Home » Destaque,

Os cinco grupos de seguidores de Jesus – Esboço de Sermão

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Os cinco grupos de seguidores de Jesus – Esboço de Sermão

1º GRUPO – O grupo formado pelas multidões.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

1.1. – Mt 4.25. – Durante os três anos e meio de ministério, Jesus foi seguido por uma grande multidão. As principais características dos seguidores que formavam as multidões;

1.1.1. – Pessoas que íam porque todos íam, ou seja, pessoas que não tinham qualquer compromisso;

1.1.2. – Pessoas que só O buscavam pelos milagres que fazia – Mt 15.31; Jo 6.2;

1.1.3. – Pessoas interesseiras – Jo 6.26; Jo 6.27;

1.1.4. – Pessoas que não assumiam publicamente que eram seus seguidores – Jo 19.38; Jo 3.1; Jo 3.2;

1.2. – O Problema é que foi a MULTIDÃO quem pediu a Pilatos – Jo 19.15; Lc 23.18;

2º GRUPO – O grupo formado pelos 70 discípulos.

2.1. – Dentre aquela grande multidão, O Senhor Jesus destacou a 70 homens para que fossem, de dois em dois, anunciar o Evangelho do Reino;

2.2. – Esse grupo é o grupo dos que servem a Jesus. Saem pelas praças, pelas ruas, pelas casas e anunciam o Evangelho da salvação – Lc 10.1;

2.3. – Esse grupo é um grupo de pessoas salvas por Jesus, mas, que se alegram apenas por que são usados pelos dons espirituais. Valorizam mais os meios que os fins – Lc 10.17; Lc 10.20;

2.4. – Não há nada de errado com esse grupo. Porém, esse pode ser o grupo daqueles que dirão: Mt 7.22; Mt 7.23.

3º GRUPO – O Grupo formado pelos 12 apóstolos.

3.1. – Quanto ao grupo anterior, nós nem sabemos quem eram. Mas os membros deste grupo o Senhor os chama por nome. 12 homens a quem o Senhor chamou para formar os líderes de sua obra;

3.2. – Este grupo foi privilegiado, tanto por ter seguido de perto a Jesus, quanto por ter contemplado todos os milagres por ele operado;

3.3. – Porém, não podemos nos esquecer que no meio destes havia um, o Judas, cujo coração não era reto perante o Senhor e, por isso se enquadrou nas características daquele que foi chamado depois de “O filho da perdição” – Jo 17.12;

4º GRUPO – O grupo formado pelos 3 discípulos mais próximos a Jesus.

4.1. – Dentre os 12 o Senhor tinha predileção por 3, Pedro, Tiago e João. Homens que não se conformaram em apenas seguir e assistir a Jesus, mas quiseram conhece-lo bem mais de perto;

4.2. – Foi esse grupo que teve o conhecimento de detalhes dos mistérios do Reino que aos outros não foi revelado;

4.3. – Foi esse grupo que teve o privilégio de contemplar a transfiguração de Jesus e conhecer a Moisés e a Elias no Monte Tabor;

4.4. – Foi também, esse grupo que foi destacado por Jesus para “pisar o lagar” e entrar com Jesus no suplício, mas que não teve forças e adormeceu – Mt 26.37; Mt 26.40; Is 63.3;

5º GRUPO – O grupo representado pelo discípulo amado – João.

5.1. – Mas, Jesus queria mais. Ele quer e procura alguém com quem Ele possa ter um relaconamento mais estreito, mais próximo – Sl 4.3;

5.2. – João reclinava-se no peito de Jesus – Jo 13.25; E era chamado de “o discípulo amado” – Jo 21.7;

5.3. – A qual desses grupos você pertence?

Fonte: Esboços de Sermões

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

6 comentaram, comente você também!

  1. ACHO QUE PERTENCEMOS AO GRUPO DOS NÃO PARTICIPAMOS, NÃO VIMOS AS REALIZAÇÕES DE SUAS OBRAS, NÃO ANDAMOS COM ELE, MAS CREMOS QUE ELE ESTA NO MEIO DE NÓS. TODOS NÓS ALMEJAMOS ESTAR ASSENTADOS AO REDOR NA MESA DA COMUNHÃO. OBRIGADO PELO PREVILEGIO SENHOR

  2. RAFAEL MARCOS GARCIA disse:

    Mateus 5 – Bem aventurados
    1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
    2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
    3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
    4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
    5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
    6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
    7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
    8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
    9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
    10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
    11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

  3. em uma sertã Cefas jesus vendo a multidão com fome mandou que assentace, e perguntou oque tinha o que comer, e no meio da multidão havia um menino com cinco pães e dois peixes, e jesus tomou e deu graças a DEUS e alimentou aquela multidão. Aquele menino fez a diferença no meio da multidão, foi para isso que jesus nos chamou para poder fazer a diferença no mundo em que vivemos, e você esta fazendo a diferença?

  4. Acho muito lindo a declaração de muitos que certamente seriam do grupo de João, se enquadrando como seguidor e exemplo para a caminhada cristã. Porem fico a pençar… até onde que podemos enquadrar como seguidores e tal aparencia apostolica/ cristã ou semelhança com Cristo?
    Muitos dizem que tal aparencia já se declara em mudança de vida, outrora andavam em praticas pecaminosas e não andam mais, outros dizem que mudaram hábitos de vida, outros desenvolveram um liguajar cristão, politicamente correto para o meio e em virtude disto aceitação no meio… Questiono apenas que tais mudanças foram realmente por Cristo? ou pelo meio, pela sociedade, fulga, ou em busca de interesses…
    Se pudermos enquadrar como seguidor das obras de Cristo, dos dicipulos Dele, teriamos que mudar primeiramente o nosso interior, o nosso coração, em 2º lugar a nossa atitude, e 3º lugar nossas opções de vida…
    Quem será que está disposto a amar, chorar, lutar pelas vidas… ajudar os necessitados (financeiramente também!), estender a mão aos viuvos e orfãos (de várias naturezas) – dentro de nossas igrejas e meio secular… amar o proximo como a tí mesmo… ajuntar fortunas no ceu, e não na terra… pregar o evangelho sem interesses (acaitação, valorização do meio) e viver dele sem ostentar fortunas…
    Creio que estes realmente são os dicipulos… disvinculados com o meio cristão, estando no meio cristão… Quem se habilita?

  5. evangelista quando o senhor esta falando vigiai e orai, esta dizendo da nossa alma,porque ela e que nos leva a inclinar para os desejos da carne; sera que o pecado e nutriente para o corpo.
    a paz do senhor JESUS .

  6. so vitoria esse site bençao pura,tenho muita sede de aprender a palavra de DEUS,QUE TIVER ESTUDOS PODE ME ENVIAR POR FAVOR.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar