esta santificação que é descrita na Bíblia, e cujos termos se afirmam principalmente na mortificação do pecado, e no revestimento das virtudes de Cristo, mediante transformação e renovação do nosso caráter.

Eis aí a porta estreita e o caminho apertado, que impedem que muitos alcancem a salvação, pois não apresentam os requisitos necessários para serem escolhidos por Deus.
E, quando falamos em qualificações ou requisitos, isto não significa que os possuímos em nós mesmos, e ainda quando ultrapassamos a porta estreita, necessitamos continuar a recebê-los da parte de Deus, pela fé em Jesus Cristo.

Nosso esforço para entrar pela porta estreita e andar no caminho apertado deve ter em conta a busca destas qualificações, e atendimento dos requisitos estabelecidos por Deus em Sua Palavra, notadamente no que diz respeito a nos arrependermos e crermos no Evangelho.

Pois é assim, conforme afirma Pedro em sua segunda epístola, que confirmamos cada vez mais a nossa eleição, e entrada no reino de Deus.

 

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here