Home » Capa, Destaque, Estudos por VC

O Deus que Sonda os Corações

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O Deus que Sonda os Corações

Quem não conhece o lindo salmo 139 né? Caso ainda não tenha lido, sugiro que leia, pois é tremendo. Mas dentro deste Salmo queria hoje refletir sobre dois versículos, mais precisamente o 23 e o 24. Vamos a eles:

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

Salmos 139:23-24

Chamou-me a atenção esse pedido de Davi, pois ele está primeiramente reconhecendo que quando Deus nos sonda e nos prova ele conhece todas as intenções de nosso coração, ele sabe direitinho o que está nele, o que nossos pensamentos meditam e tramam. Muitas vezes aparentamos tantas coisas e podemos se quiser aparentar para os homens a cara que queremos ser. Como a gente se engana com as pessoas. Quem já não olhou para alguém que fez algo horrível e já não disse; “Nunca imaginei que fulano fosse capaz de fazer algo horrível assim” ou ao contrário, quantas vezes vimos pessoas que parecem que não valem nada fazer atos admiráveis. Pois é, mas o objetivo aqui não exortar você a não julgar os outros por aparências, fica para uma próxima essa advertência. O objetivo dessa reflexão é fazer com que você ore da mesma forma que Davi orou no Vs. 24 “Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Geralmente somos ensinados que devemos olha para dentro de nós e nos examinarmos, assim como ensina 1° Coríntios 11: 28 e devemos fazer isso mesmo. Mas aqui Davi faz bem mais do que isso, Davi pede pra Deus examinar ele. Davi está pedindo pra Deus ir ao mais profundo do seu interior, e aqui vale citar outras versões desse pedido. A NTHL trás “Vê se há em mim algum pecado..” Na versão da AA está escrito “Vê se há em mim algum caminho perverso…” Na NVI “Vê se em minha conduta algo te ofende…” Em todas elas chegamos a conclusão de que no fim das contas Davi está pedindo pra Deus ver se tem algo que não presta na vida dele.

Agora, por que Davi, o homem segundo o coração de Deus, pede algo assim? Meu caro amigo minha cara a amiga, nós muitas vezes queremos julgar os outros, mas a real que não somos capazes de julgar nem a nós mesmos, não somos capaz nem de identificar nossos desejos maus. Davi não conhecia os textos de Jeremias, porque ele viveu bem antes que o profeta, mas Davi já conhecia um principio de Deus, que Jeremias revelou mais tarde em seu livro. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.(Jeremias 17:9-10) .

Não adianta, nosso coração é enganoso, perverso, e nem mesmo nós temos a capacidade de entende-lo. Olha só como a Bíblia é divinamente inspirada por Deus. Deus, muito depois por intermédio da boca de Jeremias revela mais claramente o que Davi já havia entendido no Salmo 139: Só Deus é capaz de sondar e provar no íntimo nossas intenções. E olha o que diz o final do Vs. 10 lá em Jeremias“…e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” Ou seja, um coração mau, produzirá ações más, e assim o fim será terrível. Por entender isso que Davi clama: “Oh Deus vê se há mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” Davi queria Deus mostrasse o que existia de mais podre, os desejos perversos que nem mesmo Davi sabia que tinha, para que ele pudesse mudar o rumo e fazer a coisa certa.

Lendo esses versículos lembrei também que certa vez assisti um relato de um jovem (não foi algo que aconteceu com outra pessoa, foi o relato pessoal dele mesmo), e agora até faz mais sentido. Ele tinha uma namorada, os dois tinham um namoro nos principio Cristãos, eram virgens, tinham o desejo de só terem relações sexuais após o casamento assim como ensina a palavra, e ele contava que ele era bem prudente para evitar qualquer situação que pudesse levar os dois a pecar, cuidava de horários, locais em que se beijavam, era muito prudente.

Bom, certa vez ele teve um sonho (ele explicou todos os detalhes, mas aqui vou só relatar a parte que nos serve pra entender o que quero dizer) onde numa certa ocasião a namorada dele saiu caminhando por uma trilha em um lugar semelhante há uma chácara, e levou ele até uma casinha bem pequena, isso de noite, e os dois entraram ali, e começaram a se beijar, mão passando em todo lugar, mas a parte engraçada que ele mesmo achou, foi que quando ele pegou a namorada na feição realmente pra a partir dali começar a relação sexual de fato, foi como se os dois tivessem adormecidos, (ele contando ainda disse, “só em sonho mesmo”) e quando ele acordou (no sonho ainda), já era o outro dia, e ele apavorado que tinham passado a noite fora acordou namorada, viu ela guardando uma camisinha na bolsa que não tinha sido usada, e chamaram taxi, mas enfim, aí ele acordou do sonho na hora que ia ter que se explicar com o pai e com o sogro o que aconteceu naquela noite, que ele simplesmente sumiram. Deu sorte ainda hehehe.

Bom antes de ele continuar a gente poderia chegar algumas conclusões: Primeiro a namorada dele era uma safada, e ele nem sabia. Segundo: Deu problema na hora H e por isso dormiram. Bom, piada a parte, achei muito interessante à lição que ele ainda conseguiu tirar disso. Ele continuou contando que acordou muito tenso e mau com o que tinha sonhado, primeiramente até pensou naquelas duas hipóteses engraçadas que eu falei antes, mas logo depois foi orar e daí ele tristemente concluiu que o sonho no fundo manifestou um desejo que nem ele sabia que tinha, mas que se a situação fosse real, ele confessou que não ia fazer nada pra impedir, que no fundo bem que ele queria se ver numa situação, onde “sem querer” os dois tivessem sozinhos e aí então ele pudesse ter uma relação sexual. E o fato de ele te adormecido bem na hora, segundo ele, foi uma proteção de Deus no sonho onde o objetivo era só pra mostrar a intenção perversa que lá no fundo um dia poderia ser manifestada, foi até engraçado, mas numa realidade é impossível duas pessoas entrarem num sono tão profundo assim numa num momento quente desses. Ele conta que ia se sentir péssimo em acordar e ter uma lembrança de uma relação sexual com sua namorada, uma vez que seu rosto e seu corpo eram bem reais no sonho. Por isso definiu como uma proteção de Deus, onde foi revelado o quão frágil ele era, o quão perverso era seus desejos ocultos.

Juntando essa história com o que já tinha escrito antes, quero incentivar você a pedir que Deus o sonde todos os dias, que Deus revele desejos, ações que talvez nem você mesmo saiba que em determinas situações irá ter. Esse exemplo anterior foi em uma área sexual, mas pode ser pra tantas outras áreas da nossa vida, precisamos fazer que nem Davi pedir que Deus mostre nossas falhas, nossos desejos pecaminosos, todos nós temos propensão grande pra fazer o que é errado, mas mais do que pedir isso, precisamos depois disso pedir que Deus nos de um caminho diferente, nos conduza por um caminho de paz, não sei como foi o caminho daquele jovem depois, mas creio que a partir dali, foi ainda mais prudente do que já era e buscou mais ainda ao Senhor pra que ele não permitisse que esses desejos se manifestassem em concreto, pelo menos deveria assim fazer.

Só Deus e ninguém mais é capaz de penetrar no mais profundo de nosso ser, busque a Deus, sujei-te a ele, clame pela graça e misericórdia dele. Deus não vai mudar nada que você não queria ser mudado, busque a cada dia mais se aperfeiçoar na presença dele, o fato de que nunca conseguiremos chegar a perfeição plena nessa vida, não significa que não devemos até nosso ultimo suspiro, buscar se aperfeiçoar. Que Deus possa nos sondar dia a dia e tirar de nós todo o desejo perverso e nos guiar por um caminho santo em sua presença. Deus abençoe!

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.