O que é Torá?

3
3947

Por Giliardi Rodrigues

Essencialmente torá em hebraico significa ensinamento, se refere basicamente ao Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da bíblia. O nome Torá deriva da palavra hebraica Yará, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação. Na tradição judaica existem duas torá, a escrita e a oral.

A autoria da torá é atribuída ao próprio D'us de Israel, foi revelada no monte Sinai a Moises e transmitida ao povo Hebreu durante 40 anos de peregrinação pelo o deserto.

Shavuot (Pentecostes) corresponde a sete semanas depois da páscoa, durante este período o povo hebreu estava com Moises aos pés do monte Sinai para celebrar no qüinquagésimo dia a festa das semanas. Neste dia especialmente D'us entregou a torá ao povo hebreu através de Moises.

A torá escrita também é conhecida como chumash, nela se encontra os 613 mandamentos. Os livros da torá escrita são:

· Bereshit (Gênesis)

· Shemot (Êxodo)

· Vaikrá (Levïtico)

· B’midibar (Números)

· Devarim (Deuteronômio)

A tradição oral é a explicação ou o conjunto de ensinamentos de como cumprir os mandamentos da torá escrita, ao longo dos anos ela foi sendo passada de geração em geração através dos sábios para o povo, de acordo com o pensamento rabínico, não é possível estudar a torá escrita sem antes conhecer a torá oral.

Moises recebeu a lei (torah) no Sinai e a transmitiu

A Josué e Josué, aos anciãos, e os anciãos,

Aos profetas e os profetas transmitiram-na

Aos homens da Grande Sinagoga.

Estes disseram três coisas:

Sede ponderados em vossos julgamentos,

Formai muitos discípulos e levantai uma cerca em volta da torah.

Pirkêi Avót 1:1

A torá é um livro sagrado, pois foi revelada pelo o próprio D'us a Moises, há passagens nela que foram escritos pelo o próprio dedo de D'us.

E deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Shemot /Êxodo 31:18).

A torá aborda a vida do homem em todos os sentidos e aspectos, desde a forma de se vestir, de comer, de trabalhar, de se relacionar com D'us e com o próximo. Nela podemos encontrar todos os segredos do universo, também podemos saber tudo sobre leis, moral e ética. A torá é um livro de sabedoria, pois além de historias, profecias e reflexões ela também revela o plano de D'us para a redenção da humanidade.

O alicerce de toda a bíblia se baseia nos fundamentos da torá. Portanto ela não é apenas um rolo ou um livro da lei, e sim a própria palavra de D'us revelada aos homens. Todas as profecias são baseadas nas promessas da torá, todos os salmos e cânticos são inspirados na torá, até mesmo o novo testamento (Brit Hadasha) é fundamentado na torá.

Por que D’us escreveria a Torá?

Segundo Marcelo Miranda, um pensador chinês do século passado (watman Nee) que acreditava na Bíblia, tenta responder esta pergunta apresentando pelo menos cinco fundamentos lógicos:

· Primeiro: neste livro encontraríamos em algum lugar D’us dizendo ser o seu próprio autor.

· Segundo: este livro deveria conter um alto padrão moral.

· Terceiro: este livro falaria do passado, do presente e do futuro.

· Quarto: daria ao homem respostas às grandes dúvidas sobre o universo, a criação, o porquê de tudo e o sentido da vida.

· Quinto: o próprio livro daria uma solução definitiva e eterna para o homem.

Rabi Eleazar, filho de Azaryah dizia: se não existe a Torá, não existe saber-viver; se não existe saber-viver, não existe a Torá. Se não existe sabedoria, não existe adoração; se não existe adoração, não existe sabedoria. Se não existe saber, não existe inteligência; se não existe Torá, não existe alimento. (Pag. 3:17 – Pirkêi Avót – Tratado dos Pais) – Não só de pão vive o homem, mas de tudo que procede da boca do Senhor (Devarim/ Deuteronômio 8:3).

O conhecimento da torah alinhado com a revelação da palavra de D'us é a ligação entre o natural e o sobre natural, entre o infinito e o finito, entre o físico e o espiritual. Os grandes sábios também dizem que a torá não se restringe somente a forma escrita e oral, mas também espiritual, a torá existe antes da fundação do mundo, as bases do universo foram feitas por D'us através da torá. Ora, se a torá é a palavra de D'us, tudo que foi criado foi feito através da torá.

“Davar” ou “dabhar” no pensamento hebraico significa palavras, no grego a correspondente seria “logos”, sabemos que todo o universo é sustentado por leis naturais que foram instituídas através da palavra, D'us disse: – Haja luz e ouve luz, haja estrelas e as estrelas passaram a existir, e nunca mais deixaram de existir estrelas no universo, quando uma estrela morre e cai no buraco negro, outras nascem e embelezam com a sua luz as galáxias.

Quero chamar a atenção do leitor para o fato que antes da torá ser revelada no monte Sinai a Moisés, homens já conhecia e obedecia a torá. Noé é um exemplo de homem que embora estando em um mundo corrompido pelo o pecado, não andava segundo as praticas do mundo. Enoque de forma semelhante andava em obediência a lei de D'us, ao ponto de ser arrebatado. Abraão também já obedecia a torá e caminhava por ela.

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. (Bereshit/Gênesis 26:5).

A torá estava no coração de Abraão, ele era um homem justo, reto e integro. Enquanto as pessoas de seu tempo se afundavam na idolatria e se perdiam no paganismo e na adoração de deuses, Abraão estava disposto a servi somente a um único D'us. Então o Criador dos céus e da terra firma um pacto com Abraão, que através da fidelidade dele todas as nações conheceriam a torá e seriam abençoadas por ela através de sua descendência. As escrituras sagradas afirmam que um dia o “Messias” virá a terra para ensinar a lei de D'us e colocar a torá no coração do homem. Todos os povos de todas as nações subirão a Jerusalém para aprender a torá e andar nas leis do D'us de Israel.

MAS, nos últimos dias, acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá à lei (Torá), e a palavra do Senhor de Jerusalém. (Miquéias 4:1) Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as minhas leis (Torá) no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. (Hebreus 8:10).

Caminhar com D'us e andar e obediência a sua palavra. A torá é o caminho que revela os propósitos de D'us para a vida do homem. A base da torá é amar a D'us acima de todas as coisas e o amor o próximo com a si mesmo, tanto que os cinco primeiros mandamentos é a relação do homem com D'us e os outros cinco é a relação do homem com o seu próximo.

Porque já é manifesto que vós sois a carta do Messias, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (II Coríntios 3:3).

O povo hebreu ficou sendo escravo no Egito por mais de 400 anos, lá os filhos de Abraão foram contaminados pelo o pecado e pelas as praticas pagãs, a torá foi revelada a Moisés para
relembrar o povo hebreu que eles eram um povo escolhido e separado por D'us para carregar a Santa Torá nos seus corações.

O propósito do reino de D'us é que a torá habite no coração do homem e não em tabuas, pedras, rolos ou livros, este é o sentido e a aplicação da torá que é espiritual, a palavra de D'us não é carnal, pois não foi estabelecida por homens. Desde o principio a vontade do Eterno é que o homem viva e caminha pela a palavra, pois ela é vida plena.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te… E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temer ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos perante o Senhor, nosso Deus, como nos tem ordenado. (Devarim /Deuteronômio 6:6-7/6: 24-25).

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! gostei muito da leitura e quero saber mais, realmente Torá é ensinamento vivo e comprova o Eterno quer de nós.
    Como posso ter uma Torá.
    Elzira

DEIXE UMA RESPOSTA