Home » Louvor & Adoração, Opinião, Oração, Vida Cristã

Porque ir à Igreja?

Profile photo of Silas Klein Por Silas Klein em 15 de setembro de 2009

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

  Ir à igreja para quê? Essa pergunta talvez incomode você, mas definitivamente ela incomoda todos aqueles que são convidados a irem à uma igreja. E a pergunta é pertinente: porque ir à igreja?
  Em todas as ocasiões onde somos convidados a ir a algum lugar, nos questionamos o porque de irmos nesse lugar. Porque ir a um boliche? Para que ir a um restaurante com alguns amigos? Porque fazer um piquenique?
  As formas de definir se um compromisso é ou não importante são diversas, mas uma coisa é certa: um compromisso é importante quando tem um propósito importante e um resultado importante.
  Eu não iria a um boliche se não tivesse o propósito de estar com meus amigos, também não iria se o resultado fosse diferente de um laço de amizade mais forte. Não vou a um boliche por ir, sem conhecer ninguém e sem querer conhecer alguém e sem um resultado bom, ser divertido.
  Da mesma forma, o ir à igreja deve ter uma razão que me faça sair de minha casa, percorrer o caminho e me ajuntar aos demais amigos na adoração à Deus. Uma parte do Salmo 27 nos fala sobre isso.
  Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Sl 27.4
  O salmista Davi expressou que desejava morar na casa do Senhor. Se olharmos por esse lado, de nossa meditação, podemos pensar o porquê desse desejo, para que Davi queria além de estar, desejava morar na casa de Deus? Ele explica: desejava viver na Casa do Senhor para contemplar Sua beleza e meditar em seu templo.
  Temos visitado nossas igrejas com propósitos errados. Alguns pensam que vamos para cantar, outros dizem que vão pregar, outros dizem que querem estar em comunhão. Todas essas verdades são incompletas e se tornam mentirosas.
  Devemos ir à Casa do Senhor para contemplá-lo. Contemplar sua Salvação, sua bondade, sua beleza, sua magnitude. E como fazê-lo? Louvando-O, expressando o que Ele tem feito por nós e relembrando o que já realizou por nós na cruz. Devemos ir à igreja para admirar o Senhor.
  Devemos ir à Casa do Senhor para meditar no templo. Diante da presença de Deus temos que pensar, arrazoar, entender os planos do Senhor, Sua Justiça. Não vamos para uma ação impensada e insensata, vamos com um propósito definido: meditar juntos sobre o que Senhor fez e quem Ele é, para que o contemplemos com mais propriedade e entendimento.
  Você não sabe o porque ir à igreja? Vá para contemplar ao Deus maravilhoso que te criou e te ama e vá para meditar em todos os   Seus feitos e maravilhas.
Que Deus o abençoe!

Silas Klein | pequenomestre.wordpress.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

21 comentaram, comente você também!

  1. Washington Viana disse:

    Tenho alguns motivos resgistrados na prorpia biblia que nao devemos ir as denominaçoes ou qualquer sistema religioso.

    O DEUS que fez o mundo e tudo que nele há, sendo SENHOR do céu e da terra, não HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS. Atos 17:24.

    Mas o ALTÍSSIMO não HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS,… Atos 7:48.

    E quando JESUS ia saindo do TEMPLO, aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do TEMPLO.

    JESUS, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui PEDRA SOBRE PEDRA que não seja DERRIBADA. Mateus 24:1,2.

    Obs. – JESUS CRISTO não estava dizendo que DERRIBARIA as paredes, a construção física do TEMPLO, ELE estava dizendo que ELE ACABARIA com um LUGAR determinado pra se ADORAR A DEUS. Quando o corpo carnal de JESUS CRISTO foi DESTRUÍDO ( morto ) o TEMPLO feito por mãos de homens deixou de existir.

    E eis que O VÉU DO TEMPLO se RASGOU em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. Mateus 27:51.

    Obs. – O VÉU, o pecado que nos separava de DEUS foi DESTRUÍDO por JESUS CRISO, hoje somos UM COM CRISTO, I Coríntios 6:17 diz: Mas o que se AJUNTA com o SENHOR é um mesmo espírito. A Bíblia não está dizendo: Aquele que freqüenta uma DENOMINAÇÃO é um mesmo espírito com CRISTO, só os HIPÓCRITAS E MERCENÁRIOS não sabem disso.

    JESUS CRISTO NÃO MANDOU NINGUÉM BUSCAR UMA DENOMINAÇÃO

    VEJAM O QUE DIZ JESUS CRISTO:

    Mas a hora vem, E AGORA É, em que os VERDADEIROS ADORADORES adorarão O PAI em espírito e em verdade; porque O PAI procura a tais que assim o adorem.

    DEUS É ESPÍRITO, e importa que os que o ADORAM o ADOREM em espírito e em verdade. João 4:23,24.

    Obs. – Graças a JESUS CRISTO hoje eu adoro o meu PAI em qualquer lugar: Em casa, na rua, viajando, acordado, dormindo, de dia, de noite…todo dia, toda semana, todo mês, todo ano, o tempo todo eu estou com o meu PAI CELESTIAL…não preciso de ir a nenhuma denominação e nem de homem nenhum.

    QUANDO PAULO DISSE: NÃO DEIXANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO,…( Hebreus 10:25 ) ELE DISSE TAMBÉM QUE NÓS JÁ CHEGAMOS AOS ESPÍRITOS DOS JUSTOS APERFEIÇOADOS ( Hebreus 12:23 ), E DISSE QUE DEVEMOS COMPARAR COISAS ESPÍRITUAIS COM AS ESPÍRITUAIS ( I Coríntios 2:13 ).

    Obs. – Hoje o ESPÍRITO SANTO nos diz que somos espíritos FILHOS DE DEUS, e espíritos CONGREGAM em espírito, comparando coisas espirituais com as espirituais. A CONGRAGAÇÃO dos ESCOLHIDOS ( que são POUCOS – Mat. 20:16 e Mat. 22:14 ) é ESPÍRITUAL.

    JESUS CRISTO DESTRUIU MESMO O TEMPLO FEITO POR MÃOS DE HOMENS

    MARCOS 14:58 DIZ:

    Nós ouvimos-lhe ( JESUS CRISTO ) dizer: EU DERRIBAREI este TEMPLO, construído por mãos de homens, e em três dias EDIFICAREI outro, não feito por mãos de homens. Marcos 14:58.

    Obs. – Quando JESUS CRISTO morreu ELE destruiu um lugar determinado pra adorarmos a DEUS, e quando ELE RESSUSCITOU ELE EDIFICOU o nosso espírito e o nosso corpo como o VERDADEIRO TEMPLO DE DEUS ( I Cor. 6:19,II Cor. 6:16 e I Cor. 3:16 ).

    ATOS 6:14 DIZ:

    Porque nós lhe ouvimos dizer que esse JESUS NAZARENO há de DESTRUIR esse LUGAR ( O TEMPLO ) e MUDAR os COSTUMES ( A LEI ) que Moisés nos deu. Atos 6:14.

    APOCALÍPSE FALA DA NOVA JERUSALÉM QUE JÁ ESTÁ AQUI ( Hebreus 12:22 ) E DIZ:

    E NELA não vi TEMPLO, porque o seu TEMPLO é o SENHOR DEUS- TODO PODEROSO, e o CORDEIRO. Apocalipse 21:22.

    NÓS, OS ESCOLHIDOS, OS FILHOS DE DEUS SOMOS A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO, O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, E A ETERNA MORADA DE DEUS

    DIZ JESUS CRISTO:

    Mas aquele CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará em meu nome, ESSE vos ENSINARÁ todas as coisas,… João 14:26.

    Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

    Mas, quando VIER ( JÁ VEIO ) aquele ESPÍRITO DE VERDADE, ELE vos guiará em toda a VERDADE;… João 16:12,13.

    DIZ JOÃO:

    E a UNÇÃO, que recebestes DELE, fica em vós, e não tendes NECESSIDADE de que ALGUÉM vos ENSINE, mas, como a sua UNÇÃO vos ENSINA TODAS AS COISAS. I João 2:27.

    DIZ PAULO:

    E não ENSINARÁ cada um ao seu PRÓXIMO, nem cada um ao seu IRMÃO,… Hebreus 8:11.

    AQUI ESTÁ O NOSSO INTERCESSOR

    A pergunta é, porqu eir a IGREJA feita por maos de HOMENS?

    Pense nisso.

    A paz,.,Amém..

    • Meu caro irmão Washington Viana,

      Acho que vc se esqueceu de citar alguns outros textos:

      “…a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. isaías 56:7

      “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns…” Heb. 10:25

      Jesus tinha o costume de ir ao templo para adorar e meditar :
      “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16

      Só para lembrar, foi o próprio Deus quem ordenou a construção de um lugar de adoração:
      “E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” Êxodo 25:8.

      Há muitos outros textos que nos convoca a estarmos presentes na casa de Deus. Não podemos usar textos isolados do contexto para justificar nossa falta de compromisso com a causa de Deus.

      • Isso talvez só prove o quanto é incoerente o “Livro Sagrado”.
        Cada um tem uma interpretação, não havendo certo e errado. Livre-arbítrio. Assim como não há uma religião melhor que a outra. Tudo isso é questionável.

        • Incoerente é a forma que você interpreta a palavra de Deus.
          Quer interpretar sem olhar o contexto ? Na maioria das passagens citadas, são sermões as igrejas, mas nunca Deus proibiu de ir ou aconselhou não ir a igreja.
          Leia direito a bíblia, e não fale besteira

          • O casa de Deus e lugar de oração e adoração, dízimos e ofertas. Não casa de palestras, como se vê. 20-30 min de louvor e adoração 30 de ministração de dízimos e ofertas e 1h de palestra .
            1º Ministração sobre o dízimo no culto é erradíssimo, por que quem é cristão tem o dever de saber sobre o dízimo, não é necessário ministrações nos cultos. Quem não é cristão não sabe sobre o dizimo não entende sua responsabilidade. pra isso existe escola bíblica.
            2º As palestras promovem os ministros (pastores), ao invés de imitarem a jesus estão imitando os lideres. Um servo de Deus não necessita de um Chrysler para se locomover, ou de ap. de luxo para habitar. Temos que rever os conceitos sobre uma congregação.

  2. Flávia Oliveira disse:

    Pocha esse artigo é muito bom,vai me ajudar muito guando eu chamar meus amigos(as) pra ir a igreja ou até mesmo quando eu chamar alguem pra ir a igreja e eles me fizerem essa pergunta.Que Deus abençoe a você.

  3. Washington. Então porque será que Salomão, O homem mais sábio que já existiu fez tanta questão de construir um templo?
    2 Crônicas
    2:5 E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.
    2 Crônicas
    2:9 E isso para prepararem muita madeira; porque a casa que estou para fazer há de ser grande e maravilhosa.
    1 Reis
    8:33 Quando o teu povo Israel for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem e suplicarem a ti nesta casa,

    O próprio JESUS ia orar no Templo:
    Marcos
    11:11 E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.

    A brasa longe do braseiro apaga-se. Devemos estar unidos com nossos irmãos na fé para sermos fortalecidos. Deus abençoe a ti e a tua família.

  4. washigton, texto sem contexto é pretexto para heresias.

  5. Washington, não diga heresias…

  6. queridos ambos estão certos! não entrem nessa questão…apenas usem a hermenêutica. aliás um de vocês disseram que analisar texto sem contexto…é só perceberem com que finalidade cada autor dos textos referidos fez seus comentários:

    1) os judeus só faltavam idolatrar o templo e os rituais por isso Jesus mostra que melhor que o templo é o homem que tem o Espirito santo.

    2) mas o próprio Jesus e depois os Apostolos e depois, os pais da igreja e depois todos nós vamos ao templo pois é separado para várias atividade dos santos: levar dízimos e ofertas, adorar, cear, comungar, se reunir como congregação,

    3)não gosto de anular o antigo testamento para valorizar o novo, isto é um erro. a bíblia toda é importante. aquilo que está no antigo não foi anulado no novo mas foi cumprido por Jesus

    4) os dois: Já pro seminário! anda! anda!
    ah! desculpem a falta de referência estou sem paciencia e tenho que voltar aos estudos

  7. Amados , entendo e procuro nao entrar em detalhes , hoje em dia o povo esta esquecendo do alvo que é jesus , um jesus que pode mudar o ser humano que muda carater. adoro minha igreja entendo que congregado estou evitando de ficar com minha mente vulneravel , porque mente vazia e oficina do vermelhudo , por isso dou enfase ao estudo da palavra e da unidade porque e na esperiencia do outro e na palavra como ja disse é que vou estar fortificado e revestido para ir a frente e resistir as tribululações que vai vim para todos nós .
    Um abraço a todos
    JESUS OBRIGADO POR TUDO

  8. Muito bom o post. Me ajudou a criar uma resposta bem adequada às pessoas que convido a ir a igreja e me fazem essa pergunta… Gostei demais do artigo!!! :)

  9. Não julguem para não serem julgados. Os questionamentos devem sim ser feitos, e todos os que foram feitos , pelo menos os que vi acima, tem fundamento e citações bíblicas, acontece que cada um de vocês tem suas interpretações!
    É de fundamental respeito ao outro entender que temos livre arbitrio e o direito de pensar e tirar nossas próprias conclusões. Creio que a bíblia foi colocada como referência de grandes vivências, das lutas e das batalhas que muitos sofreram para nos deixar hoje a nível de um reconhecimento de que Jesus morreu por nós para nos salvar e livrar de grandes tormentos que outrora iriamos passar se Deus não tivesse colocado seu único filho para morrer por nós. Isto é FATO*
    Fica um conselho sugestivo sem ferir ninguém pois esta não é minha intensão. Comecem a usar o seu coração, faça sem esperar algo em troca, doa amor,faça o bem,sinta-se bem pois Deus fala em seu coração e retribua a Jesus um pouco do muito que ele fez por todos nós. Pois assim ao invés de entristecer o coração do pai, estaremos agradando-o sem regras, ou rituais religiosos. Estaremos usando a única coisa que Deus pediu para nós, que semeamos o amor, o resto ELE proverá.Deus conhece o seu coração de verdade. Tenham todos um bom dia.

  10. O pastor prestará contas pelas almas.

    Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17

  11. E como prestará contas de alguém que nem conhece?

  12. A questão 3 fala tudo que precisamos saber. vamos a igreja de DEUS para fazer tudo o que vc falou! e mais um ponto importante!podemos adorar a DEUS em casa ou em qualquer lugar?,certo!!mas também precisamos ir ao templo para usar nossos dons para o próximo,o irmão ao lado,congregarmos entre nós,ajudando uns aos outros e o mais importante: nos amarmos! sem o amor que JESUS mais pregava,nada que todos falaram tem sentido,ou importância. leiam APOC.12:17 e 1 CORIN. 13:1-13.

  13. MEU QUERIDO FILHO DE DEUS,PROCURE O HINO “A IGREJA” DE LUÍS CLAUDIO NA EM QUALQUER SITE GOSPEL DE SUA PREFERÊNCIA, ESCUTE-A TODA ELA,DEPOIS COMENTE. DEUS TE ABENÇOE.

  14. ESCUTEM O HINO “A IGREJA” DE LUÍS CLAUDIO,PROCUREM E ESCUTEM COM BASTANTE ATENÇÃO. DEUS OS ABENÇOEM

  15. Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. salmo 122: 1

  16. DEUS TE ABENÇOE MEU IRMÃO POR ESTE COMENTÁRIO.

  17. Larissa Ferreira Costa disse:

    Hoje senti que devo ir a igreja,o Senhor é unico,e devemos sentir estarmos conectados a Ele.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.