Home » Estudos por VC

Quem devemos amar ?

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Quem devemos amar ?

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”, (Mateus 5:43-44).

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Esta palavra de Jesus é o que diziam os mais antigos diziam, e não o que a Palavra de Deus dizia, pois o Antigo Testamento nunca nos disse para odiarmos alguém, mas para amarmos a todos, sem acepção de pessoas.

É muito fácil amar os que nos amam, o difícil é amar quem nos faz mal, quem nos prejudicou, quem é o nosso concorrente ou adversário, amar os que não nos amam.

Este amor que Jesus fala não é amor por emoção, de sentimento, carnal, e sim o amor ágape, que mostra atitude, que faz algo de bom pelo próximo, é o amor divino e não humano.

Quando não amamos o nosso próximo, nós é que somos prejudicados, tendo problemas de saúde, (stress, problemas cardíacos, etc), amargura, tudo isso rouba a nossa paz, e ficamos prisioneiro de sentimentos ruins. Nossos relacionamentos com os homens se quebram e o relacionamento com Deus também.

Quando lançamos bênçãos, somos mais abençoados que o nosso próximo, pois Deus faz com que estas bênçãos venham sobre nós de alguma forma. Somos beneficiados quando começamos a amar as pessoas, somos tomados por sentimentos de misericórdia e compaixão e, as pessoas podem contemplar os milagres de Deus em nós e através de nós.

Isso que Deus nos pede não é algo impossível. Amar aos nossos inimigos pode ser difícil, mas Deus sempre pode nos capacitar. Alem do mais, perdoar e amar o nosso próximo trás cura e reconciliação. Devemos desejar ter um coração conforme o coração de Deus.

Reter o perdão trás estagnação à nossa vida, inclusive na área espiritual, pois enquanto não perdoamos também não somos perdoados por Deus. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”, (Mateus 6:14-15).

O que precisamos fazer para aprender amar nosso próximo ?

Devemos começar orando, primeiramente por nós mesmos. Devemos falar a Deus o que temos vontade de dizer e
fazer pelo nosso próximo, (mesmo que sejam coisas ruins), e pedirmos ajuda divina para amá-lo conforme a vontade de Deus e para que Ele venha transformar nosso coração.

Depois devemos orar pelas pessoas que não conseguimos amar, dizer a Deus que abençoe esta pessoa, que abençoe sua família e quer que Ele as guarde. Aprender a ter empatia pelo seu próximo. É bom saber se colocar no lugar das pessoas antes de julgá-las e é bom olhá-las com os olhos de Deus. Ele não despreza ninguém.

Confessar a nossa própria culpa. Não importa se erramos 5% e o outro os 95% restante. O que importa é que
nós podemos ter feito algo que entristeceu, magoou e que gerou sentimentos ruins no coração de outra pessoa e é preciso reconhecer nossas falhas.

Aprender a imitar a atitude de Jesus na sua crucificação. Em meio a tantos sofrimentos Ele não deixou de amar os seus inimigos. Temos que ser como a Cristo, sermos seus imitadores. “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”, (Lucas 23:43).

Nós como homens, seres humanos, somos essencialmente maus, capazes de fazer as maiores barbaridades. Se não as cometemos é porque Deus tem nos concedido a graça.

Deus nos amou, mesmo antes de nos arrependermos de nossos pecados. Então, também deveríamos amar nossos inimigos e deixar Deus agir em nossas vidas. Devemos amar, não importa a quem, mas amar.

Que Deus nos abençoe.

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo

http://familiascomcristo.blogspot.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

4 comentaram, comente você também!

  1. Gislene Parreira Zuza disse:

    Graça e Paz. Muito bom o que O Senhor tem reveladof ao seu povo através dos tempos. Contudo, Aprendi, através do Espírito Santo que, a única forma de amar o inimigo é “quando ele tiver sede, e fome. A Palavra nos diz: “Se o teu inimigo tiver sede, dá-lhe de ber, se tiver fome da-lhe de comer. Este “inimigo” , com cetteza, irá precisar do nosso “suporte” algum dia. O próprio Deus, que é justo, irá gerar uma circunstância para que possamos servir o inimigo. E, se nesta oportunidade, não aproveitarmos para amá-lo, correremos o risco de sermos inimigos de Deus. É sério, amar o inimigo e orar por aquele que te persegue, é fazer valer a Palavra em sua essência. Que Deus continue abençoando nossas vidas. Obrigada.

  2. Em tempo que se vê muitos ataques e críticas contundentes aos cristãos, está aí o modo como devemos agir.

  3. JOAO BATISTA VERISSIMO DA SILVA disse:

    BOA TARDE AOS IRMÃOS LEITORES DO ESTUDO GOSPEL PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO…
    A PALAVRA INIMIGO SOA UM TANTO PESADO QUANDO AINDA O SER HUANO NÃO SE ENTREGOU PARA JESUS E NÃ RECEBEU O ESPIRITO SANTO EM SUA VIDA.ACONTECE ATÉ COM IRMÃO VELHA GUARDA E PASTORES DE GRANDES REBANHOS . AMAR É UM ATO QUE SÓ O ESPIRITO SANTO PODE SABER SE É VERDADEIRO OU NÃO . QUANTAS MOÇAS NÃO SÃO ENGANADAS POR MOÇOS QUE SE DIZEM AMA-LAS E NÃO CONSEGUE VIBER SEM ELA.
    CASA PASSA UNS TEMPO E DIZ: SE EU PUDESSE VOLTAR ATRAZ .MAS O NOSSO DEUS É TÃO
    MISERICORDIOSO QUE ELE NOS DEU O PRIMEIRO EXEMPLO PAEA QUE A GLORIA DA SEGUNDA CASA FOSSE PERFEITA . O CRISTÃO QUE NÃO AMA E NÃO PERDOA ESTÁ CAMI-
    NHANDO PARA A SUA PROPRIA PERDIÇÃO . ESTE TESTO É MUITO LINDO PARABÉNS IRMÃO WANDERLEI VIVA ESTÁ PREGAÇÃO QUE É DEIS …..OBRIGADO – ALELUIA

  4. Obrigado por esse estudos falou poderosamente comido! amar é uma decisão ,e eu decido perdoar e vou amar. Preciso de ajuda ore por mim p/ que Jesus possa dar dicernimento sabedoria e muita graça.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,005 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar