O Que É o Pecado Original ?

0
31

Abandonando todas as definições teológicas sofisticadas e detalhadas sobre o assunto, e considerando esta verdade do ponto de vista da simplicidade do fato havido no princípio da criação, daí o nome original – de origem, podemos afirmar com toda segurança que o pecado original consistiu no governo usurpador do espírito do homem, pela sua alma, por causa do abandono do governo do Espírito de Deus.

E esta condição ruim, deste governo despótico da alma, em usurpação ao governo que Deus havia dado ao espírito do homem, passou a existir porque o espírito morreu, ou seja, no ato da desobediência, cessou automaticamente toda a comunhão espiritual que ele mantinha com Deus.

A vida do nosso espírito depende inteiramente que ela seja insuflada pelo Espírito de Deus.
Cessada a comunhão com Ele, o nosso espírito morre, fica separado da vida de Deus, e com isto nos tornamos fracos (Rom 5.6), incapacitados para exercermos governo, por meio do nosso espírito, sobre a nossa alma (sentimentos, emoções, vontade, razão).

Pecado é portanto, basicamente isto.

Tudo o mais (pensamentos, atos, omissões errados) é mera consequência desta grande realidade que a tudo dá causa.

É somente em Cristo que esta situação pode ser revertida.

Porque sem Ele, não podemos ter a habitação e o governo do Espírito Santo, que é vitalmente necessário para a ressurreição do nosso espírito, que se encontra morto (não aniquilado, mas sem comunhão com Deus e incapacitado de todo ato de adoração em espírito e em verdade).

É por meio de Cristo que ocorre o reavivamento da consciência (outra faculdade do espírito).

Da consciência que se achava morta quanto ao conhecimento real da pessoa de Deus, e de quem somos de fato a seus olhos.
A razão desta morte da consciência em relação ao que é espiritual e verdadeiro quanto às realidades espirituais, celestiais e divinas, é consequente do fato de se achar o espírito também morto em delitos e em pecados.

Por isso Jesus diz que é somente nEle que podemos conhecer a verdade (sobretudo a pessoa de Deus e Sua Palavra), quando somos libertados do pecado, ou seja, desta condição terrível de morte espiritual, na qual todos se encontram naturalmente, sem Ele, e sem a habitação do Espírito Santo, que é o agente da nossa ressurreição espiritual.

Col 2:12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Col 2:13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA