Home »

Sempre cavar e nunca desanimar, até encontrar

Profile photo of Anderson Cassio Oliveira Por Anderson Cassio Oliveira em 11 de fevereiro de 2010

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.” (Genesis 26:1)

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Muitas vezes passamos por situações adversas, que nos fazem recorrer a pessoas que não queremos, ficar em lugar que não imaginamos e estar em perigo muitas vezes de vida. São nestes momentos de perigo em que o “desespero toma conta” é onde tomamos atitudes precipitadas.. Foi assim que aconteceu com Isaque. Semelhantemente a seu Pai Abraão, Isaque se viu numa situação de fome e risco(Gn 12:1;Gn 26:1) e ambos tiveram a mesma idéia, ir para o “Egito”.

Hoje também isso não é diferente na vida de muitos cristãos. Quando chega as provações e parece que tudo vai mal, aonde muitos pensam ir? Ao Egito(mundo). É como se o “mundo” pudesse trazer o conforto e abundância que se precisa na hora da necessidade, mas na verdade isso só no traz é mais aflição. Quando ocorre o medo e a fome, esquecemos quem somos e quem está no nosso lado e só nos lembramos do “melhor para nós”. Muitas vezes esse “melhor para nós”, não é o melhor do Senhor para o seu povo. Bem como Abraão e Isaque que negaram as que estavam dos seus lados (as suas esposas ) são muitos hoje na hora da adversidade (Gn 12;Gn 26). Através de atitudes precipitadas, muitos acabam trazendo maldição a todos que cercam, pela falta de direção. Através desta lição aprendemos a não tomar atitudes precipitadas ante a adversidade.

Mas graças ao Senhor que Ele é rico em misericórdia. Apesar das semelhanças entre Abraão e seu filho, Isaque não chegou ir ao Egito, porque o Senhor levou mais em consideração a obediência de seu pai Abraão(Gn 26:5) do que as atitudes precipitadas de ambos. Isso nos mostra que mesmo em situações contrárias e atitudes precipitadas, nosso Deus intervêem em nosso benefício de acordo com sua palavra e promessas.

Isaque orientado pelo Senhor ficou na terra que o Senhor havia dito(Gn 26:20) ali se estabeleceu em Gerar(Hb = cântaro ou círculo), uma terra árida cujos vizinhos eram os filisteus. Parece muitas vezes um absurdo obedecer ao Senhor e seguir para uma terra árida e que os vizinhos são nossos inimigos. Mas é através dessas adversidades que Deus testa nossa obediência. Sabemos que os filisteus eram homens incircuncisos(carnais) inimigos do povo de Deus, mas foi dessa maneira que o Senhor tratou com Isaque e o abençoou e o fez prosperar naquela terra. (Gn 26:12-14). Outra lição que tiramos é que devemos obedecer ao Senhor ainda que a as circunstâncias não nos favoreçam.

Isaque cavava poços e cavar poços naquela época era a principal fonte de água para a subsistência para o povo, seus animais e para os que vinham de fora. Foi então que Isaque se estabeleceu no vale de Gerar,(Gn 26:17-18) onde achar água era como achar “ouro”. E mesmo com essa adversidade Isaque não desanimou , Ele cavou e achou ali água viva(Gn 26:19). Muitas vezes achamos poços, mas o inimigo vem, tapa aquilo que tivemos grande trabalho e nos achamos vencidos. Isaque não desanimou, apesar de “ter que começar do zero”, pois os inimigos fecharam os poços que seu pai Abraão havia aberto . (Gn 26:18)

Isaque lutou e teve seu “primeiro poço” fechado e por contender com aquele povo inimigo, o poço se chamou Eseque (contenda). Muitas vezes nós ao brigar por aquilo que Deus prometeu, acabamos “perdendo” literalmente a paciência e consequentemente aquilo que foi prometido. Devemos aprender a lutar com sabedoria para que a afronta do inimigo não venha a trazer conseqüências não muito boas para nossas vidas.

Apesar disso, e já era para desanimar, mesmo assim ,Isaque cavou o “segundo poço” e mais uma vez teve problema com esse outro, que se chamou Sitna (inimizade). Muitas vezes não somos prudentes e achamos que muitos que nos cercam são “amigos”. Devemos ser prudentes como as serpentes e símplices como a pomba(Mt 10:16)Muitos tem aparência de amigos, mas acabam sendo usadas pelo inimigo para trazer contra nós inimizade e perturbação no meio do caminho da promessa. No começo os filisteus receberam o povo de Isaque como amigos, mas ao final viu-se que a prosperidade de Isaque já incomodava eles.(Gn 26:10-11;16).

Apesar disto Isaque, de ter perdido os outros “poços” continuou cavando até enfim chegar ao “terceiro poço”, que se chamou Reobote(alargamento), onde ali não contenderam com ninguém e o Senhor fez ele “alargar suas tendas” e prosperar. Após isso Isaque partiu para o “quarto poço” que se chamou Berseba(poço do juramento) onde o Senhor apareceu a Isaque, confirmou a promessa e foi ali que levantaram um altar a Deus (Gn 26:24-25)Tudo isso confirmou o que Deus havia dito a Isaque(Gn 26:2-5). Nisso aprendemos a lição de cavar (batalhar) , nunca desanimar, até achar e encontrar a promessa que nos foi dada por Deus.

Mas como foi visto até chegar a poço do juramento e da promessa, Isaque teve lutas, inimizades, poços fechados e etc. Nossa vida cristã também é assim. Devemos sempre cavar poços (batalhar) para achar a fonte de sustento que sacie a nossa sede. Muitas vezes clamamos a Deus: Como tirar água deste poço, ele é fundo? (Jo 4:11).

Mas nosso Deus nos diz: Cava, apenas cava… filho, que irá encontrar. Pode não ser na primeira, segunda, terceira, mas cava, até encontrar, pois EU SOU contigo.

Não perca tempo, meu amigo, cavando cisternas rotas, que se rompem facilmente e que não retém as águas vivas do Senhor, pois muitos cavam buracos inúteis e não poços que ao final não irão dar em nada. Esses poços naturais podem ser muitas coisas como riquezas, reconhecimento humano e etc..

Nos poços naturais você voltará a ter sede, mas na Fonte espiritual que é Jesus você nunca mais terá sede. Portanto busque nesta Fonte Espiritual de vida.

E você que está em Jesus, não abandone desta fonte como foi com o povo do Senhor (Jr 2:13). Pois o Senhor é o manancial de águas vivas(Salmos 36:9). Ele é o mesmo que converte rios em deserto e mananciais em terra seca aos ímpios, mas que converte o deserto em lençóis de água e a terra seca em mananciais aos que lhe obedecem.(Sl 107:33;35)

O Senhor nos diz: EU SOU a fonte de vida. Quem tirar água deste poço nunca mais terá sede (Jo 4 :14) pelo contrário, será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Então amado, pegue seu “cântaro” e mergulhe nessas águas. Prostre-se junto a fonte e “puxe”, ali você irá encontrar uma fonte inesgotável de vida. Beba desta fonte, limpe-se com as águas desta fonte, águas purificadoras dos céus, águas que correm do trono do Senhor aos poços mais profundos. Deixa fluir essas águas, não interrompa e mergulhe nesta fonte para viver (Ez 47:9,Ap 22;Zc 14:8).

Depois disso ,você será como a mulher samaritana, verá que não será mais preciso ter cântaro(hb: Gerar), você o deixará ali na fonte natural(Jo 4 :28) pois a fonte espiritual já estará jorrando abundantemente em sua vida.(Jo 4:39-42) . Jesus gerará em você uma fonte inesgotável de águas vivas.

Bem aventurado aquele cuja força está no Senhor em cujo coração encontram os caminhos aplanados, o qual passando pelo vale árido, faz dele um manancial ; de bençãos o cobre com a primeira chuva. (Salmos 84:5-6)

Cave então, não desanime até encontrar…a FONTE DE VIDA.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

  1. Quero ser Grato a Deus pela Vossa Vida
    a qual tem sido Usada pelo Senhor Para abençoar e Edificar Almas !
    Quero dizer que tenho Aprendido mais
    um pouco com Esta maravilhosa Palavra ..
    Deus abençoe !
    Nao Pare de cavar rsrs , :D
    poois o Nome do Senhor esta
    sendo Glorificado como fooi na Ressureição de ” Lázaro ” … :)
    Lucas Lipes :)

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,005 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar