Home » Capa, Estudos por VC,

Páscoa, cruz e liberdade

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Páscoa, cruz e liberdade

Ao comemorarmos a páscoa somos convidados a refletir sobre vários elementos, que fazem parte deste acontecimento. Há um paralelo entre a páscoa judaica e a cristã, mas produzem reflexões diferenciadas, embora ambas convirjam para Cristo, o grande libertador.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A páscoa judaica está relacionada a uma libertação nacional. Quando o povo de Israel se tornou escravo do grande Faraó do Egito, que insistia em manter o povo debaixo da servidão, apesar dos apelos de Moisés e de todo castigo advindo da parte de Deus, objetivando a liberdade, que é o sonho de Deus para cada indivíduo. Liberdade e não libertinagem continua sendo o seu alvo.

Para que Faraó concedesse liberdade aos israelitas foi necessária a intervenção de Deus, na qual estava inserida a morte de um cordeiro, cujo sangue foi aspergido nos umbrais das portas das casas israelitas.

As casas dos egípcios, que não contavam com esta aspersão foram duramente castigadas, com a morte do filho primogênito. Diante desse episódio, Faraó não encontrou outra alternativa, senão o da libertação em massa do povo que mantinha sob servidão. Assim, um cordeiro morto anualmente, seguido de outros rituais, marcavam a comemoração da páscoa judaica que apontava para a grande libertação.

O paralelo que queremos traçar em relação a páscoa cristã, aponta para o seguinte teor: Toda a humanidade, do ponto de vista de Deus, estava escrava do pecado e das ações do mal. Para que a libertação fosse efetivada, alguém inocente pagaria pelo pecado de todos, e este seria considerado o cordeiro de Deus, imolado em favor dos escravos, ou seja, os pecadores. Este fato aconteceu com Cristo. Ele foi morto em nosso lugar. Agora, na páscoa cristã, não bastaria a morte, simplesmente, mas também o sofrimento, e isto aconteceu através da cruz. Como diz o texto nos evangelhos: “Não deveria o Cristo sofrer para depois entrar em sua glória?”.

A cruz foi um elemento notável no processo de redenção, porque o cordeiro estava designado a morrer a morte de cruz, porque através dela, Cristo se tornou maldito, para que todos fossem abençoados.

Através da cruz, a missão de Cristo de trazer liberdade aos homens seria amplamente alcançada. Ele veio para libertar. “Se pois o filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres”- apregoou. Como registrou o dr. Lucas, médico e seguidor de Jesus Cristo: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (Atos 10. 38).

Lamentamos o fato de, apesar de Cristo desejar que todos os homens possam comemorar sua páscoa pessoal – sua liberdade, felicidade e paz, ainda há uma expressiva parte que continua escrava do ódio, dos vícios e de todas as mazelas, próprias de mentes sádicas e escravas, a exemplo do que anunciam os jornais diariamente: As agressões nos lares, a pedofilia, o uso dos entorpecentes. Enquanto os vícios humanos se espraiam, a verdadeira liberdade é aprisionada e confinada, impedida de fazer parte da felicidade do ser humano.

Liberdade deve ser o alvo de todos e de toda nação que deseja evoluir. Para conquistar a liberdade, não podemos ter medo da verdade. Como escreveu, Érico Veríssimo: “A liberdade é como uma lâmpada, que temos de sustentar, mesmo com medo”. Refletir sobre o que nos escraviza, eliminar os preconceitos, que normalmente se infiltram no coração fanático e nos meandros de nossa ignorância é um grande passo rumo à liberdade.

A liberdade se fundamenta em verdades que considera sempre o valor humano, o bem do outro. Para isso, é preciso ter uma mente expositiva e desta forma buscar subsídios para que a mesma possa ser viabilizada. Como defendia o gênio, Benjamim Francklin: “Uma Bíblia e um jornal em cada lar, uma boa escola em cada bairro, tudo bem estudado e freqüentado como merecem, eis os principais mantenedores da virtude, da moralidade e da liberdade civil”.

Apesar de toda as informações disponíveis, por que o ser humano ainda se mantém longe da conquista da verdadeira liberdade? O segredo está no seguinte: Tanto a liberdade, quanto a felicidade plenas resultam de um processo espiritual, que tem início em nosso interior, e que a presença e participação de Cristo é fundamental para essa conquista. Cristo, na cruz, representa a humanização de Deus, para que por meio dela pudesse identificar-se conosco. Quando olhamos para a cruz, logo refletimos sobre as questões que lidamos diariamente: O sofrimento, a dor e a separação pela morte. Na cruz, Cristo mostrava que a todo o ser humano tinha uma trajetória paralela, mas o túmulo não era o fim, e sim, um meio pelo qual a semente seria plantada, para germinar e ressurgir para uma vida plena, de paz e ventura eterna. O outro aspecto dessa trajetória apontava para o aspecto simbólico, que considera que uma pessoa escrava espiritualmente, embora exista, não vive. Neste caso, precisaria de Cristo para que pudesse morrer para o seu próprio ego e ressuscitar para uma nova vida de liberdade. Ele disse: “Se o grão de trigo que cair na terra não morrer, fica só, mas se morrer dará muito fruto”.

Para ilustrar o que estamos expondo, conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé, antes de qualquer mergulho.

 Alguém intrigado com aquele comportamento perguntou sobre qual a razão daquele hábito. O nadador sorriu e respondeu:

 Há alguns anos, numa certa noite perdi o sono e fui à piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava muito.

 Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra numa parede à minha frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.

 Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela bela imagem. Nesse momento pensei na cruz de Cristo e em seu significado.

 Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar.

 Sentei-me no trampolim, enquanto aqueles ensinamentos vinham-me à mente. Não sei por quanto tempo fiquei ali parado, mas, ao final, eu estava em paz com Deus.

 Desci do trampolim e resolvi apenas tomar um gostoso banho, quando, para meu assombro, descobri que haviam esvaziado a piscina naquela tarde.


Naquela noite a cruz de Cristo salvou-me duas vezes: da morte física e da morte espiritual.

 Esta é a razão pela qual molho o dedão do pé, antes de saltar.

Na cruz, a morte de Cristo era certa, mas ela apontava para a vida, porque se Cristo não morresse triunfava a morte eterna sobre a humanidade. Por isso, a exemplo do nadador aqui narrado, olhemos para a Cruz, porque por detrás da morte do Salvador, está a vida de um grande pecador, que por natureza tende à escravidão, mas por opção pode mudar sua sorte e ser um ser humano livre de todas as amarras, feliz e realizado.

Francisco Meirinho
Teólogo e psicanalista
www.prmeirinho.zip.net
twitter@fmeirinho
facebook:F.Meirinho

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar