Home » Estudos por VC, Vida Cristã

Os meus planos e o propósito de Deus

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Os meus planos e o propósito de Deus

Provérbios 19
21 Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Nossa mente está sempre trabalhando e fazendo planos. Isso é natural, é sinal que estamos vivos e lúcidos. Mas, pode existir uma grande diferença entre aquilo que estamos planejando em nossa mente e o propósito de Deus. Não sei você, mas eu em muitos momentos me peguei em situações de escolhas sérias, e parece que são essas horas que nossa mente mais se agita e nos deixa com aquela dúvida sobre como diferenciar o que vem de Deus e o que sou apenas eu mesmo (mente) tentando planejar para arrumar uma saída.

A minha mente não pára, ela está sempre em pleno vapor, fazendo planos, estruturando novos projetos e, por vezes, é algo que se torna até cansativo. E pensando no texto citado, pode ser algo que não vá adiantar muito, pois o que irá prevalecer sempre é o propósito de Deus. Sendo assim, entendemos que o cristão deve ter apenas a preocupação de alinhar seus pensamentos ao pensamento de Deus, mas para isso, nós precisamos entender como identificar esse tal propósito de Deus.

O propósito de Deus não muda de uma hora pra outra, ele prevalece. Não sei se você, assim como eu, já se pegou fazendo planos a médio ou curto prazo para qualquer área de sua vida, mas nem se lembra mais quantas vezes eles já mudaram e, a impressão que fica é que cada vez que esses planos foram alterados, era para que desse lugar a idéia ainda melhor e até mesmo insubstituível, até aparecer o próximo plano mirabolante. Mas, dentre tudo isso, sobe algo a sua mente que de tempo em tempo aparece e de uma maneira bem clara (geralmente acontece quando as outras idéias não surtiram o efeito esperado, ou quando sua mente descansa); algo que a princípio parece simples, não são como os seus grandes projetos espetaculares planejados por sua mente fértil, mas que toda vez que o espírito joga a informação para sua mente, você sente paz. Isso, para mim, se chama propósito de Deus. É aquilo que está armazenado no espírito e nunca morre.

Muitos são os meus planos, mas o propósito de Deus prevalece, ele nunca morre,
ele sempre aparece novamente, pois está guardado em meu espírito.

Uma outra maneira eficiente e bíblica para distinguir o propósito de Deus para nossas vidas é estudando, compreendendo e tendo revelação de Sua palavra. Em Hebreus 4.12 diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.”

De acordo com o texto de Hebreus, a palavra de Deus é eficiente para fazer separação entre aquilo que tem origem na minha alma (mente, emoções) e o que tem origem no meu espírito (parte que lida com Deus). Consequentemente, faz também a separação entre: juntas e medulas (diz respeito a eficácia da palavra) e também do que é pensamento (planos, idéias) e o que é a intenção do coração (propósito de Deus).

Ela penetra até o ponto de dividir:
ALMA ESPÍRITO
pensamentos intenções do coração

Por Ramiro Chagas :: http://ramirochagas.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar