Home » , Liderança

Por que é tão difícil manter uma máscara?

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Por que é tão difícil manter uma máscara?

Através das análises que faço das pessoas, percebi que existem muitas pessoas que se escondem atrás de máscaras criadas por sua própria personalidade. No entanto, meu posicionamento aqui não é julgar o comportamento humano, nem levantar rumores concernentes à vida de alguém, mas explicar de uma forma clara e precisa, as dificuldades que tais pessoas tem quando decidem usar máscaras diante da presença do Senhor.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Deus nos conhece da forma como realmente somos. A partir do momento que resolvemos usar uma máscara diante das pessoas, estamos nos privando dos demais. Mas o que leva uma pessoa a fingir o que não é? Qual motivo as pessoas tem em disfarçar sua verdadeira personalidade? Muitos resolvem usar uma máscara com medo de se expor, de demonstrar fraqueza, de chorar ou de falar daquilo que sabe, criando assim, um muro que as impede de serem realmente felizes e satisfeitas consigo mesmas. Este tipo de máscara é a máscara da dureza. Todo aquele que se disfarça com essa máscara, não quer correr o risco de demonstrar sua fragilidade humana, tampouco se entregar e admitir que depende de Deus.

Não é feio admitir que está com medo! Geralmente, no nosso momento de fraqueza e medo, que Deus manifesta Seu poder e Sua vontade em nossas vidas. Criar uma máscara é algo muito fácil, até mesmo aqueles que tem um psicológico frágil conseguem criar. O difícil é mantê-la! Todo aquele que tenta manter algum tipo de máscara, acaba distanciando-se do que realmente é. O motivo que as pessoas buscam em continuar vivendo uma vida mascarada, é a falsa sensação de proteção que suas máscaras lhe oferecem.

Pessoas que usam máscaras acabam se perdendo de quem realmente são e perdem o amor de Deus em seus corações, pois não sabem como canalizar este amor e nem como expressá-lo. Com o passar do tempo, surge um vazio frio e escuro e você percebe que já não sabe lidar e nem pedir daquilo que temos que partilhar: compaixão. Sabe aquele momento em que você, em meio a tantos sofrimentos, sente-se bastante triste e acaba chorando baixinho antes de dormir? Isso pode ser descrito como uma saudade desesperada de si mesmo. Usar máscara demonstra uma falta de coragem de mostrar às pessoas que você ama, o amor que sente por elas.

Um dos fatores que levam as pessoas a usarem máscaras é o hábito que elas tem em disfarçar. Entretanto, com o tempo, o hábito acaba tornando-se uma necessidade, significando que tal pessoa está alienada à sua máscara. Porém, existem pessoas que se escondem atrás de suas máscaras por temerem que alguma parte de sua vida ou do seu caráter não sejam bem recebidas. Não se engane: todo aquele que usa uma máscara nem sempre está satisfeito em usá-la. Alguns pensam em descartá-la, mas ela tornou-se, em seu psicológico, uma tática de sobrevivência.

Antes de você julgar essas pessoas mascaradas, procure antes saber o que foi que motivaram a elas a usarem tais máscaras. Não estou defendendo quem faz isso, mas sei que se descobrirmos onde foi a queda, com certeza saberemos lidar com a situação. Lembre-se do que está escrito em Ap. 2:5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…”. Você, que usa algum tipo de máscara, quais são seus medos? Não poderás fugir deles para sempre, nem ignorá-los. O aconselhável é expor seus medos ao Senhor e buscar alinhar sua vida com a Palavra de Deus.

Quer sentir-se realmente protegido de verdade? Lembre-se do que Jesus disse em Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Também lembre-se da declaração do salmista Davi no Salmo 59:16 “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu tens me sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.”.

A máscara, com o passar do tempo, torna-se um fardo pesado e, já não terás força para segurá-la. Aceite o convite de Jesus, e prefira carregar um julgo suave e um fardo leve. No momento em que você quiser libertá-se de sua máscara, medite no que está escrito em 1Jo. 1:7 “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”. O processo de libertação das nossas máscaras é uma consequência natural desse andar na luz. A comunhão com os demais também é importante, pois as pessoas que insistem em manter suas máscaras, não constroem conexões honestas e saudáveis e vivem uma vida superficial e vazia, sem sentido.

Para finalizar, PARE, PENSE E REFLITA nessa pergunta: Onde você se esconde?

* No seu emprego ou no seu estilo de vida agitado?
* Nos seus hobbies?
* Na sua vida profissional?
* No seu senso de humor?
* No sexo?
* Comida, bebidas ou drogas?
* Nas suas palavras?
* No seu dinheiro?
* Nos seus amigos, irmãos, mãe ou filhos?
* Na solidão?
* Na depressão?
* Ou numa falsa vida cristã?

Esses são alguns esconderijos que as pessoas usam para não revelar o seu verdadeiro eu. Mas, todas as máscaras tem um custo emocional. Quando muitos segredos são ocultados, eles passam a atuar como paredes. Você não pode esconder partes de si mesmo e esperar que isso não cause nenhum impacto no seu convívio social como cristão. Claro que todos nós temos segredos, mas não devemos usá-los como máscaras, porque isso nos leva ao isolamento. Procure expor todos os seus segredos a Deus, conte tudo pra Ele, pois sei que Ele entenderá perfeitamente o seu pensar, e saberá lidar com a sua personalidade.

Fiquem na Paz do Senhor…

Por Irmão Charles do Blog Congregação Macedônia

http://www.congregacaomacedonia.tk

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.