Home » Capa, Estudos por VC, Teologia

Qual a diferença entre doença e enfermidade?

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Qual a diferença entre doença e enfermidade?

Este texto vem com intuito de corrigir enganos de muitos líderes eclesiásticos e pregadores, que erram por desconhecimento ou desatenção e tratam as duas situações como se fossem sinônimos.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Vamos ver o que a Bíblia diz:

“Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.” (Mateus 4:23)

“Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas de enfermidades, de doenças e de espíritos malignos, e dado a vista a muitos cegos.” (Lucas 7:21)
Podemos ver nos texto bíblicos acima que narram momentos do ministério de Cristo na Terra, em que fica claro a separação de doenças e enfermidades como duas coisas distintas, e devem ser tratadas como são, ou seja, cada uma sendo analisada e tratada de cordo com sua raiz.

A doença: É algo que todos nós estamos sujeitos, isso porque vivemos em um corpo físico, de carne e osso, aonde temos células que podem ficar doentes, morrerem, podemos ser atingidos por ações de vírus e bactérias ou de um mal funcionamento de algum sistema do nosso corpo, ou de um órgão. As doenças são de cunho patológico, a sua causa são físicas, isso afeta nosso corpo e até mesmo nossa mente. Não tem por sua causa algo espiritual.

A enfermidade: É de cunho espiritual, ou seja, tem sua causa em uma ação espiritual demoníaca. Podemos ver nos quatro evangelhos que Jesus quando curava um enfermo, sempre saia um ou mais demônios do corpo do indivíduo, ou primeiro Jesus expulsava o demônio e consequentemente a cura acontecia instantaneamente. Isso porque aquele demônio que ali estava, era um espírito de doença, ou seja, um demônio que atua na saúde das pessoas causando males. Claro que os male atingem o corpo físico, a mente, a psique da pessoa, por isso muitos acham que é apenas um doença normal, mas a raiz de tudo isso é uma ação espiritual.

O cristão pode ficar doente? e enfermo?
Muitos se apegam no texto de Isaías 53: 4 e 5, que diz :

“Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado.Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.”
(Isaías 53:4-5)

E dizem que não podemos ficar doentes porque Jesus levou na cruz nossas enfermidades, mas como já foi esclarecido, Ele não levou nossas doenças, até porque estamos em nossos corpos físicos, sendo assim, estamos sujeitos a doenças patológicas. Ele levou nossas enfermidades espirituais. Porém o cristão pode ser atingido por um seta maligna, isso porque está em frente de batalha, já que vivemos em uma guerra espiritual contra o diabo e seus demônios, ou por falta de revestimento espiritual, como oração, leitura da Bíblia, frequentar os cultos, ou por deixar brechas como pecado ou falta de perdão, falta de liberar perdão, isso traz brechas em sua vida, e em sua armadura, tal armadura está descrita em Efésios 6: 14 ao 17, mas Deus nos dar livramento dessas setas e as joga por terra, pois “nenhuma arma forjada contra você prevalecerá…” (Isaías 54: 17).
Por isso temos que orar para Deus nos livrar de todo dardo inflamado do inimigo Satanás. Claro que muitas vezes Deus vai usar um outro servo Dele para nos orar e nos livrar desse mal, dessa enfermidade.
Quero fazer uma observação, tem gente por ai que diz que quando um cristão está doente ou enfermo é porque está em pecado, isso não é verdade, pode até ser, mas não podemos tomar como regra, temos que lembrar que estamos sujeitos a isso seja por questões físicas ou por estarmos no meio de uma batalha espiritual.

Diferenças da oração para cada fim: Quando oramos para Deus curar uma doença, pedimos a Ele a cura. Quando oramos para Deus curar uma enfermidade, pedimos para Deus libertar a pessoa e expulsamos a enfermidade pelo poder do nome e/ou do sangue de Jesus.

Meu testemunho: No dia 15 de dezembro de 2011, era meu aniversário e tive uma paralisia facial no lado direito, os médicos apenas disseram que não erra de causa cerebral e nem vascular, mas não sabiam explicar a causa. Meu pastor começou a me orar em todo culto, e desde a primeira oração Deus revelou a ele que aquilo ela uma seta de Satanás, ou seja uma enfermidade que o inimigo tentou contra minha vida para tentar me desanimar na obra de Deus, mas que Deus iria me curar. Assim ele foi orando e repreendendo o mal e expulsando aquela enfermidade pela autoridade do nome de Jesus, sendo assim logo em 2 semanas eu estava totalmente curado, sem sequelas e os próprios médicos e fisioterapeutas não entendiam como eu poderia ter ficado curado tão rápido, e eu disse: “Deus me curou, meu pastor orou comigo vários dias, e Deus agiu ao meu favor.”

Há coisas são físicas e temos que receber tratamento médico, claro que Deus também pode curar. Mas que só uma ação espiritual pode combater com eficácia, pois a causa do mal é espiritual, então temos que pedir a Deus pra entrar de providência.

Escrito por Luis Roldan, teólogo, pregador, escritor do blog: hora-de-semear.blogspot.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

3 comentaram, comente você também!

  1. SE AS ENFERMIDADES SÃO ENTENDIDAS COMO DESCRITAS ACÍMA, COMO FICA OS CASOS RELACIONADOS COM LÁZARO e com TIMÓTEO?
    1) João 11:1 ESTAVA, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
    2 E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
    3 Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
    4 E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

    2) I Timóteo 5: 21 Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
    22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
    23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.

    • Creio que você não entendeu que enfermidades, tem a sua causa como espiritual, mas que afeta o físico, podendo levar até a morte, mas Jesus disse que não era para morte definitiva, pois Ele já tinha o plano de ressuscita-lo e assim Seu nome ser adorado. A raiz dela é espiritual, é bem claro que enfermidade e doenças são coisas diferentes. Já no texto que o senhor usou ai em cima em 1ª Timóteo, capítulo 5, fala sobre imposição de mão precipitadas, isso é que para impor as mãos temos quer ser dirigidos pelo Espírito Santo, seria precipitado fazer-lo sem tal direção, inclusive se for para consagrar alguém ao ministério.

  2. ADRIANA SOUZA DA CRUZ disse:

    OLA LUIS ROLDAN, MUITO BOA SUAS PALAVRAS E EXPLICAÇOES, PARABENS POR DEFENDER O BEM E ACREDITAR Q VALE A PENA VIVER NA PRESENSA DE DEUS, ONDE MUITOS JA SE ESFRIARAM… TAMBEM ACREDITO E DEFENDO A IDEIA DE Q TEMOS Q FAZER NOSSA PARTE , POIS DEUS NOS CNFIOU PARA ISSO.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,983 comentários no Estudos Bíblicos.