Home » Capa, Destaque, Estudos por VC, Vida Cristã

O Papel da Mulher Cristã

Avatar de Rosangela da Silva Feitosa Por Rosangela da Silva Feitosa em 11 de outubro de 2012

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O Papel da Mulher Cristã

Hoje as mulheres estão bem mais interessadas em carreiras profissionais e menos desejosas do papel no lar. Porém cada um tem a sua importância. Qual será então, o papel da mulher cristã? Avaliaremos dentro de três áreas: Papel da mulher no lar, papel da mulher na igreja e o papel da mulher na sociedade.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

1. O papel da mulher no lar

Toda mulher tem uma função dentro da família. Algumas são: mães, irmãs, tias, primas, avós… Mas todas nós somos Filhas. Qual o papel da mulher no lar? Existem vários papéis que a mulher pode assumir; mas me deterei em três deles.

Papel da mãe:

  • Ensinar seu filho no caminho do Senhor. Pv 22.6
  • As mães têm uma grande responsabilidade e privilégio; ensinar os seus filhos no caminho do Senhor. Leia também Dt 6.5-9. Mãe aproveite para ensinar seu filho no caminho do Senhor. Reunia-se com eles para ler a Bíblia e orar. Ensine-lhes durante o dia, no caminho, etc.
  • Desafio: Reunia-se com seu Filho, leia a Bíblia e ore com ele.
  • Disciplinar seus filhos. Pv 13.24; Pv 19.24; Ef 6.4
  • Disciplinar é forma de mostrar amor para seus filhos. Como Deus nos ama, Ele nos disciplina. A mãe que ama o filho usa a vara. Pv 22.15; Pv 23.13,14; Pv 29.15, 17
  • Não irritar os filhos. Cl 3.21; Ef 6.4
  • Isso não significa fazer o que o filho deseja, ou o que ele não. Mas significa não fazer qualquer coisa que venha desonrar o nome de Cristo! Ex: Uma mãe que ensina que não deve mentir, mas mente. Com certeza está irritando seu filho com seu mau procedimento.

Papel da esposa:

  • Ser submissa ao seu marido Ef 5.22; Cl 3.18
  • Ser submissa não é um papel desprezível. Não significa humilhar-se perante o homem. Mas sim, auxiliar o esposo. Porque Deus criou a mulher para ser auxiliadora. Gn 2.18 ”Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. A mulher tem essa tarefa importantíssima! Auxiliar! Quantas vezes o marido está indo por um caminho errado, e a mulher percebe e o ajuda.
  • Respeitar o marido Ef 5.33
  • Isso significa praticamente não desonrar o marido. Ás vezes, as mulheres se reúnem para falar mal de seus maridos. Será que ela está respeitando? Claro que não.
  • Amar seu marido Tt 2.3-4
  • Amar é fazer o melhor para o outro. Isso não significa fazer tudo o que outro quer. Mas agir em seu benefício próprio. Para discutir: De que maneira você pode expressar amor pelo seu marido?

ST- Talvez você não é mãe, nem esposa, mas todas as mulheres são filhas!

Papel da filha:

  • Ouvir a instrução dos pais. Pv 1.4; Pv 6.20; Pv 13.1; Pv 23.22
  • Os pais por serem mais experientes têm conselhos bons pra os filhos. E querem o bem dos filhos. Quem aceita a instrução e a repreensão é sábio. Pv 19.20Obedece a seus pais Ef 6.1; Cl 3.20
  • Isso deve ser feito com alegria e lembre-se: obedecer em tudo… Isso é mandamento para as filhas hoje também!
  • Honrar pai e mãe Ef 6.2,3; Êx 20.12
  • Honra é mais do que obedecer. É respeitar, considerar, amar. Pv 15.20 - Quem despreza os pais não é sábio. Não despreze seus pais. Pv 19.26; Pv 20.20; Pv 30.11; 17

ST- Já vimos o papel da mulher no lar. Como mãe, esposa e filha. Mas qual o papel da mulher na Igreja?

2. O papel da mulher na Igreja

Alguns pensam que as mulheres podem fazer de tudo que o homem faz. Outros crêem que há restrições. Mas o que a Bíblia ensina?
I Coríntios 12.1-12; Rm 12.3-8;Ef 4.7-13 fala que Deus deu dons a cada salvo. Então cada pessoa tem pelo menos um dom. Se tem dom, também tem uma tarefa a executar… Mas qual?
I Tm 2.12 diz que a mulher não deve exercer autoridade de homem. Logo, ela não pode ser pastora. E na Bíblia não vemos nenhum exemplo de Deus chamando pastoras.
Mas mesmo assim, há muita coisa que a mulher pode e deve fazer.

ST- Qual será então, o papel da mulher dentro da igreja?

  • Servir em diversos ministérios na Igreja Local
  • Como nós já vimos Deus deu dons a todos. Logo, todas nós temos pelo menos um dom. você não pode dizer: “Ah, não posso fazer nada!”. Lembre-se Deus nos salvou para servir e não para esquentar banco.
  • Na Bíblia temos exemplos de mulheres que estavam servindo: Débora, a juíza Jz 4 e 5; Febe Rm 16.1; Priscila Rm16.3, Maria Rm 16.6, Trifena, Trifosa e Pérside Rm 16.3; Evódia e Síntique Fp 4.2,3
  • Há várias coisas que podemos fazer dentro da igreja: *Classe Infantil; *Ensino na EBD; *Secretaria da Igreja e EBD; *Músicas (regente de coral, intrumentistas); *Ornamentação; *Missões (trabalhar num departamento de missões, informando à igreja sobre o campo e os missionários)…

O que você tem feito? Cada um tem a responsabilidade de servir!
Lembre-se: cada um dará contas de si mesmo a Deus. Rm 14.10,12. E estaremos perante o tribunal de Cristo, prestando contas. I Co 3.9-15

ST- Mas além de servir em diversos ministérios da Igreja local. Há outras formas de servir.

  • Contribuir: II Co 9.6 e 7
  • Uma maneira específica de servir é a contribuição. Devemos contribuir com Igreja Local, com os nossos dízimos e ofertas. Se alguém não contribui está roubando de Deus. Ml 3.8. Pois Deus nos dá todas as coisas. E o que Ele requer de nós é devolvemos os 10% e o que senti no coração de ajudar. Pv 3.9 e 10. Contribuir é uma maneira de expressar gratidão a Deus.
  • Outra maneira de contribuir é ajudar na obra missionária. Há tantos missionários precisando!!! A Bíblia que aquele que anuncia o evangelho viva do evangelho. E quem vai sustentar os missionários. Deus pode usar você!

ST- Outra maneira de servir é:

  • Hospedar pessoas Rm 12.13
  • Ex: A Sunamita que hospedou o servo de Deus e até construiu um quarto para ele II Rs 4.10; Ex2: Lídia convidou Paulo para ficar hospedada na sua casa At 16; Ex3: Ninfa Cl 4.15; Ex4:Júlia e a irmã de Nereu. Rm 16.15. Hospedar vai além de oferecer refeição pra alguém na sua casa. E dar-lhe também atenção. Quem recebeu melhor Jesus? Marta ou Maria?
  • E você, o que tem feito? Vamos convidar outras pessoas para nossa casa. Receba as pessoas que vem na sua casa! Desafio: Convide outra família pra um almoço em conjunto.

ST- Você também pode servir:

  • Orar por outras pessoas. Ex: Paulo orava sempre pelos irmãos Fp 1.9; I Ts 1.2
  • Orar pelos irmãos da sua igreja. Tg 5.16 (Orai uns pelos outros). Orar pelos missionários. Para isso, é importante conhecer as necessidades de nossos irmãos. Ouvi seus pedidos, dar-lhe atenção e orar pelos nossos irmãos. Quando foi a última que você orou por alguém? Desafio: Sempre que lembrar de alguém ore por esta pessoa! A oração tem poder!

ST- E na sociedade? Há alguma coisa que a mulher pode fazer?

3. O papel da mulher no mundo

Sim, há muita coisa que a mulher pode fazer no mundo. Uma delas, a qual é a mais anunciada é:

Há muitas pessoas carentes da salvação; clamando por alguém que lhes fale de Cristo!
Quantas pessoas nunca ouviram o verdadeiro evangelho? Não pense só nas pessoas longe de você. Lembre-se dos seus colegas de trabalho, vizinhos, amigos, parentes. Todos precisam ouvi o verdadeiro evangelho. Ex: Conheci uma pessoa que só foi ouvi o evangelho já com 30 anos. Será que nenhum crente, encontrou com ela?

Talvez você diga: Ah, não sei falar. Êx 4.11 e 12. Foi Deus quem fez a boca do homem. Devemos ir, e Deus colocará na nossa boca o que precisamos falar.
Eis aqui um plano de evangelismo que pode te ajudar:

  1. Mostre para a pessoa que ela tem pecado Rm 3.23, 10-12; I Jo 1.8,10; Tg 2.10
  2. O pecado tem conseqüências Rm 6.23; Ez 18.20; Rm 5.12
  3. Cristo pagou a pena do pecado Jo 3.16; Rm 5.7,8; Is 53.6
  4. É necessário arrependimento dos pecados e fé em Jesus. Jo 1.12; Rm 10. 9,10; At 16.31
  5. A certeza da salvação Jo 3.36; I Jo 5.13; Jo 10.28-29

Desafio: Compartilhe nesta semana o evangelho com alguém.

ST- Mas, além de pregar o evangelho. Outra coisa que as mulheres podem e devem fazer no mundo é:

  • Praticar boas obras Ef 2.10; Tt 3.14

Isso é algo muito pouco falado. Mas Deus nos escolheu pra sermos zelosos de boas obras Tt 2.14. Devemos sempre lembrar disso.
Ex: Dorcas fazia roupas para a sua comunidade At 9. 36-43. Ex2: A mulher virtuosa executa bondade ao pobre Pv 31.10
Será que você tem sido zelosa das boas obras? Se você sabe costurar, pode fazer roupas pra seu bairro. Ou pode doar roupas pra pessoas carentes. Se você sabe ensinar pode ajudar outros que estão precisando.
Pode também ajudar outros doando feiras. (Pv 3.28; Pv 11.24-26; Pv 14.21; Pv 19.17; Pv 28.27). A pessoa generosa é abençoada, e nunca terá falta de nada!

Desafio: Faça algo pelas pessoas a sua volta. Ajude alguém.

ST- Outra coisa que nós podemos fazer em qualquer hora e lugar pela nossa sociedade é:

  • Orar: I Tm 2.1-2

É muito fácil reclamamos de nossa sociedade, governo, prefeito, dos acontecimentos atuais. Mas quantas vezes você já orou por estas pessoas e pela a situação atual de nossa sociedade?

A Bíblia exorta a orarmos pelas autoridades: prefeitos, governadores, presidentes… Por isso, ao invés de reclamarmos, vamos orar por eles. E também pelas pessoas ao nosso redor. Quantas pessoas perdidas!!!! Vamos orar. Mt 21.22 Tudo que pedirdes em oração, crende receberei. Lembre-se de que Deus é poderoso para fazer qualquer coisa.

Desafio: Ore hoje pelo seu prefeito, governador, colegas de trabalho e outras pessoas que estão ao seu redor!

A mulher tem um papel muito importante no lar, na igreja e na sociedade. Use suas habilidades e dons que Deus te deu para servir e atuar em cada lugar. Vamos sempre servir ao Senhor!

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.” Colossenses 3.22,23

Mis. Rosangela da Silva Feitosa
10.10.11 (Segunda)

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,983 comentários no Estudos Bíblicos.