Home » Família

Paulo de Tarso: Um exemplo a ser seguido

Avatar de Silvia Leticia  Carrijo de Azevedo Sa Por Silvia Leticia Carrijo de Azevedo Sa em 21 de fevereiro de 2010

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“Três coisas são necessárias para a salvação de um homem: saber em quem deve acreditar, saber o que deve desejar e saber o que deve fazer.”
(São Tomás de Aquino)

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A grande noticia do dia. Saulo um soldado Romano convicto, promove uma matança em sua cidade e cidade circunvizinha, ateia fogo em casas e coloca em presídio homens e mulheres por causa da sua fé em um homem intitulado Rei dos Judeus e Cristo filho de Deus.   Saulo é o exemplo da lei em seu país. Tudo que ela (lei) lhe ordena, como soldado romano a executa.

Ficou mais conhecido na ocasião do assassinato de Estevão. Morto a pedradas por sua fé em Cristo Jesus. Onde suas roupas foram deixadas aos pés deste jovem Saulo. Este de acordo com esta excussão começa então a perseguir um povo chamado de Cristão.

Onde quer que este povo se encontre ele seria para eles o terror. Colocava fogo, matava, “entrando pelas casas, arrancava homens e mulheres e metia-os na prisão” (Atos 8,1-3).

Saulo nasceu em uma cidade chamada Tarso (na Ásia Menor) não era um homem qualquer, era estudioso das leis judaicas, onde foi instruído desde sua mocidade. Cuidadoso quanto ás leis e ordens da mesma. Como tal ele não poderia admitir as palavras do povo que dizia que aquele homem que vira ao mundo era o filho de Deus chamado Jesus Cristo de quem o povo não cessava de relatar.  Era então necessário por motivos lógicos silenciar aquelas palavras, mesmo que para tal houvesse prisões e mortes.

Em uma de suas corriqueiras viagens a trabalho, iria a Damasco, onde estava perseguindo mais um daqueles povos que se chamavam “povo de Deus”. No caminho teve um dos encontros mais inesperados de sua vida, onde também ouve a maior mudança de sua história. Ele iria prender aquele povo para poder silenciá-los.

De repente uma fonte de luz vem de encontro aos seus olhos e o joga ao chão. Sem o que fazer ele interroga o que estava havendo com ele. Em meio a esta confusão surge uma voz que o interroga dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ele perguntou: “Quem és, Senhor?” E a resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo…”.(Atos 9:5). No mesmo instante ele fica cego, vulnerável. Não poderia ver quem ou o que estava a sua frente. Em meio à escuridão Jesus a quem Saulo persegue lhe dá instruções do que fazer a partir daquele momento.

O ponto chave da vida de Saulo estava na sua obediência. Aquela voz era estranha para ele, mas sabia reconhecer uma autoridade, ele era submisso a uma e era também uma autoridade. Saulo não questionou porque estava cego, apenas seguiu para lhe fora ordenado. Reconheceu dentro em si que aquela voz lhe falava com autoridade e poder. A voz silenciava sua autoconfiança, calou sua razão e conhecimento de lei.

Em Damasco ficou três dias sem se alimentar (jejum) esperando que viesse outras informações celestes a fim de resolver sua situação, orava e buscava a Cristo. Um homem chamado Ananias foi informado por Cristo que deveria ir até lá encontrar com Saulo. Ananias teve medo devido à fama deste homem. Não havia cristão que não soubesse quem ele era. ”Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;” (vs. 11-14).

Ao receber a oração de Ananias Saulo retoma sua visão. Como que uma escama cai de seus olhos, sua visão da vida nunca mais será a mesma. Sua vida, valores encontraram outra forma de existir. De Saulo passa a ser chamado Paulo (13: 9) de perseguidor do povo de Deus passa a fazer parte deste povo.

É uma das histórias mais incríveis de conversão que já li. Não é muito diferente da sua nem da minha. Não do ponto de vista dos atos cometidos, mas porque todos nós somos escolhidos por Cristo a salvação. Não importa sua vida, não importa que atos comete hoje. Cristo está sempre esperando que você o deixe falar em meio a sua caminhada, que permita que Ele entre em sua vida e mude sua história.

De carrasco, destruidor de vidas e sonhos a um homem ou mulher escolhido (a) por cristo para levar boas novas de salvação. Quantos desejam estar longe de você por saber quem você é assim como Saulo. Mas quando Jesus transformar sua vida, todos desejaram te rever para saber como aconteceu tal mudança.

Não foi fácil para Paulo (Saulo) entrar no meio deste povo, já que sua fama não era boa, mas sua maneira de vida recebeu uma transformação tão grande que pessoas queriam vê-lo, ouvi-lo e saber o que havia acontecido com seu coração. Queriam saber de onde vinha tanta mudança de comportamento e de vida.

Esse foi um instrumento que Deus usou naquele tempo para que hoje recebêssemos uma mensagem de salvação. Você pode também neste momento se tornar um instrumento de salvação na sua casa, cidade e sua galera. Todos vão desejar saber onde encontrou esta verdadeira vida. Você será um referencial de Jesus no seu meio.

O que fazer? Faça como Paulo, quando Jesus o chamou ele não questionou de onde vinha, apenas queria saber quem era. Quem lhe falava. Hoje Cristo bate a porta do seu coração “Eis que estou à porta e bato. Se alguém  ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele” (Apocalipse 3,19). Abra seu coração, fique no silêncio de sua alma e verá que a paz te procura. Jesus quer salvar você. Quer lhe trazer uma nova vida, uma nova realidade um novo sonho e um novo futuro. Hoje é o seu dia assim como aconteceu na vida de Paulo.

As mãos que matavam, a partir daquele momento passaram a curar, levar alivio as almas perdidas e sem rumo.

Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor que com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé. Não abandonou Jesus em nenhum momento de luta, pois conhecia quem Ele era.

Sua vida pode mudar agora, não precisa esperar que uma luz lhe apareça, feche seus olhos neste momento e diga comigo: Senhor Jesus, te conheço, apenas de ouvir falar, mas entre no meu coração e faça as mudanças que forem necessárias para que eu possa desfrutar do que há em ti para minha vida. Perdoe os meus pecados e mude minha vida. Amém.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

  1. olá irmãos! a Paz do Senhor!
    Tem dois anos que Deus fez uma transformação em minha vida, hoje tenho um sonho, uma meta de ganhar vidas para Jesus.
    Ele já fez tanto por min e por vocês.
    Foi até a cruz se fez de maldito em nosso lugar pois quem era pregado na cruz era maldito ele pagou o preço para você ser livre e te deu duas opções voltar a ser preso ou continuar livre fazendo a obra do Senhor!
    Sou muito feliz com Jesus e não existe nada que possa substituir este Grande Deus que tenho na minha vida . Te amo Yeshua

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.