Passando pelo Vale dos Ossos Secos

34
505

Vamos nesta mensagem analisar um pouco sobre Ezequiel 37. Não são poucas as belas mensagens e ensinamentos que aprendemos com esta passagem, e como a palavra de Deus se renova a cada dia, vamos aprender mais uma vez com ela, analisando mais profundamente cada versículo.

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.
Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.
Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.
E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “.
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”

Ezequiel 37: 1-10 (NVI)

Analisemos o Vs. 1º

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.”

Existem três principais modos de Deus nos mostrar algo: Através dos sonhos que é quando estamos dormindo, através de visão quando estamos acordados e Deus nos mostra um acontecimento ou situação sem nós sairmos de onde estamos, e tem uma outra maneira que é quando o Senhor no leva com corpo e algum lugar, onde aí não é apenas um sonho e nem uma visão, mas sim é seu corpo que foi transportado para outro lugar. Esse terceiro modo foi com o qual Deus levou Ezequiel a um vale de ossos secos, não foi por sonho nem por visão, Ezequiel deixa bem claro que foi pelo Espírito de Deus que ele acabou num vale de ossos secos. Aprendo algo aqui, que nem sempre é o inimigo que nos leva a vales de ossos secos, muitas vezes é o Espírito de Deus nos leva a estes vales em nossas vida.

“Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.”

O Vs. 2 nos mostra algo muito interessante, além de Deus nos levar ao vale de ossos secos, Deus nos faz andar de um lado para outro, para presenciarmos bem a situação e sentir na pele que realmente eram muitos ossos secos neste vale. Trazendo para nossa vida o vale de ossos secos são os problemas ao qual somos levados em nossa vida, e que muitas vazes culpamos o diabo de estarmos lá, mas se tivéssemos um pouco mais de discernimento veríamos que é Deus que está nos levando até aqui. Não reclame nem murmure, pois Deus quer fazer uma grande obra neste lugar mesmo que você está, olha o que ele pergunta a você no Vs 3:

“Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver”? ” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.

Ezequiel se colocou no lugar dele, ele não sabia, não ficou dando um de sabido, dizendo sim ou não, muitas veses queremos encontrar resposta pra tudo, mas temos que reconhecer nossas limitações, e saber que muitas veses em nossa vida a nossa unica saída é clamar a Deus e declarar que só o Senhor sabe o que fazer xom estes vales de ossos secos em nossas vidas.

“Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.

Glória a Deus! Os ossos reviveram agora Deus é poderoso! Nada disso, Deus falou tudo isso e nada aconteceu, ou seja, não espere Deus fazer aquilo que Deus ensinou você fazer, Deus nos dá a instrução, mas ele só vai operar quando nós fizermos algo. Foi o que Ezequiel fez no Vs 7:

“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.”

Em primeiro lugar para transformar problemas ao nosso redo,r temos que obedecer as ordens do senhor, Ezequiel não ficou discutindo com Deus perguntando se tinha que ser assim mesmo, ou dando idéia, ele apenas falou o que Deus mandou falar, tem gente que Deus manda fazer algo, e quando vai fazer é uma dificuldade fazer conforme a palavra de Deus, sempre tem que enventar algo. Mas agora sim com a palavra e ação do profeta, os ossos tornaram a se juntar, então profetize declare a vitória sobre sua vida. Se existe algo que está morto, seco em sua vida, seja sua família, seu ministério, seus negócios, ou até mesmo você, profetize! Determine, e esses ossos se juntarão de novo cada um no seu lugar. Mas não terminou ainda veja o Vs 8

“Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.”

Deus é um Deus de ordem, faz cada coisa na sua vez, primeiro os tendões, depois a carne, nervos e então a pele, aprenda a esperar na sua vida as etapas que Deus faz, não queira colocar pele naquilo que não tem nem carne ainda, Deus não faz nada bagunçado, aprenda a esperar o tempo de Deus para cada coisa em sua vida. Bom está tudo legal agora ossos, tendões, carne, nervos, pele, tudo juntado de novo, o que ta faltando? O espírito nestes corpos, pois não estão mais secos, mas ainda estão mortos. Ainda que você consiga restaurar o que esta perdido, se não tiver o Espírito do senhor e o seu sopro, até vai estar tudo lindo em sua vida, tudo encaixado, todas as peças no seu lugar, sua família restaurado, ministérios todo organizado, negócio funcionando, mas se não estiver o Espírito do Senhor sobre essas coisas, de nada adianta, vão continuar parecendo mortos. Veja o que Deus orienta no Vs. 9

“A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’”

Repare que mais uma vez nada aconteceu após a declaração do Senhor, ou seja, até para sermos cheios do Espírito Santo não adianta apenas esperar que Deus faça, a decisão e atitude têm que ser nossa. “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” (Efésios 5:18 NVI) Enchei-vos. É você que tem que se encher, é você que tem que buscar de Deus, conhecer sua palavra, orar jejuar para que sua vida não seja que nem esses corpos que até se juntaram de novo, mas continuavam sem vida.

“Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”

Mas uma vez a obediencia, e veja o que Deus fez, depois da palavra do profeta, soprou o espírito novamente nos corpos, e eles receberam vida e se tornaram um grande exército. Não reclame do seu problema, ou da situação que você se encontra, se você está no lugar que Deus realmente te colocou, você tem autoridade para profetizar, ainda que esse lugar seja sem vida, se realmente você está no centro da vontade deDeus você tem auoridade sim, você tem autoridade no seu casamento, você tem autoridade no seu minstério, você tem auroidade na sua igreja, no seu trabalho, agora se você está fora da direção de Deus pode clamar que nada vai acontecer, mas caso contrário, Profetize! Determine! Faça sua parte, o que agora está parecendo um vale de ossos secos muito em breve se tornara um exército numeroso, e Deus vai restituir tudo o que te foi tirado, ainda que você se ache sem futuro sem nenhuma perspectiva, creia busque que Deus vai te levantar como um grande guerreiro.

34 COMENTÁRIOS

  1. Esta palavra veio em um momento muito conturbado em minha vida. Eu tive um sonho muito estranho e que meu muito medo. Qdo eu acordei assustada, corri pra Palavra do Senhor e Ele me deu essa Passagem de Ezequiel 37. Eu sabia que era algo muito forte, mas até hoje ainda não havia tido uma revelação tão marcante como essa que acabei de ler. A Palavra se renovaa cada dia e creio que ainda será revelada muito mais para mim e para todos que O buscarem de todo o coração.
    Abraços,

  2. Obrigado por essa palavra, foi um despertar muito grande,deparamos com certo problemas, achamos que não terá solução, só como ele fala em Izequiel, Eu sou o Senhor, Seu Deus, basta buscar, persevar, determinar e crer com certeza a sua benção será vinda, do não esperado.
    È preciso aprender a confiar no nosso DEUS. O DEUS DO IMPOSSÍVEL.

  3. Deus se revelou grandiosamente a mim nesta palavra. Há alguns dias estava angustiado com um problema, mas relutava em agir pra resolvê-lo. Quando li essa palavra postada aqui no site decidi agir. Foi lindo como ELE colocou a mão e abriu a porta de maneira triunfante. Obrigado Deus pela convivência do dia a dia. Ilumine a todos que buscam a sua palavra. Amém.

  4. REALMENTE ESTA PASSAGEM E MARAVILHOSA,ONDE PODEMOS USA-LA NOS DIAS DE HOJE,ONDE VARIOS IRMAOS ESTAO SENDO ENTERRADOS ESPIRITUALMENTE POR TEORIAS DE PROSPERIDADES,BUSCAS INCESSANTES DE BENCAOS,MILAGRES,ONDE A MENSAGEM DO SENHOR TORNA-SE DESFIGURADA.
    QUE VENHAM TODOS ESTES ‘OSSOS SECOS’ SEREM TRANSFORMADOS “AS IMAGEM E A SEMELHANCA DE CRISTO’ ROMANOS 8;29,VIVENDO A VOLTA DO SENHOR COMO ‘IGREJA GLORIOSA’,SEM RUGAS,SEM MACULAS,SANTA E IRREPREENSIVEL,AGUARDANDO A VOLTA DO NOIVO,BUSCAR SUA NOIVA PRUDENTE .
    QUE NAO VENHAMOS A SER UMA DAS VIRGENS LOUCAS ,E SIM AQUELA A QUAL ATAVIA SEU ENXOVAL A CADA DIA AGUARDANDO ANSIOSA A VINDA DO NOIVO.

  5. Sopra Espírito, trazendo vida, junta os pedaços, já ouço ruídos do teu agir.
    faz levantar dos vales, põe de pé os ossos secos, com teu poder, vem restaurar!
    Da multidão de caídos, faz Senhor um povo forte, marchar sobre a Terra, quando o vento soprar!
    Quando o vento soprar, tudo vai se mover, tudo volta ao lugar quando o vento soprar!

    SE O SENHOR SOPRAR SOBRE NOSSAS VIDAS, TUDO IRÁ MUDAR. ELE TEM O FÔLEGO DA VIDA.

  6. Um testemunho…Há dois anos eu era recém convertida e pouco conhecia da Palavra. Uma noite sonhei que estava num lugar cheio de ossos, e para onde eu ia só via ossos, então eu pegava alguma ferramenta que tinha ña mão e comecei a quebrar aqueles ossos pq queria sair dali, pois estava apavorada. No outro dia procurei a pessoa responsável na igreja e contei meu sonho, ela e uma outra irmã me disseram, que representava o Vale dos Ossos Secos, e eu muito admirada perguntei, isso é bíblico? e elas responderam que sim… eu fiquei muito confusa, afinal isso para mim era mais um pesadelo que tive, e perguntei qual era afinal o seu significado? Elas pararam, ficaram olhando para minha cara e não souberam me responder. No começo desse ano, fiquei internada com pneumonia dupla durante uma semana, para aproveitar meu tempo procurei estudar a Bíblia, abri, e justamente caiu-me essa palavra… novamente não entendi… Agora com essa explicação tão detalhada e maravilhosa, entendi perfeitamente o que o Senhor me estava a dizer, e vêm de encontro com toda a explicação, inclusive a do meu ministério e da minha vida profissional. Muito obrigada por ser um instrumento na mão do Senhor e por sua obediência chegou a mim algo que eu jamais entenderia sozinha… e que no entanto, era primordial entender. Fique na Paz do Senhor Jesus!

  7. Jovem, obrigado por ter dado ouvidos à voz do Senhor e se colocado à disposição Dele para abençoar aos leitores. Sairei desta página abençoado e renovado na fé com a explanação desta passagem.

    Deus o abençoe mais e mais.

  8. muitas das vezes ossos secos representa vida espiritual seca sem vida deus chacoalha tua vida a minha vida p acorda deus e vida quando tem obra ele de pega onde tiver na rua no onibus no funk ou rock pegou todo desconsertado na igreja hoje em dia revela a palavra dele onde eu tiver ja andou no espirito na rua pregando e assim ke DEUS faz comigo vc nao e caso perdido p DEUS e 1 inicio de 1 grande obra fica na paz de DEUS

  9. Amado irmão, esta palavra veio de encontro com vários processos difíceis que venho passando ultimamente. Verdadeiramente a palavra de Deus se renova a cada dia. Obrigada por esta palavra e que o Senhor continue a usá-lo grandemente, Um abraço e a paz do Senhor Jesus. Nadir.

  10. AMEM… GLORIA A DEUS POIS EU REALMENTE ESTAVA A PROCURA DE UM AVIVAMENTO POIS ESTOU EM SITUAÇOES MUITO DIFICIL QUE ACHAVA DIFICIL POIS PROFETIZEI E DETERMINEI EM NOME DE JESUS QUE TUDO QUE FOI TIRADO VAI SER RESTITUIDO GLORIA A DEUS , POIS SOU SERVA FIEL , E SEI Q DEUS E FIEL ELE VAI TERMINAR DE COMPLETAR AQUILO QUE ELE COMEÇOU GLORIA A DEUS OH GLORIA ALELUIA SO O SENHOR E DEUS DIGNO DE HONRRA E PODER AMEM..

  11. Palavra abençoadíssima…. Incrivel como a palavra de Deus se renoava mesmo. Que sejamos como Ezequiel e vamos profetizar a vida onde só existe ossos… Deus abençoe a todos

  12. a palavra é maravilhosa e com ela eu aprendi que Deus em meio as lutas nos traz revelaçoes de coisas que nois achamos que nao vamos consseguir, e nos faz ver se esperarmos nele, ele nos fará vitorioso , amém.

  13. em uma das vez que eu estava na minha igreja quando o espirito santo me deu uma visão, que o meu jenro esta pasando por um grende problema familiar, então deus me ordeu que eu abrice a biblia e transmitice p/ ele oque ele iria me mostrasr na leitura, abrir a biblia, literalmente ,cail em (ezequiel 37). e deus ainda mandou dizer p/ ele que estaria restaurando a sua vida a parti da quele dia,. axo q ele nao entadeu muita coisa,!! porque ele nao costuma ler a palavra, mesmo assim deus comesou ajir na vida dele, hoje deus esta realizando maravilhas na vida deles, pois, ja te se consialiou com seus familar, esse meu deus que e de todos que confia nele, e maravilhoso, voce que confia no porde dele em sua vida , grorifique poque ele e sempre presnte na minha vida, amen, amen que ele estaja na vida de tds que confia na sua suberania.

  14. gostei muito desta passagem,ela fala da pessos que esta passando por dificuldade mas com deus na frente pode vence devemos coloca deus diante de tudo

  15. Amo essa passagem bíblica ,pois ela é muito profunda .É como se estivéssemos em um vale ,é tão real que nós imaginamos lá e no final vemos o eram ossos secos com vida se Espirito.

  16. Todos nós já passamos ou passaremos pelo Vale de Ossos Secos, nesse momento, o importante é crer em Deus, crer que n’Ele temos forças para profetizar vida sobre esses ossos. Se Deus nos levar até o Vale, é porque Ele quer nos ensinar a ter fé e a obedecer a voz d’Ele. As vezes, Deus faz nossa vida virar de cabeça pra baixo, para que ELE possa operar o milagre e nos mostrar que Ele é verdadeiramente Deus. Uma vez, eu estava conversando com uma irmã por telefone, nós não nos conhecemos pessoalmente, mas ela estava sendo usada por Deus para falar comigo. Eu lembro que estava passando por uma luta muito grande ,ela falou, falou e eu não estava muito convicta, e pensei comigo: “Deus complica muito!” Na mesma hora, ela me falou: “Deus complica mesmo, mas depois Ele coloca tudo em seu lugar.” Fiquei até sem jeito na hora, Deus estava sondando meu coração e sabia que eu não estava acreditando. Passar pelo Vale é preciso, assim Deus forma nosso caráter e nos faz estar mais perto d’Ele.

  17. GEORGE TAVARES CUPERTINO XANGHAI CHINA ADOREI ESTA MENSAGEM DO VALE DE OSSOS SECOS GOSTARIA DE PASSA PARA OS AMIGOS UMA MENSAGEM MUITO LINDISSIMA TAMBEM ESPERO QUE GOSTEM SE TIVER ALGUMA PESSOA INTERESADA EM ME CONHECER E TROCAR=MOS UM E-MAIL PODEM ME ADCIONAR NESTE ENDERESO DO SKYPE
    TAVARES.CUPERTINO.GEORGE MENSAGEM PARA OS GOLEGAS
    Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    1 Coríntios 13:1-7

  18. È uma passagem de vitória e de fé, perceverância, as vezes algo é tirado da gente, se não estamos preparado, a onde os percalsos da vida vão nos ensinando, e a nossa fé em deus vai nús. restituir o que se perdeu por falta de sabedoria, perceverar acreditar procurar fazer bem ao proxímo, deus , o senhor jesus, tá vendo as suas ações, e desde sempre agradeça, agradeça e novamente agradeça a saúde, e por ele nunca te deixar perder a fé.deus abençoe a todos nós..
    ..

  19. A um certo tempo veio em meu coração uma vontade imensa de deixar essa palavra, no meu ministério. Mas não comtreendia essa passagem, mas agora pela graça do senhor agora entendo.

  20. Vale de ossos secos, tive uma passagem em minha vida,onde minha familia foi retirada de mim. mulher e filhas (duas) fiquei 2 anos clamando a Deus, na igreja,nos montes, nas madrugadas, jejum, lagrimas, e Deus que tinha me colocado neste vale, para que meus olhos fossem abertos, que a minha desobediencia uma ve zque era desviado se quebrasse, como acreditei, bate na porta,clamei, fé acima de tudo Deus me levou pra outro lugar. Agora a familia voltou, a abundancia veio em vasos abarrotados. Esta esperiencia com Deus é muito linda, gostosa, mas muito sofrida carnalmente se não confiarmos no Nosso Criador, Deus Pai Espirito Santo

DEIXE UMA RESPOSTA