Home » Louvor & Adoração

O som de sua vida: o líder de louvor e seu caráter

Avatar de Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 18 de julho de 2007

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Muitas vezes tive o privilégio, e o desafio, de compartilhar com líderes de louvor os tópicos de integridade e caráter de Deus como características fundamentais para um efetivo líder de louvor. Eu, frequentemente, proponho a discussão fazendo a seguinte pergunta aos líderes: “Qual é o instrumento mais forte e mais poderoso que você usa como líder de louvor?” E as respostas são variadas de acordo com as preferências musicais encontradas na sala. Minha voz, meu violão, meu teclado, minha bateria (sim, alguns líderes de louvor estão usando isso!!). Alguém, inevitavelmente, fala, de uma forma tímida, e dá a resposta por trás das respostas: “minha vida”. Todos na sala balançam a cabeça concordando, enquanto atingimos um profundo acorde espiritual juntos.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O som de nossas vidas.

Biblicamente e experimentalmente, nós entendemos que uma vida poderosa é o mais permeável, inspirador, transformador e impactante instrumento de liderança que o Senhor tem em suas mãos. Podemos dizer que sua vida e minha vida são os “instrumentos de liderar louvor” – especialmente quando eles fazem um som que o agrada. Muito além de nossos dons musicais, Deus parece estar disposto a encontrar líderes de louvor ( de qualquer idade, eu posso acrescentar) marcados por uma riqueza de tons espirituais – tons derivados de uma vida intima com Jesus, integridade pessoal, compromisso público com a atividade do Reino e motivação pura dentro de si. Tais virtudes dão voz ao instrumento que usamos para liderar. O músico que procura um bom instrumento busca profundidade, riqueza e sustentação. Deus procura por corações bons – profundos, ricos e sustentados – para liderar Seu povo em adoração.

As freqüências do coração.

Para aprofundar mais a analogia, o som do nosso coração é feito de notas, ritmos e letras que são primeiramente forjadas num fogo profundo de escolhas diárias, através da alegria e do sofrimento. Nós chamamos a música do nosso coração de “nosso caráter”. Horace Mann uma vez disse: “Reputação é o que homens e mulheres pensam de nós. Caráter é o que Deus e os anjos conhecem de nós”. Nosso caráter é o nosso “eu” escondido, a música que vivemos, a postura com que nosso coração encara a vida.
Em Gálatas 5:22-23, nós lemos sobre o fruto do Espírito. Para nossa aplicação, nós vamos chamá-los de “sons do Espírito”. Essencialmente, o “som” que buscamos manifestar é o caráter de Jesus, que deve ser vivo e expresso através de homens, mulheres e crianças cheios com Seu Espírito. Veja como Eugene Peterson traduz essa importante passagem para nós: “mas o que acontece quando vivemos no caminho de Deus? Ele traz dons para nossa vida, de uma forma muito parecida com os frutos que aparecem nos galhos – coisas como afeição por outros, exuberância pela vida, serenidade. Nós desenvolvemos um anseio para agarrarmos estas coisas, um sentido de compaixão no coração e uma convicção de que a santidade permeia coisas e pessoas. Nós nos encontramos envolvidos em um compromisso leal, não precisando forçar nosso caminho na vida, capazes de empregar e dirigir nossas energias sabiamente”.
Nós vamos olhar brevemente para três áreas de caráter, ou sons do Espírito, que deveriam ressonar da vida de cada líder de louvor:

O som da santidade.

Santidade é vida pura. Santidade é manifestada no coração daquele que escolhe a inocência e a honestidade em face de um mundo que se declina à própria indulgência. O som de santidade é ouvido de um coração postado a honrar a Deus a qualquer custo, por seguir seu caminho, vivendo honestamente, aberto e confiante em Deus e nos outros, convencido de que é Deus que nos capacita a viver puros e inculpáveis, filhos de Deus irrepreensíveis no meio de uma geração corrompida e perversa. (Filipenses 2:15)

O som da fidelidade.

Fidelidade é uma vida de compromisso. Fidelidade é manifestada no coração daquele que tem um compromisso vibrante com Deus e com as pessoas. O som da fidelidade é ouvido do coração daquele que está envolvido em compromissos leais: comparecendo no horário, cumprindo as tarefas fielmente e sendo consistente com suas promessas. Nós confiamos que Deus, de acordo com Suas promessas, se mostre fiel e íntegro a nós (2 Samuel 22:26)

O som da integridade.

Integridade é uma vida consistente. Integridade é manifestada no coração daquele que vive a vida pública consistentemente com suas crenças particulares. O som da integridade é ouvido do coração daquele que é justo tanto em suas questões interiores quanto em questões expostas. Integridade fala sobre a verdade em lugares íntimos (Salmo 51:6) dirigindo e reinando em nossas motivações e atitudes, fazendo de nós homens e mulheres de palavra.

O caráter do líder de adoração.

John Wimber continuamente lembrava os líderes de louvor da Vineyard através dos anos: nós valorizamos o caráter acima dos dons. Ter o caráter de Cristo é central no chamado do líder de adoração. As atitudes do nosso coração influenciam cada membro da congregação ou grupo que lideramos. Nós discipulamos não apenas pelo como nós somos, mas mais concretamente por quem nós somos como líderes de louvor. As músicas e notas audíveis não são as únicas músicas que estamos cantando. Alguns anos atrás, um homem veio até mim após um período de louvor e me fez os melhores elogios que eu já tinha recebido. “Dan, seu violão não chegou nem perto da beleza de seu coração esta manhã. Seu coração me guiou ao trono de Deus”. Humilde, eu nunca esqueci que minha autoridade de liderar pessoas em adoração em vida pública está arraigada em uma vida secreta com Deus. A qualidade máxima em nossa liderança de louvor depende da qualidade máxima do nosso caráter interno.

Usado por Deus.

Todo líder de louvor que eu conheço tem um anseio de ser usado por Deus de uma forma profunda. No entanto, ao longo dos anos, eu tenho testemunhado muitas batalhas ganhas e perdidas na vida, neste solo de assuntos escondidos no estilo de vida dos líderes de adoração. Mesmo aqueles com o tremendo desejo de serem usados por Deus têm terminado sendo usados e abusados pelo inimigo de nossas almas. Se nós queremos mais do poder de Deus agindo através de nós, nós devemos, primeiro, permitir que o Seu propósito seja trabalhado em nós. Nosso fundamento interior tem de ser capaz de suportar o peso das responsabilidades espirituais. Verdadeiro caráter não é concedido em um momento milagroso; o verdadeiro caráter é conseguido com o tempo. O caráter divino é formado em nós, com o tempo e a experiência – não há atalhos ou encontros de poder que removam estes dois elementos.

Liderar com o som da sua vida.

Lidere o louvor com uma vida que, particular e publicamente, ressoa amor, obediência e honra a Jesus. Desta forma seu instrumento mais forte para liderar louvor será o som de sua vida e sua liderança de louvor irá manifestar o favor e a força que somente Deus pode dar.

Por Dan Wilt

Dan Wilt é líder de louvor, compositor e diretor do Instituto de Estudos sobre Adoração Contemporânea e Emergente da Universidade St. Stephen em New Brunswick no Canadá. Além de gravar suas músicas com
a Vineyard Music, Dan também é o editor da Inside Worship, site e revista de recursos de treinamento da Vineyard Music Internacional www.insideworship.com Sua paixão é formação espiritual, reflexão cultural e liderança criativa.

Artigo extraído do site www.vineyardmusic.com.br

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

2 comentaram, comente você também!

  1. Os estudos relacionados nestes artigos são de grande ajuda e esclarecimento para aquele que deseja crescer em seu relacionamento com Deus.Parabéns!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.