O que significa onisciente, onipresente e onipotente?

23
1561

Antes de expor o significado e aplicação destas palavras na doutrina bíblica, vamos entender o que quer dizer cada uma delas. Cada uma destas palavras é iniciada pelo prefixo “oni” (onisciente, onipresente, onipotente). O prefixo “oni” significa “todo”. Assim, temos:

– Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.
– Onipresente: Aquele que está presente em toda parte.
– Onipotente: Aquele que pode todas as coisas.

Fica claro pela análise do significado destas palavras, que só há um que se encaixa plenamente em seus significados: Deus! E é justamente assim que Deus se revela na Bíblia. Um Deus que tem o conhecimento de tudo, portanto onisciente; um Deus que está em todos os lugares, portanto onipresente; um Deus que pode tudo, portanto onipotente.

Vejamos alguns dos textos bíblicos que demonstram estes atributos de Deus:

Atributo da onisciência:

“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Pv 15. 11). Este é apenas um texto que mostra que nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)

Atributo da onipresença:

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” (Jr 23.23-24). Claramente vemos que não há como escapar da presença de Deus. Ele está em todos os lugares. Nem o melhor esconderijo seria capaz de estar afastado da sua ciência e da sua presença. Deus vê tudo!

Atributo da onipotência:

“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mt 19. 26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.

23 COMENTÁRIOS

  1. André Luiz a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo e possa te iluminar cada vez mais com suas matérias postadas para o mundo inteiro se deleitar com o zelo de como vc expressa a palavra de Deus. Fique debaixo de minhas orações vc e sua familia que Deus os abençoe ricamente.

  2. Adorei a forma como vc passa a mensagem do Senhor, que é complicada para a maioria das pessoas inclusive pra mim, e vc consegue explicar de uma forma simples que tudo se torna claro. Parabéns pelo trabalho!!!Fica com DEUS!!!ABRAÇOS!!

  3. Se Deus existe e e’ onipresente, onisciente e onipotente, porque entao permite o mal?

    Deus entao nao e’ bom?

    Prefiro acreditar em Deus como Bem, mas infelizmente nem sempre consigo ve-LO como onipotente.

    Nao me venham com aquela que “Deus escreve certo por linhas tortas” ou que o mal e’ ‘as vezes necessario.

    O mal NUNCA e’ necessario e tanto seria melhor para todos se fosse completamente eliminado.

    Assim, pode ser mais logico crer que existe o Bem (e chama-lo de Deus), mas crer que tambem infelizmente existe o mal (e chama-lo como quiser, o mais comum e’ chamar de demonio).

    O que as pessoas devem fazer, entretanto, e’ JAMAIS se render ao mal, ou aceitar seus designios: o mal sempre causara’ mais danos e escravidao a seus “amigos” que a seus “inimigos”.

    • Deus permite que algo de ruim nos aconteça, para que nós possamos declarar o quão somos DEPENDENTES Dele, para que possamos ver que sem Ele não somos NADA!
      E, se, sabemos que dependemos Dele.. e estamos na presença do Senhor e ainda assim acontecem coisas ruins conosco, em alguma coisa estamos FALHANDO com Deus!!!
      Quando falhamos com Deus, Ele permite que o mal entre em nossas vidas, com o propósito de fazer com que nós façamos as coisas certas perante Deus, com o propósito de viver e ser conforme a vontade Dele, e não a nossa vontade!

      Deus abençoe,
      Abraços,

      Sorocaba – São Paulo

    • Deus jamais usou nas suas palavras que as vezes o mal e necessário, mas o que acontece que algumas pessoas as vezes priorizam o mal do que o bem e culpam a Deus por seus atos que são errados e em vez de refletirem sobre seus erros culpam a Deus por ser Deus .Deus é você aceitando ou não a verdade dói mas ajudar a trazer e mudar o caráter de pessoas . vai ter um dia em que todo joelho vai se dobrar e todas línguas vão falar que só o senhor é Deus que a graça ea paz seja contigo

  4. Deus permite que algo de ruim nos aconteça, para que nós possamos declarar o quão somos DEPENDENTES Dele, para que possamos ver que sem Ele não somos NADA!
    E, se, sabemos que dependemos Dele.. e estamos na presença do Senhor e ainda assim acontecem coisas ruins conosco, em alguma coisa estamos FALHANDO com Deus!!!
    Quando falhamos com Deus, Ele permite que o mal entre em nossas vidas, com o propósito de fazer com que nós façamos as coisas certas perante Deus, com o propósito de viver e ser conforme a vontade Dele, e não a nossa vontade!

  5. Eu só deixar minha opinião, pois pessoas erram quando dizem Deus é onisciente, onipresente e onipotente, e dizem logo depois que ele deu livre arbítrio, entendam ou uma coisa ou outra as duas não podem coexistir.

    “Deus permite que algo de ruim nos aconteça, para que nós possamos declarar o quão somos DEPENDENTES Dele.”
    Somos livres ou estamos sendo controlados?
    Se somos livres, só dependemos de nós mesmos. todo o mal é obra do acaso nada é escrito ou manipulado por alguém. Sem inferno, Sem o paraíso! fim

    Se somos controlados; a coisa é mais feia do que se pensa, imaginem tudo que é mal que há é apenas por motivo sádico
    Lembre-se ONIPRESENTE está em todos os lugares, então está no acidente de carro que matou a família inteira, está na hora que alguém atira e mata um inocente , esta nos terremoto, catástrofes, esta onde tem fome esta onde tem guerra etc.
    ONIPOTENTE Aquele que pode todas as coisas. então tudo isso que acontece de mal de fato ele tem parte nisso, pois ele pode tudo, pode fazer o mal ou bem.

    Pessoas não questionam nada, realmente marionetes, mais não de Deus e sim da palavra do homem.

    abraços a todos

  6. Sou pai, e oriento meu filho sobre o certo ou o errado.
    Tenho controle sobre CERTAS situações em que ele se envolve, pois ainda tem 7 anos, e mesmo podendo acabar com as ameaças a que ele se expõe, um tombo ou uma perda, o deixo escolher.
    Para ele eu sou o “todo poderoso” e “tudo sabe”, mas quando ele cai, não me acusa de o ter derrubado. Ele sabe que caiu por que NÃO me ouviu, pois o avisei.
    Ele compreende que fez a escolha errada.
    Se você misturar alcool com fogo em sua pele, terá uma queimadura e nem por isto Deus é o culpado.

    VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E TAMBÉM DEVE SER REPONSÁVEL PARA ASSUMIR AS CONSEQUÊNCIAS.

    O Eterno, através das escrituras, também nos diz que este mundo está condenado e que o coração do homem tende sempre para o mal.
    Nos avisa que julgará este mundo e que vai separar os bons dos maus, pois tem como julgar a todos pois tem CONHECIMENTO ( oniciencia ) completo de tudo o que acontece conosco, e mais profundamente, conhece as intenções de nosso coração.
    Tem como fazer isto com toda a humanidade pois é todo poderoso ( onipotente ).

    Dito de outra forma:

    O homem tornou-se conhecedor do bem e do mal e deve escolher qual prefere. Mas aviso que no final EU destruirei todo o mal pois Sou santo e todos aqueles que com o mal ficarem serão também destruídos pois Sou justo.
    Aqueles que se arrependerem SINCERAMENTE e passarem a viver uma vida como EU orientei, pois deixei o caminho da SALVAÇÃO descrito e aberto a todos, serão salvos, pois sou perdoador e NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO HOMEM!
    Serão assim um povo livre que ESCOLHEU o bem e eu serei o SEU DEUS e vocês serão o MEU povo.

    Penso assim.

  7. Ola, meus irmãos em cristo Jesus. que deus seja contigo não somente hoje mas amanhã e para todo sempre.a bíblia expressa o caráter, a personalidade, e a Vontade de deus para o seu povo. sou muito grato a ele a Deus por ter interferindo na história para salvar o seu povo. não há mas poder e autoridade para ninguém porque já foi dado ao nosso senhor e salvador Jesus Cristo, nos temos liberdade de escolha o seu senhor em vida será o seu senhor na morte. a humanidade está sofrendo porque?por causa da desobediência e rebeldia, falta de temor a Deus. eu sou grato a ti senhor pela tua longanimidade,o sacrificio dele de Jesus por mim não foi em vão.que o senhor abencoe meus irmãos e que as misericórdias de se renove constantemente em nossas vidas a paz e graça.Luiz Souza

  8. Queridos irmão em Cristo, quero lhes afirmar q Deus sempre nos kis perto Dele, nao é Ele q se afasta de nos, e sim nós Dele, Deus sempre nos deixa dois caminhos a serem seguidos, e cada um desses caminhos possui suas consequencias, o melhor a fazer é procurar ouvir a vós do Senhor, qualquer decisão a ser tomada de ser colocada em oração, essa é a msg q deixo a vcs.

  9. bom dia:

    Eu respeito e aprecio todos os cristãos, assim como os seus inspirados profetas.

    Todavia, é preciso ter em consideração, que a bíblia, não é necessariamente a única “sagrada” escritura – que nos fala de Deus – nem a única maneira de demonstrar a sua sábia e amorosa existência.

    Isso serve de exemplo para quem aceita a bíblia, como o único livro inspirado por Deus.

    Só que tem diversos pequenos problemas, que tornam a bíblia altamente controversa, em matéria de fé…

    O primeiro é o facto inalienável, dos três principais adjectivos de Deus. Omnisciência, omnipresença e omnipotência:

    Deus, por toda a eternidade esteve só, antes de criar, dado que é o ser absoluto; o que equivale a dizer, que de certo modo, só ele realmente existe!

    Sendo assim, uma vez, que ele estava prenhe de amor, porque ele é o Amor, decidiu dar à luz…

    Como ele é omnisciente, sabia o que queria e iria criar, assim como todas as consequências da sua necessidade e decisão de criar.

    Portanto, sabia que iria gerar o “mal”, que tanto o haveria de entristecer e indignar!

    Antes de criar – sabia – que um dia, depois de ter planeado a felicidade humana, deveria determinar a morte e o exterminio da maior parte da Humanidade pelo dilúvio e mais tarde confundir a única linguagem humana existente, em motivos do mais extravagante desígnio divino.

    E depois – dos muitíssimos horrores e erros cometidos – misericordiosíssimo como é, arrependido da suas acções, enviar para um sacrifício horrível e absolutamente desnecessário, o seu queridíssimo e primogénito filho Jesus Cristo.

    Óbviamente também sabia, que deveria haver um momento, em que não poderia continuar a tolerar mais a presença do ser a quem haveria de outourgar a mais absoluta liberdade de escolha.

    Ora como é evidente – antes dele criar – estava cientíssimo de todos estes futuros factos, que o haveriam de incomodar até à exasperação absoluta.

    Todavia, apesar de conhecer perfeitamente as mais detalhadas consequências do seu amoroso desejo de criar – mesmo assim escolheu criar – aquele e aqueles, que um dia iriam aborrecê-lo ao extremo de posteriormente, precisar de expulsar da sua celestial presença; punir severamente e finalmente “destruir”, para viver em paz consigo próprio.

    Ora, isto afigura-se-me como o mais espantoso e tremendo paradoxo, das livres acções de um Deus, considerado como o cúmulo da perfeição e da inteligência…

    Respeitosa e especulativamente – artur

  10. Deus sabe tanto que criou um anjo que o trairia e que seria jogado como raio em terra. Posteriormente esse mesmo anjo, criado pelo Deus que sabe de todas as coisas provocaria em sua nova criação o pecado, que também foi criado por Deus, que sabe e pode todas as coisas. Esse mesmo Deus perfeito se arrependeu, se cansou, desprezou tanto sua obra imperfeita que fez um dilúvio pra dizimar todos humanos da face da Terra, com exceção de um velhinho e sua família, que daria a origem a muitas outras gerações de seres imperfeitos, fadados a desgraça por sua “escolha” ao pecado.
    E assim, Deus, o bebezão perfeitinho, que quer o agrado de todos, mesmo que vivam em desgraça só te diz ” Morra me agradando, porque se fazer o que não quero e morrer você vai pro inferno ser torturado pela eternidade, mesmo sem ter sistema nervoso contigo pra sentir dor.”
    Daí se inicia o grande jogo das influências. O diabo influência com o gostoso, com o que é bom e prazeroso e Deus decide logo influenciar no que mais desagradam, nas humilhações, na dor, nos caminhos estreitos.

    Ele sabe de todas as coisas. Sabe que seu ente querido vai pro inferno e quer que você se sinta bem por estar indo pro céu. Ele é perfeito, mas cria os seres mais imperfeitos que se poderia imaginar. Sabe de todas as coisas, mas nós só ficamos sabendo dele nos últimos 6/4 mil anos. E os anteriores? Eles não sabiam das coisas desse Deus perfeito nem do seu anjinho imperfeito. Vão pro inferno por adorarem outros Deuses. Mas será quem é esse se toda a história da bíblia é pego de outros contos de outras culturas que existiam e foram existindo? Modificada e remodificada? Seleta e reseleta? Traduzida e retraduzida? Adaptada e readaptada?

    Só mesmo um Deus imperfeito pra criar homens tão imperfeitos, ou seria o contrário?

    mangagin@hotmail.com

  11. Deus nos deu livre arbítrio para decidimos o nosso caminho que são dois: o bem e o mal. somos fruto de um pecado .Deus esta dando nova oportunidade ao povo para se redimir e para ter a vida eterna. Não se pode questionar o mistério de Deus. A bíblia foi expirada por Deus,leia. Olhe para o .céu o mar e tudo que tem ao seu redor e veja como Deus é maravilhoso. Fiquem na paz do Senhor.Amém.

  12. Deus nos deu livre arbítrio para decidirmos o nosso caminho, que são dois: o bem e o mal. Somos fruto de um pecado. Deus está dando nova oportunidade ao povo, para se redimir e ter a vida eterna. Não se pode questionar o mistério de Deus. Leiam a bíblia ela foi inspirada por Deus. Olhe para o céu o mar e tudo que tem ao seu redor e veja como Deus é maravilhoso. Fiquem na paz do senhor, Amém.

  13. Depois de chegar até aqui e ver tantas dúvidas a respeito da Palavra de Deus, não tem como não deixar aqui o meu ponto de vista a respeito dos questionamentos.
    Deus é Soberano!!! O Criador de todas as coisas e conforme o texto é ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE.
    Deus é Perfeito, Deus é AMOR! E por isso, criou um mundo perfeito, um paraiso, criou o Homem e deu a ele LIVRE ARBÍTRIO para tomar suas decisões, fazer suas escolhas.
    O Homem por sua decisão, CAIU, trazendo com seu ERRO grandes consequências, inserindo no mundo o PECADO.
    A Bíblia diz em Salmos 51:5 que fomos formados em INIQUIDADE e nascemos em PECADO e também diz em Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
    Acredito que todos esses acontecimentos citados acima são CONSEQUENCIAS das ESCOLHAS feitas pelo próprio Homem e não de DEUS.
    DEUS enviou a solução para tudo isso: ” DEU O SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS, TENHA VIDA ETERNA” JOÃO 3:16 e nesse mesmo capítulo diz:
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

    Mais uma vez, DEUS oferece ao Homem a oportunidade de fazer uma BOA ESCOLHA e na maioria das vez ele está fazendo a escolha ERRADA!
    MOTIVO QUE A BIBLIA DIZ que MUITOS SERÃO CHAMADOS, MAS, POUCOS OS ESCOLHIDOS!

DEIXE UMA RESPOSTA