Home » Capa, Estudos por VC

Ouvindo a voz de Deus

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Ouvindo a voz de Deus

Texto base: I Samuel 3,1,13

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

1E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; näo havia visäo manifesta.
2E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois näo podia ver),
3E estando também Samuel já deitado, antes que a lámpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus,
4O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Näo te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
6E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Näo te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
7Porém Samuel ainda näo conhecia ao SENHOR, e ainda näo lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
8O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Entäo entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Entäo Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10Entäo veio o SENHOR, e pós-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
11E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tiniräo ambos os ouvidos.
12Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.
13Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, näo os repreendeu..

Introdução

Uma das coisas que, as pessoas mais precisam é ouvir a voz de Deus. Na época dos sacerdotes, Deus revelava ao seu povo por meio destes líderes, a sua vontade e desejo. Além dos sacerdotes, existiam profetas, que ouviam a voz de Deus etransmitiam aquilo que o pai lhes revelava.
Hoje, nós vamos falar sobre um tema chamado ouvindo a voz de Deus. Esperamos que você esteja preparado para ouvir aquilo que o pai tem para a sua vida.

1. Quando Deus deixa de falar com o seu povo. (I Samuel 3,1).
O texto nos diz, que naquela época, Deus falava raramente com o seu povo, e as visões eram poucas. Por que?
Porque o pecado dos sacerdotes daquela época, principalmente Eli e os seus filhos era grande diante dos olhos do Senhor.veja os textos de I Samuel2,12, I Samuel 2,13 e I Samuel 2,18.
A palavra nos diz em Isaías 59,2: Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
2. Para que possamos ouvir a voz de Deus, precisamos servi-lo de coração.(I Samuel 3,1).
A palavra nos diz que Samuel, mesmo ainda menino, ajudava na adoração ao Senhor. Ele foi conssagrado para o serviço do Senhor, desde sua infância. Naquela época, quando os pais desejavam que seus filhos servissem à Deus no templo, eles o consagravam desde a infância, para o serviço do Senhor(1 Samuel1,12).
Para que você possa ouvir a voz de Deus, você precisa servi-lo, e dedicar a sua vida inteiramente à ele
3. Precisamos estar atentos ao chamado de Deus(1 samuel 3,4).
Quando o Senhor chama Samuel, nos versos 4 e 6, vemos que, ele não conhecia a voz do Pai, pensando que Eli que o chamava.
Muitas vezes, na caminhada, as pessoas não conseguem discernir a voz de Deus a voz do seu coração, ou a voz dos seus próprios desejos, e acabam entrando em problemas sérios.Pessoas que, de uma hora para outra, montam ministérios de louvor, ou até mesmo igrejas, sem realmente discernirem se aquilo realmente foi a voz de Deus, ou do seu próprio coração.
3.1. Precisamos Conhecer à Deus. (1 samuel 3,7).
Uma das formas de discernirmos se a voz que ouvimos é de Deus, ou de nós mesmos, é conhecendo à ele.
Seguem alguns textos para a nossa meditação: Jeremias capítulo 2, verso 8:

8Os sacerdotes näo disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei näo me conheciam, e os pastores prevaricavam contra mim, e os profetas profetizavam por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito.
Nós vemos neste texto, que, não importa a sua posição ministerial, você precisa conhecer ao Senhor, à cada dia.
Texto: Ozéias 6,3):
3Entäo conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva seródia que rega a terra.
Nos versos 1 e 2 de Ozéias, o Senhor nos chama para nos voltarmos à ele. Muitos ministros de Deus, estão tão longe dele que, infelizmente, o ouvirão dizer naquele dia: “afaste-se de mim, pois não os conheço”
“Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!
Portanto, meu amado, os nossos dons e talentos, não são nada diante do pai, se não os conhecermos, e o conhecimento de Deus, vem por meio da busca à sua presença, diariamente.
No livro de Jó, capítulo 42, versos 5 e 6, nos traz uma verdade impressionante:
Primeira verdade: Jô, mesmo sendo considerado o homem mais fiel à Deus daquela época, tendo todas as riquezas, e perdendo tudo, inclusive a saúde, no final do seu livro diz:
“Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem”.
Segunda verdade: Após entendermos que, conhecemos o Senhor, nos sentimos envergonhados de nós mesmos, e nos arrependemos de nossos atos. (jó42,6).

Portanto, meu amado, saiba que, a sua música não impressiona o seu Deus, os seus atos pirotécnicos, não o alegram, mas sabe o que o alegra?
Um coração quebrantado e contrito.(salmo51,17).
Davi era um homem segundo o coração de Deus, porque, ele sabia o que era isso, sabia o que significava se arrepender diante do pai. Era um homem ensinável.
Precisamos de ministros ensináveis nesta geração. Que o Senhor nos molde, para que cheguemos à sermos quebrados e moídos por ele.

4. Ouvindo a voz de Deus.
I Samuel 3,10.
Neste texto, vimos que ocorre algo interessante, diferente dos outros vercículos:
Então o Senhor veio e ficou ali.
Percebemos que o pai tinha um encontro marcado com Samuel naquela hora, e tinha decidido ficar ali, para ver qual seria a resposta de Samuel ao seu chamado.
Quando o Senhor fala com Samuel, ele logo responde: “fala, pois o teu servo ouve”.
Sabemos que existe uma diferença muito grande entre ouvir e escutar:
Quando ouvimos, obedecemos ao chamadoapocalipse3,20)
Aquele que ouve, é comparado às ovelhas: (João 10,16).
Uma vez, ouvimos uma palavra em uma ministração que recebemos, que falava sobre os bois e os levitas, e que Deus, desejava que os bois continuassem para que fossem tratados.
O Senhor tem nos chamado à ouvir a sua voz, seja em casa, no trabalho, no ônibus etc.
Mas para ouvi-lo, não devemos endurecer nosso coração.
Outra coisa interessante que, precisamos comprender é que, nem sempre o que Deus nos fala é o que gostaríamos de ouvir:
Veja os versos 11 à 13 do livro de I Samuel capítulo 3, onde o Senhor mostra à Samuel aquilo que iria fazer com a família de Eli.
Vivemos em dias, onde as pessoas têm profetizado aquilo que Deus nem se quer tem falado, muitas vezes, têm trazido apenas revelações de prosperidade, riquezas, bênçãos materiais, sendo que, a maioria dos textos onde Deus fala com o seu povo, são com o objetivo de concerto, restauração e arrependimento. Veja Joel 2,11,13.

Conclusão

Tenho tido experiências tremendas com Deus, às vezes, ele fala comigo no ônibus, no trabalho, em vários lugares. Precisamos estar censsíveis à voz de Deus, assim como Samuel esteve. Precisamos ouvir a sua voz, antes de ministrar, antes de compor uma canção, antes de tomarmos qualquer decisão, precisamos pedir a direção dele.(provérbios 1,5,6).
Que o Senhor abra os nossos ouvidos para ouvi-lo, e que venhamos conhecê-lo mais e mais.
Com amor, juliano, Ministério Hadash de louvor e adoraçãoacesse: www.ministeriohadash.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

5 comentaram, comente você também!

  1. Ana de Nazaré disse:

    É isso mesmo, ir. Juliano; precisamos estar atentos para ouvir a voz de Deus. Ele fala conosco das pequenas as grandes coisas, de um nascimento de um bb,um desabrochar de flores, um sorriso de uma criança até o fim do mundo.

    Muito bom o estudo..A PAZ DO SENHOR !!!

  2. São esclarecimento assim que nos impulsionam a servir a esse Deus Lindo e Maravilhoso…sonhei com essa palavra…orei dizendo SENHOR fale para que sua serva lhe ouça…e vim procurar estudos sobre essa palavra…olha so o que encontrei…esse Deus é Lindo! Deus continue abençoando a todos vcs…fiquem na paz.

  3. Oi JULIANO GOSTEI MTO SOBRE OUVIR DEUS FALAR E É BEM ISSO QUE VC ESCREVEU. NÃO PODEMOS FUGIR DA BIBLIA A MAIORIA DAS VEZES QUE DEUS FALOU FOI PARA REPREENDER, CONSOLAR E EXORTAR O POVO.DEUS ABENÇOE…A PAZ DE JESUS CRISTO.

  4. Senhor , eu quero lhe agradecer por tudo
    todas as maravilhas que fez na minha vida
    coisas boas e também coisas ruim que me fez crescer com isso , obrigado pelas coisas boas que eu aprendi ,por me fazer uma pessoa com um ótimo coração perdoa me senhor pelas inúmeras vezes que meu medo foi maior que minha fé pelas vezes que eu fraquejei quando tinha que ser forte pelas raras vezes que duvidei da sua existência mais de todo o modo eu nunca perdi a minha fé por mais que eu sentia o senhor distante de mim , a minha fé em ti permanecia porque eu sei que sem você eu não sou nada , meu pai eu creio muito que pra ser feliz eu preciso de você comigo nada vai fazer sentido se não for com o senhor , meu DEUS eu tenho meus problemas minhas necessidades mais eu entrego tudo em tua mão porque eu sei que assim tudo será realizado com vitoria meu pai , pode ate demorar mais será certo será verdadeiro e bom pra mim .
    senhor eu sou tão pequena perto de ti preciso da sua ajuda e do seu apoio preciso do senhor na minha vida pra me guiar para me dar segurança e fazer de mim uma pessoa melhor a cada dia , meu pai não deixe que eu seja egoísta e trate as pessoas como um nada , porque ninguém e perfeito e por mais que eu esteja com a ira eu devo relevar pois é meu irmão ,e tudo passa senhor tudo passa os dias ruins também
    vão passar, eu creio na minha vitoria eu creio no senhor no milagre que você vai fazer na minha vida e na minha felicidade ao seu lado ! Senhor desperte em mim a humildade pra que me sentir melhor que os outros ? se ao seus olhos todos nos somos iguais ,
    o Jesus muito obrigado por me dar a capacidade de escrever isso para ti , por me da a inteligência e sabedoria
    não sei si faço o certo mais sei que eu quero você do meu lado nas horas felizes nas horas tristes nos momentos de dor e de desespero meu apoio e meu porto seguro com certeza e você !
    EU TE AMO MUITO , fica comigo para toda a eternidade amém !

  5. juiana almeida disse:

    muito bom,falou muito ao meu coração pois nao devemos somente escutar a voz de DEUS e sim ouvi-la e fazer diferente de Eli que escutou é não corrigiu seus filhos.mas ele quer que nós ouçamos a sua voz e façamos diferente para ele se alegrar .

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,983 comentários no Estudos Bíblicos.