Home » Capa, Estudos por VC, Opinião

Tudo posso naquele que me fortalece

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Tudo posso naquele que me fortalece

Filipenses: 4. 13

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O versículo tema desse artigo tem sido usado, por algumas pessoas, de uma forma completamente fora do seu contexto, ou seja, sendo pregado de maneira equivocada e levando as pessoas a crerem que tudo podem por terem aceitado Jesus como Seu Senhor e Salvador.

Essa falsa verdade joga por terra toda a autoridade e soberania de Deus, na medida em que, se podemos tudo, não estamos sujeitos à vontade do Senhor, o que é um verdadeiro absurdo.

Para entendermos um pouco melhor o que Paulo estava querendo dizer nesse verso, precisamos dar uma pequena olhada nos versos de números 11 e 12, onde ele diz que “aprendeu a se satisfazer com aquilo que tinha que sabia o que era estar necessitado e, também, tinha conhecimento do que era ter fartura e que tinha aprendido a se sentir alegre em qualquer lugar e em qualquer situação, quer tivesse o que comer ou não”.

Outro ponto que vale destacar é que Paulo estava preso, ou seja, em uma situação de completa dependência dos outros, na medida em que, naquele tempo, as pessoas presas eram responsáveis pela sua própria alimentação, então o que Paulo estava querendo dizer é que ele tinha aprendido a viver de forma alegre, independentemente da circunstância em que estivesse, tendo comida ou não, estando em liberdade ou preso, fosse qual fosse a forma em que estivesse vivendo ele tinha sido instruído a se sentir bem, tinha aprendido conviver de forma tranqüila e feliz.

Então, muito embora o versículo tema desse texto, quando olhado de forma isolada possa nos levar a um entendimento de que tudo podemos, e é por isso que diversas pessoas o usam dessa forma, ao analisarmos o contexto pode-se entender que não é isso o que ele, na realidade, está dizendo. A grande maioria das traduções da Bíblia trata esse versículo da mesma forma, entretanto a Nova Tradução para Linguagem de Hoje coloca o versículos 13, do capítulo 4, de uma maneira que elucida bem melhor o que ele esta nos querendo dizer realmente, diz assim: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”, e é isto o que realmente ele está nos dizendo, foi isso que Paulo se referia quando escreveu esse verso e não a falácia como ele é pregado por algumas pessoas, que querem usar determinados jargões para promoverem meias verdades e que, infelizmente, muitas pessoas acabam acreditando.

Não está escrito em lugar nenhuma da Palavra de Deus que estaríamos livres das dificuldades, que não passaríamos por momentos difíceis, que as aflições não nos alcançariam, o que está escrito é que podemos enfrentá-las com a força que nos é gerada por Cristo e que podemos aprender, ensinados por Ele, a conviver com as mais diversas situações, isto sim é o que consta na Bíblia.

E o problema maior, com relação às falácias pregadas, é que quando alguém não consegue “todas as coisas”, a responsabilidade recai na própria pessoa, pois o argumento usado para isso ter acontecido é que ela deve estar com algum problema, em pecado talvez, ou seja, para continuar mantendo o posicionamento completamente errado, usam de argumentos mais absurdos ainda.

Existe um jargão que diz que a colocação de um versículo fora de contexto é um pretexto para uma heresia, por isso devemos ter muito cuidado ao ouvirmos qualquer interpretação da Palavra de Deus, para não darmos respaldo a comentários equivocados e que fogem do que, realmente, é o correto.

Autor: Blog Palavra Fiel

http://www.palavrafiel.com.br

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,982 comentários no Estudos Bíblicos.