Home » Capa, Destaque, Estudos por VC, Vida Cristã

“QUANDO A VIDA NÃO SAI COMO O ESPERADO” – como manter a fé quando Deus não corresponde as expectativas

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“QUANDO A VIDA NÃO SAI COMO O ESPERADO” – como manter a fé quando Deus não corresponde as expectativas

“E nós ESPERÁVAMOS que fosse Ele o que remisse a Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram” - Lucas 24:21

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Os discípulos no caminho de Emaús estavam decepcionados com Deus. Haviam deixado tudo para seguir a Jesus, mas ao invés de um trono para Ele foi erguida uma cruz. Seu Senhor morrera e com Ele foram enterrados todos os seus sonhos. A vida não havia saído como o esperado e agora eles não sabiam mais o que fazer. Estavam andando na contramão (de Jerusalém a Emaús), a esperança era conjugada no passado (‘esperávamos’), Deus havia se tornado um estranho (não o reconheceram no caminho), seus corações feridos se tornaram corações duros (não conseguiam acreditar em mais nada e nem ninguém) e sua visão estava sendo determinada pelas circunstâncias. O que fazer quando Deus não faz o que queremos? Precisamos lembrar que existem dois males que afetam a nossa vida – a falta de esperança e a falsa esperança. Abaixo seguem alguns princípios para continuar mantendo a fé quando a vida não sai como o planejado:

1. Quando a vida não sai como o esperado aprendemos a diferença entre expectativa e esperança – expectativa é baseada em probabilidades e suposições, já a esperança se baseia em promessas e convicções. A expectativa é querer que nossa vontade aconteça no futuro, a esperança é crer que a vontade Dele acontecerá sempre. A expectativa se pergunta sobre o que esperar, a esperança sabe Quem a espera.

2. Quando a vida não sai como o esperado não significa que as coisas tenham escapado ao controle, apenas que nós não estamos no controle – nós não temos controle algum sobre as circunstâncias, exceto o controle sobre a nossa reação a elas. Deus está assentado no trono e isso deve nos bastar, Ele é soberano e fará com que as coisas boas e ruins que nos aconteceram redundem no melhor em nós e para nós.

3. Quando a vida não sai como o esperado descobrimos que desejávamos mais os nossos planos que o nosso Deus – as frustrações revelam que Deus era só um meio e não um fim em si mesmo para nós. Queríamos as dádivas mais que o doador. Nossa relação com Ele era funcional e não pessoal. Nossos sacrifícios eram de suborno e não de submissão.

4. Quando a vida não sai como o esperado temos que colocar um ‘ainda’ entre o agora e o amanhã – um sonho adiado não significa um sonho impedido (Calebe que o diga). O caminho para Roma pode passar por Malta!

5. Quando a vida não sai como o esperado passamos a entender que o fato de Deus ter nos chamado para um projeto não significa que ele será bem-sucedido – Nossa preocupação deve ser com a nossa fidelidade e não com nosso eventual sucesso. Noé foi um evangelista fracassado? E Isaías? Deus, às vezes, acaba com uma obra para salvar os obreiros.

6. Quando a vida não sai como o esperado temos que aceitar que Deus não é só nosso Salvador e Senhor, mas também Autor de nossa história – tememos um final que não podemos escrever! Nem sempre teremos um final ‘feliz’, porque o que importa é ter um fim que glorifique a Deus.

7. Quando a vida não sai como o esperado nos deparamos com o fato de que Deus continua sendo Deus não importa o que Ele faça – o mesmo Deus que tirou José da prisão, deixou João Batista perecer lá. O mesmo Deus que deixou Tiago morrer a espada, foi o mesmo Deus que salvou Pedro da prisão. Temos que crer nessa verdade bíblica, porque ela pode nos salvar de nossas ilusões e falsas esperanças, nos poupando de frustrações e pesares. Nossa finalidade é servi-lo não importa o nosso fim!

8. Quando a vida não sai como o esperado nossa fé passa a se fundamentar na identidade de Deus e não em sua atividade – podemos não entender as razões de Deus, mas podemos crer que Deus tem suas razões. Temos que confiar no caráter de Deus e não apenas em seu poder. Quando conhecemos as mãos de quem nos dá o cálice, confiamos que ele pode ser amargo, mas nunca venenoso.

9. Quando a vida não sai como o esperado acabamos por descobrir que ela pode ser muito mais do que imaginamos – com Deus a vida incerta, passa a ser surpreendente. A história que Ele planejou para nós é muito mais fascinante e empolgante que a vida que almejávamos viver.

10. Quando a vida não sai como o esperado somos forçados a responder a pergunta por trás de todas as perguntas – a questão que importa diante de fatos que não entendemos e que nos fazem sofrer, não é ‘por que Deus permitiu isso?’, mas ‘continuarei a seguir esse Deus que não corresponde as minhas expectativas?’.

Diante dos infortúnios e imprevistos da vida só temos duas escolhas: abandonarmos a fé em Deus ou nos abandonar em Deus pela fé! A escolha é sua.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar