Home » Destaque, Estudos por VC

Passando pelo Vale dos Ossos Secos

Profile photo of Maicon oliveira Por Maicon oliveira em 21 de abril de 2011
Tags: , , , , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Passando pelo Vale dos Ossos Secos

Vamos nesta mensagem analisar um pouco sobre Ezequiel 37. Não são poucas as belas mensagens e ensinamentos que aprendemos com esta passagem, e como a palavra de Deus se renova a cada dia, vamos aprender mais uma vez com ela, analisando mais profundamente cada versículo.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.
Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.
E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “.
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”

Ezequiel 37: 1-10 (NVI)

Analisemos o Vs. 1º

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.”

Existem três principais modos de Deus nos mostrar algo: Através dos sonhos que é quando estamos dormindo, através de visão quando estamos acordados e Deus nos mostra um acontecimento ou situação sem nós sairmos de onde estamos, e tem uma outra maneira que é quando o Senhor no leva com corpo e algum lugar, onde aí não é apenas um sonho e nem uma visão, mas sim é seu corpo que foi transportado para outro lugar. Esse terceiro modo foi com o qual Deus levou Ezequiel a um vale de ossos secos, não foi por sonho nem por visão, Ezequiel deixa bem claro que foi pelo Espírito de Deus que ele acabou num vale de ossos secos. Aprendo algo aqui, que nem sempre é o inimigo que nos leva a vales de ossos secos, muitas vezes é o Espírito de Deus nos leva a estes vales em nossas vida.

“Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.”

O Vs. 2 nos mostra algo muito interessante, além de Deus nos levar ao vale de ossos secos, Deus nos faz andar de um lado para outro, para presenciarmos bem a situação e sentir na pele que realmente eram muitos ossos secos neste vale. Trazendo para nossa vida o vale de ossos secos são os problemas ao qual somos levados em nossa vida, e que muitas vazes culpamos o diabo de estarmos lá, mas se tivéssemos um pouco mais de discernimento veríamos que é Deus que está nos levando até aqui. Não reclame nem murmure, pois Deus quer fazer uma grande obra neste lugar mesmo que você está, olha o que ele pergunta a você no Vs 3:

“Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver”? ” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.

Ezequiel se colocou no lugar dele, ele não sabia, não ficou dando um de sabido, dizendo sim ou não, muitas veses queremos encontrar resposta pra tudo, mas temos que reconhecer nossas limitações, e saber que muitas veses em nossa vida a nossa unica saída é clamar a Deus e declarar que só o Senhor sabe o que fazer xom estes vales de ossos secos em nossas vidas.

“Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.

Glória a Deus! Os ossos reviveram agora Deus é poderoso! Nada disso, Deus falou tudo isso e nada aconteceu, ou seja, não espere Deus fazer aquilo que Deus ensinou você fazer, Deus nos dá a instrução, mas ele só vai operar quando nós fizermos algo. Foi o que Ezequiel fez no Vs 7:

“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.”

Em primeiro lugar para transformar problemas ao nosso redo,r temos que obedecer as ordens do senhor, Ezequiel não ficou discutindo com Deus perguntando se tinha que ser assim mesmo, ou dando idéia, ele apenas falou o que Deus mandou falar, tem gente que Deus manda fazer algo, e quando vai fazer é uma dificuldade fazer conforme a palavra de Deus, sempre tem que enventar algo. Mas agora sim com a palavra e ação do profeta, os ossos tornaram a se juntar, então profetize declare a vitória sobre sua vida. Se existe algo que está morto, seco em sua vida, seja sua família, seu ministério, seus negócios, ou até mesmo você, profetize! Determine, e esses ossos se juntarão de novo cada um no seu lugar. Mas não terminou ainda veja o Vs 8

“Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.”

Deus é um Deus de ordem, faz cada coisa na sua vez, primeiro os tendões, depois a carne, nervos e então a pele, aprenda a esperar na sua vida as etapas que Deus faz, não queira colocar pele naquilo que não tem nem carne ainda, Deus não faz nada bagunçado, aprenda a esperar o tempo de Deus para cada coisa em sua vida. Bom está tudo legal agora ossos, tendões, carne, nervos, pele, tudo juntado de novo, o que ta faltando? O espírito nestes corpos, pois não estão mais secos, mas ainda estão mortos. Ainda que você consiga restaurar o que esta perdido, se não tiver o Espírito do senhor e o seu sopro, até vai estar tudo lindo em sua vida, tudo encaixado, todas as peças no seu lugar, sua família restaurado, ministérios todo organizado, negócio funcionando, mas se não estiver o Espírito do Senhor sobre essas coisas, de nada adianta, vão continuar parecendo mortos. Veja o que Deus orienta no Vs. 9

“A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’”

Repare que mais uma vez nada aconteceu após a declaração do Senhor, ou seja, até para sermos cheios do Espírito Santo não adianta apenas esperar que Deus faça, a decisão e atitude têm que ser nossa. “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” (Efésios 5:18 NVI) Enchei-vos. É você que tem que se encher, é você que tem que buscar de Deus, conhecer sua palavra, orar jejuar para que sua vida não seja que nem esses corpos que até se juntaram de novo, mas continuavam sem vida.

“Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”

Mas uma vez a obediencia, e veja o que Deus fez, depois da palavra do profeta, soprou o espírito novamente nos corpos, e eles receberam vida e se tornaram um grande exército. Não reclame do seu problema, ou da situação que você se encontra, se você está no lugar que Deus realmente te colocou, você tem autoridade para profetizar, ainda que esse lugar seja sem vida, se realmente você está no centro da vontade deDeus você tem auoridade sim, você tem autoridade no seu casamento, você tem autoridade no seu minstério, você tem auroidade na sua igreja, no seu trabalho, agora se você está fora da direção de Deus pode clamar que nada vai acontecer, mas caso contrário, Profetize! Determine! Faça sua parte, o que agora está parecendo um vale de ossos secos muito em breve se tornara um exército numeroso, e Deus vai restituir tudo o que te foi tirado, ainda que você se ache sem futuro sem nenhuma perspectiva, creia busque que Deus vai te levantar como um grande guerreiro.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

14 comentaram, comente você também!

  1. Esta palavra veio em um momento muito conturbado em minha vida. Eu tive um sonho muito estranho e que meu muito medo. Qdo eu acordei assustada, corri pra Palavra do Senhor e Ele me deu essa Passagem de Ezequiel 37. Eu sabia que era algo muito forte, mas até hoje ainda não havia tido uma revelação tão marcante como essa que acabei de ler. A Palavra se renovaa cada dia e creio que ainda será revelada muito mais para mim e para todos que O buscarem de todo o coração.
    Abraços,

  2. Lourdes Rodrigues disse:

    Obrigado por essa palavra, foi um despertar muito grande,deparamos com certo problemas, achamos que não terá solução, só como ele fala em Izequiel, Eu sou o Senhor, Seu Deus, basta buscar, persevar, determinar e crer com certeza a sua benção será vinda, do não esperado.
    È preciso aprender a confiar no nosso DEUS. O DEUS DO IMPOSSÍVEL.

  3. Deus se revelou grandiosamente a mim nesta palavra. Há alguns dias estava angustiado com um problema, mas relutava em agir pra resolvê-lo. Quando li essa palavra postada aqui no site decidi agir. Foi lindo como ELE colocou a mão e abriu a porta de maneira triunfante. Obrigado Deus pela convivência do dia a dia. Ilumine a todos que buscam a sua palavra. Amém.

  4. paz benção amei esse estudo deus falou poderosamente comigo nessa mensagem continue comendo desse rolo e deixando deus te usar para profetizar como ezequiel através da palavra.

  5. REALMENTE ESTA PASSAGEM E MARAVILHOSA,ONDE PODEMOS USA-LA NOS DIAS DE HOJE,ONDE VARIOS IRMAOS ESTAO SENDO ENTERRADOS ESPIRITUALMENTE POR TEORIAS DE PROSPERIDADES,BUSCAS INCESSANTES DE BENCAOS,MILAGRES,ONDE A MENSAGEM DO SENHOR TORNA-SE DESFIGURADA.
    QUE VENHAM TODOS ESTES ‘OSSOS SECOS’ SEREM TRANSFORMADOS “AS IMAGEM E A SEMELHANCA DE CRISTO’ ROMANOS 8;29,VIVENDO A VOLTA DO SENHOR COMO ‘IGREJA GLORIOSA’,SEM RUGAS,SEM MACULAS,SANTA E IRREPREENSIVEL,AGUARDANDO A VOLTA DO NOIVO,BUSCAR SUA NOIVA PRUDENTE .
    QUE NAO VENHAMOS A SER UMA DAS VIRGENS LOUCAS ,E SIM AQUELA A QUAL ATAVIA SEU ENXOVAL A CADA DIA AGUARDANDO ANSIOSA A VINDA DO NOIVO.

  6. Sopra Espírito, trazendo vida, junta os pedaços, já ouço ruídos do teu agir.
    faz levantar dos vales, põe de pé os ossos secos, com teu poder, vem restaurar!
    Da multidão de caídos, faz Senhor um povo forte, marchar sobre a Terra, quando o vento soprar!
    Quando o vento soprar, tudo vai se mover, tudo volta ao lugar quando o vento soprar!

    SE O SENHOR SOPRAR SOBRE NOSSAS VIDAS, TUDO IRÁ MUDAR. ELE TEM O FÔLEGO DA VIDA.

  7. Um testemunho…Há dois anos eu era recém convertida e pouco conhecia da Palavra. Uma noite sonhei que estava num lugar cheio de ossos, e para onde eu ia só via ossos, então eu pegava alguma ferramenta que tinha ña mão e comecei a quebrar aqueles ossos pq queria sair dali, pois estava apavorada. No outro dia procurei a pessoa responsável na igreja e contei meu sonho, ela e uma outra irmã me disseram, que representava o Vale dos Ossos Secos, e eu muito admirada perguntei, isso é bíblico? e elas responderam que sim… eu fiquei muito confusa, afinal isso para mim era mais um pesadelo que tive, e perguntei qual era afinal o seu significado? Elas pararam, ficaram olhando para minha cara e não souberam me responder. No começo desse ano, fiquei internada com pneumonia dupla durante uma semana, para aproveitar meu tempo procurei estudar a Bíblia, abri, e justamente caiu-me essa palavra… novamente não entendi… Agora com essa explicação tão detalhada e maravilhosa, entendi perfeitamente o que o Senhor me estava a dizer, e vêm de encontro com toda a explicação, inclusive a do meu ministério e da minha vida profissional. Muito obrigada por ser um instrumento na mão do Senhor e por sua obediência chegou a mim algo que eu jamais entenderia sozinha… e que no entanto, era primordial entender. Fique na Paz do Senhor Jesus!

  8. Jovem, obrigado por ter dado ouvidos à voz do Senhor e se colocado à disposição Dele para abençoar aos leitores. Sairei desta página abençoado e renovado na fé com a explanação desta passagem.

    Deus o abençoe mais e mais.

  9. Amei esta explicação.Esta é uma das passagem da biblia que eu gostou muito.É TREMENTOOOO.
    Deus falou profudamente comigo.Fiquem na paz.

  10. wagner pessoa disse:

    muitas das vezes ossos secos representa vida espiritual seca sem vida deus chacoalha tua vida a minha vida p acorda deus e vida quando tem obra ele de pega onde tiver na rua no onibus no funk ou rock pegou todo desconsertado na igreja hoje em dia revela a palavra dele onde eu tiver ja andou no espirito na rua pregando e assim ke DEUS faz comigo vc nao e caso perdido p DEUS e 1 inicio de 1 grande obra fica na paz de DEUS

  11. Nadir Barbosa disse:

    Amado irmão, esta palavra veio de encontro com vários processos difíceis que venho passando ultimamente. Verdadeiramente a palavra de Deus se renova a cada dia. Obrigada por esta palavra e que o Senhor continue a usá-lo grandemente, Um abraço e a paz do Senhor Jesus. Nadir.

  12. APESAR DOS PESARES O MUNDO HOJE SE ENCONTRA NOS VALES DOS OSSOS SECO MAO SENHOR DEUS TODOS DIAS ESTA RESTARANDO É SALVANDO VIDA PARA O SEU REINO FICA NA PAZ. DEUS VÓS ABENÇOI

  13. gostei da mensagem É verdade se ´nós não tivermos cheio do espirito santo ficamos fraco e sem visao do que Deus quer para nossa vida

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar