Home » Capa, Destaque, Estudos por VC, Vida Cristã

Torre forte é o Senhor

Profile photo of Anderson Cassio Oliveira Por Anderson Cassio Oliveira em 21 de setembro de 2012
Tags: , , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Torre forte é o Senhor

Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo (Salmos 61:3)

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Queridos, certo dia sai de casa e fui em direção ao meu trabalho que fica mais ou menos a 10 minutos de minha residência. Aparentemente observei ao redor e o “tempo parecia estar limpo”, mas ao passar dos minutos vi que se formou uma “tempestade” com fortes ventos contrários. Foi ai que resolvi me abrigar debaixo de um lugar seguro. Fiquei um bom tempo ali até que a tempestade e os fortes ventos acabassem.

Sabe, amados, muitas vezes na nossa vida olhamos ao nosso redor e tudo parece normal. Saímos de casa, olhamos para o céu e parece que tudo está bem, que tudo está “azul”. Mas quando menos percebemos aquele azul que enxergamos se torna em escuridão e logo tudo aquilo que parecia estar claro, se torna em trevas. Assim é também quando somos acometidos por algumas tempestades contrárias, tudo parece que está bem, mas são nessas tempestades que conseguimos ver o quanto somos frágeis. O salmista Davi declarou num momento de trevas espiritual, ou seja, de angústia e abatimento, que o Senhor era o seu refúgio e torre forte contra o inimigo (Salmos 61:3).

Torres são construções estreitas e altas com uma guarita para o guarda. Era usada para vigiar plantações(Isaías 5:21) , criações (2 Crônicas 26:10) ou para defender um cidade (Neemias 3:1).

Diante de uma tempestade ou terremoto não podemos nos “abrigar” em qualquer lugar, mas em algum lugar onde os ventos contrários não nos alcançam, onde as muitas águas não nos levem e nem onde os terríveis tremores nos abalam.

No Japão em virtude dos grandes terremotos e Tsunamis que assolam aquela nação ,ano após ano, muitas edificações tem sido construídas e torres altíssimas são erguidas para que resistam ao tremores naturais.

Somente as torres fortes suportam aos abalos císmicos de maior magnitude, naquele país. E diante de ondas de Tsunamis poderosíssimas, as torres mais altas são o mais perfeito e “alto lugar” para que alguém possa se refugiar.

O salmista Davi entendia que o Senhor era uma TORRE FORTE, onde ele podia se refugiar em todo tempo. Ele declara que desde os confins da terra , ele clamaria ao Senhor e quando ele estivesse sem forças, o Senhor o levaria a um lugar seguro mais alto do que ele(Salmos 61:2). Quando o salmista Davi cita o Senhor como torre forte , ele está dizendo que o Senhor era o lugar seguro em que ele podia se abrigar.

Davi declarava isso, porque confiava em Deus, confiava no Senhor da sua salvação. Disse também Davi:

Ele é a torre das salvações do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua descendência para sempre (2 Samuel 22:51)
Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Salmos 91:2).

O salmista Davi entendia a sua condição limitada, mas cria na poderosa segurança que vem de Deus. Davi entendia que mesmo sendo guerreiro, não podia confiar na sua força. Que mesmo tendo um exército a seu dispor sabia que isso era insuficiente para lhe proteger. Mesmo sendo rei cria na soberania de Deus para sua vida e para os da sua casa e na proteção que vinha do Senhor para com ele contra seus inimigos. Davi entendia que o Senhor é INABALÁVEL.

Infelizmente muitas pessoas acham que são fortes o suficiente para enfrentar os inimigos, os ventos contrários e todo tipo de aflição que são acometidos. Muitos parecem tão fortes que acreditam não precisar de Deus. Que tudo está sob controle. Que tudo está bem, quando na verdade não está. Alguns aparentemente parecem torres fortes e “fortalezas espirituais” que nada nem ninguém poderá atingir. Muitos inclusive acham que são fortes diante do pecado.

Mas a Palavra de Deus diz que “aquele que pensa estar de pé cuide para que não caia” (1 Coríntios 10:12).

Como a bíblica torre de Babel , as famosas muralhas de Jericó e as famosas torres gêmeas, que por fora se mostravam imponentes, intransponíveis, mas na verdade são frágeis , assim é a natureza humana. O ser humano se mostra forte, mas é frágil.

E o grande problema do ser humano é achar que tudo está no controle.

Mas a questão é:

Quem realmente está no controle das nossas vidas?

Em quem temos nos refugiado?

O que tem sido a nossa segurança até hoje?

Será que em nós mesmos ou em Deus ?

Não é fácil confiar em Deus quando somos acometidos pela fatalidade e as ondas contrárias da nossa vida. Quando isso acontece é difícil crer em Deus, até porque ele sempre é tido como culpado por tudo que nos acontece. Mas saiba , Deus não é causa disso, mas a solução para toda essa situação. Como Davi devemos aprender a confiar em Deus não importando as circunstâncias.

Pois assim diz a palavra do Senhor:

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmos 43:2;46:1)
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado (Salmos 62:2;6).
Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza (Salmos 71:3).

Por isso meu amado, quando vierem tempos difíceis , onde as trevas tentarem “escurecer” sua vida, onde as tempestades e as muitas águas tentarem lhe levar a um caminho distante de Deus lembre-se :

Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl 125:1).

Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio (Provérbios 18:10).

Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam (Salmos 37:39-40).

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.