Home » Estudos por VC, , Teologia

O que significa onisciente, onipresente e onipotente?

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O que significa onisciente, onipresente e onipotente?

Antes de expor o significado e aplicação destas palavras na doutrina bíblica, vamos entender o que quer dizer cada uma delas. Cada uma destas palavras é iniciada pelo prefixo “oni” (onisciente, onipresente, onipotente). O prefixo “oni” significa “todo”. Assim, temos:

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

- Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.
- Onipresente: Aquele que está presente em toda parte.
- Onipotente: Aquele que pode todas as coisas.

Fica claro pela análise do significado destas palavras, que só há um que se encaixa plenamente em seus significados: Deus! E é justamente assim que Deus se revela na Bíblia. Um Deus que tem o conhecimento de tudo, portanto onisciente; um Deus que está em todos os lugares, portanto onipresente; um Deus que pode tudo, portanto onipotente.

Vejamos alguns dos textos bíblicos que demonstram estes atributos de Deus:

Atributo da onisciência:

“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Pv 15. 11). Este é apenas um texto que mostra que nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)

Atributo da onipresença:

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” (Jr 23.23-24). Claramente vemos que não há como escapar da presença de Deus. Ele está em todos os lugares. Nem o melhor esconderijo seria capaz de estar afastado da sua ciência e da sua presença. Deus vê tudo!

Atributo da onipotência:

“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mt 19. 26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de André Sanchez

Por

Escreve diariamente seus esboços no blog Esboçando Ideias.Ama escrever, estudar a Bíblia e fazer alguns esboços. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, em Ribeirão Preto, onde atua como presbítero, ministro de louvor e professor da Escola Dominical.


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

15 comentaram, comente você também!

  1. André Luiz a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo e possa te iluminar cada vez mais com suas matérias postadas para o mundo inteiro se deleitar com o zelo de como vc expressa a palavra de Deus. Fique debaixo de minhas orações vc e sua familia que Deus os abençoe ricamente.

  2. Osmarina, suas palavras enchem meu coração de gratidão a Deus…a palavra de Deus deve se espalhar mais e mais…toda glória ao nosso Pai!!!!

  3. Adorei a forma como vc passa a mensagem do Senhor, que é complicada para a maioria das pessoas inclusive pra mim, e vc consegue explicar de uma forma simples que tudo se torna claro. Parabéns pelo trabalho!!!Fica com DEUS!!!ABRAÇOS!!

  4. Se Deus existe e e’ onipresente, onisciente e onipotente, porque entao permite o mal?

    Deus entao nao e’ bom?

    Prefiro acreditar em Deus como Bem, mas infelizmente nem sempre consigo ve-LO como onipotente.

    Nao me venham com aquela que “Deus escreve certo por linhas tortas” ou que o mal e’ ‘as vezes necessario.

    O mal NUNCA e’ necessario e tanto seria melhor para todos se fosse completamente eliminado.

    Assim, pode ser mais logico crer que existe o Bem (e chama-lo de Deus), mas crer que tambem infelizmente existe o mal (e chama-lo como quiser, o mais comum e’ chamar de demonio).

    O que as pessoas devem fazer, entretanto, e’ JAMAIS se render ao mal, ou aceitar seus designios: o mal sempre causara’ mais danos e escravidao a seus “amigos” que a seus “inimigos”.

    • Deus permite que algo de ruim nos aconteça, para que nós possamos declarar o quão somos DEPENDENTES Dele, para que possamos ver que sem Ele não somos NADA!
      E, se, sabemos que dependemos Dele.. e estamos na presença do Senhor e ainda assim acontecem coisas ruins conosco, em alguma coisa estamos FALHANDO com Deus!!!
      Quando falhamos com Deus, Ele permite que o mal entre em nossas vidas, com o propósito de fazer com que nós façamos as coisas certas perante Deus, com o propósito de viver e ser conforme a vontade Dele, e não a nossa vontade!

      Deus abençoe,
      Abraços,

      Sorocaba – São Paulo

  5. Viviane Cristina Coelho disse:

    Deus permite que algo de ruim nos aconteça, para que nós possamos declarar o quão somos DEPENDENTES Dele, para que possamos ver que sem Ele não somos NADA!
    E, se, sabemos que dependemos Dele.. e estamos na presença do Senhor e ainda assim acontecem coisas ruins conosco, em alguma coisa estamos FALHANDO com Deus!!!
    Quando falhamos com Deus, Ele permite que o mal entre em nossas vidas, com o propósito de fazer com que nós façamos as coisas certas perante Deus, com o propósito de viver e ser conforme a vontade Dele, e não a nossa vontade!

  6. AS graças de deus estará sempre perto da gente fikem com deus bjsssssss

  7. Eu só deixar minha opinião, pois pessoas erram quando dizem Deus é onisciente, onipresente e onipotente, e dizem logo depois que ele deu livre arbítrio, entendam ou uma coisa ou outra as duas não podem coexistir.

    “Deus permite que algo de ruim nos aconteça, para que nós possamos declarar o quão somos DEPENDENTES Dele.”
    Somos livres ou estamos sendo controlados?
    Se somos livres, só dependemos de nós mesmos. todo o mal é obra do acaso nada é escrito ou manipulado por alguém. Sem inferno, Sem o paraíso! fim

    Se somos controlados; a coisa é mais feia do que se pensa, imaginem tudo que é mal que há é apenas por motivo sádico
    Lembre-se ONIPRESENTE está em todos os lugares, então está no acidente de carro que matou a família inteira, está na hora que alguém atira e mata um inocente , esta nos terremoto, catástrofes, esta onde tem fome esta onde tem guerra etc.
    ONIPOTENTE Aquele que pode todas as coisas. então tudo isso que acontece de mal de fato ele tem parte nisso, pois ele pode tudo, pode fazer o mal ou bem.

    Pessoas não questionam nada, realmente marionetes, mais não de Deus e sim da palavra do homem.

    abraços a todos

  8. Sou pai, e oriento meu filho sobre o certo ou o errado.
    Tenho controle sobre CERTAS situações em que ele se envolve, pois ainda tem 7 anos, e mesmo podendo acabar com as ameaças a que ele se expõe, um tombo ou uma perda, o deixo escolher.
    Para ele eu sou o “todo poderoso” e “tudo sabe”, mas quando ele cai, não me acusa de o ter derrubado. Ele sabe que caiu por que NÃO me ouviu, pois o avisei.
    Ele compreende que fez a escolha errada.
    Se você misturar alcool com fogo em sua pele, terá uma queimadura e nem por isto Deus é o culpado.

    VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E TAMBÉM DEVE SER REPONSÁVEL PARA ASSUMIR AS CONSEQUÊNCIAS.

    O Eterno, através das escrituras, também nos diz que este mundo está condenado e que o coração do homem tende sempre para o mal.
    Nos avisa que julgará este mundo e que vai separar os bons dos maus, pois tem como julgar a todos pois tem CONHECIMENTO ( oniciencia ) completo de tudo o que acontece conosco, e mais profundamente, conhece as intenções de nosso coração.
    Tem como fazer isto com toda a humanidade pois é todo poderoso ( onipotente ).

    Dito de outra forma:

    O homem tornou-se conhecedor do bem e do mal e deve escolher qual prefere. Mas aviso que no final EU destruirei todo o mal pois Sou santo e todos aqueles que com o mal ficarem serão também destruídos pois Sou justo.
    Aqueles que se arrependerem SINCERAMENTE e passarem a viver uma vida como EU orientei, pois deixei o caminho da SALVAÇÃO descrito e aberto a todos, serão salvos, pois sou perdoador e NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO HOMEM!
    Serão assim um povo livre que ESCOLHEU o bem e eu serei o SEU DEUS e vocês serão o MEU povo.

    Penso assim.

  9. Ola, meus irmãos em cristo Jesus. que deus seja contigo não somente hoje mas amanhã e para todo sempre.a bíblia expressa o caráter, a personalidade, e a Vontade de deus para o seu povo. sou muito grato a ele a Deus por ter interferindo na história para salvar o seu povo. não há mas poder e autoridade para ninguém porque já foi dado ao nosso senhor e salvador Jesus Cristo, nos temos liberdade de escolha o seu senhor em vida será o seu senhor na morte. a humanidade está sofrendo porque?por causa da desobediência e rebeldia, falta de temor a Deus. eu sou grato a ti senhor pela tua longanimidade,o sacrificio dele de Jesus por mim não foi em vão.que o senhor abencoe meus irmãos e que as misericórdias de se renove constantemente em nossas vidas a paz e graça.Luiz Souza

  10. Queridos irmão em Cristo, quero lhes afirmar q Deus sempre nos kis perto Dele, nao é Ele q se afasta de nos, e sim nós Dele, Deus sempre nos deixa dois caminhos a serem seguidos, e cada um desses caminhos possui suas consequencias, o melhor a fazer é procurar ouvir a vós do Senhor, qualquer decisão a ser tomada de ser colocada em oração, essa é a msg q deixo a vcs.

  11. maria eduarda disse:

    eu faso catesismo e e muito bom aprendo varias coisas

  12. LENINE DOS SANTOS MARTINS disse:

    DEUS É GRANDE.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.