Home » Estudos por VC, Opinião, Vida Cristã

O cristão pode usar tatuagens e brincos?

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O cristão pode usar tatuagens e brincos?

Muitos de nós criamos alguns padrões doutrinários que, na maioria das vezes são regras que não têm fundamentos Bíblicos e, transformamos isso em princípios inegociáveis.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Vejamos abaixo alguns versículos que já vão nos fazer pensar sobre esse assunto e comparar com a realidade de hoje:

• I Co 11:14 a 15 – “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe foi dado em lugar do véu. (Era uma questão cultural da época)

• Lv 19:27 – Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. (Não existe mais esse paradigma nos dias atuais)

• Ez 44:20 – E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças.

• I Co 14:34 – “Mulheres estejam caladas na igreja, por que não lhes é permitido falar, mas estejais sujeitas como ordena a lei; se querem aprender alguma coisa interroguem em casa seus maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja”.

• I Tm 2:11 a 12 – “A mulher aprenda em silêncio, em toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (Era uma questão totalmente cultural. Lembremo-nos de mulheres que o próprio Deus deixou registrado em Sua palavra como, por exemplo, Rebeca. Ela foi juíza e líder);

• Ex 32:2 – E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos FILHOS e de vossas filhas, e trazei-mos. (O pedido para tirar os pendentes da orelha foi para que o ouro fosse usado para fundição, nesse caso de uma imagem, que claro desagradava a Deus. Mas o que quero ressaltar no texto é que era comum para eles usarem pendentes nas orelhas e isso não era condenado).

Quantas dessas ordenanças se tornaram obsoletas no contexto da igreja atual e como muitos usaram alguns versículos para criar padrões que o Senhor não determinou? Essas regras tinham a ver com a questão cultural da época ou pregavam contra ações que determinavam paganismo e adoração a outros deuses naquela geração.

Hoje vemos homens de cabelo comprido, outros de cabeça raspada, mulheres de cabelos curtos, mulheres que ensinam e que são líderes, outras que usam calça, maquiagem, entre outras práticas comuns a nós hoje, mas que há 20 ou 30 anos atrás seriam um verdadeiro escândalo.

Vemos também como essas diferenças não influenciam em nada no que diz respeito à unção de Deus, à santidade e tudo o que caracteriza um filho de Deus.

Eu creio que a grande questão nisso tudo não é a aparência, mas a motivação.

Há casos onde a rebeldia e desobediência são marcadas pela mudança da aparência, seja ela desde uma tatoo ou até um simples corte de cabelo.

Pessoas que fizeram tatuagens demoníacas que marcam um tempo de trevas em suas vidas ou tatuagens dedicadas a pessoas que já morreram. Pessoas que tomaram atitudes sem autorização de seus pais e/ou cônjuges ou ainda sem sentirem paz no Espírito Santo fizeram tais coisas. Isso sim pode caracterizar pecados relacionados à aparência. Mas, uma vez estando no Senhor e tendo se arrependido, Deus perdoa e dos pecados não se lembra mais.

Mas na verdade queridos, a desobediência ao Senhor não está somente ligada à aparência, mas a tudo que Deus não nos mandou fazer e estamos fazendo. Inclusive coisas politicamente corretas que “fazemos para Deus” e na verdade Ele não nos pediu. Ações que recebem o aplauso dos homens e que para Deus não tem valor algum.

Paulo nos fala algo mais sobre regras humanas em Colossenses:

• Cl 2:20 a 23 – “Já que vocês morreram com Cristo para os rudimentos desse mundo, porque, agindo como se ainda pertencessem ao mundo, vocês se submetem a regras como: Não manuseies não toques, não provem? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm de fato aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne”.

Paulo aqui está falando sobre regras que, sem fundamento, têm aparência de sabedoria, de zelo pelo evangelho, aparência de santidade, mas na verdade são inúteis, farisaicas e moralistas. E muitos usam textos isolados para respaldar crendices ou suas decisões pessoais.

Creio que para tudo o que vamos fazer precisamos perguntar ao Espírito Santo se assim deve ser feito e acredito que pra uns ele dirá sim e para outros Ele dirá não de acordo com sua vontade e propósito individual.

Há um texto bíblico muito usado para condenar tatuagens:

• Lv 19:28 – Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.

Nesse contexto Deus está falando a respeito de coisas feitas em culto aos mortos. O que está em questão não é a marca no corpo, mas o propósito dela.

Porém, há outro versículo que defende a marca no corpo sendo ela feita ao Senhor!

. Is 44:5 – Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor;e por sobrenome tomará o nome de Israel.

É estranho escrever algo permanente na pele sem marcar. Seria isso como uma tatuagem?

• Ez 16:12 – E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas(brincos em forma de argola), e uma linda coroa na cabeça (Palavras do Senhor para Jerusalém)

Alguns perguntaram: “Mas por que se Tatuar?”

“Pelo mesmo motivo que muitos pintam o cabelo, usam brinco, compram roupas novas, fazem academia”.

Não há fundamento bíblico para condenar essa prática. Portanto precisamos sentir paz no Espírito Santo em tudo o que fazemos.

Não faça em rebeldia. Tenha o aval de sua liderança e familiares.

Amemos uns aos outros, os que usam e os que não usam tatuagens, não importa! Precisamos entender que somos diferentes uns dos outros, porém filhos do mesmo Pai…

Na paz daquele que nos adorna.
Pr. Felipe Heiderich
@FelipeHeiderich

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

80 comentaram, comente você também!

  1. Parabéns pelo estudo. O povo evangélico tem coisas muito mais importantes para se preocupar, pra não perder tempo com trivialidades. Mais uma vez, parabéns.

    • por isso muita gente vai ficar no arrebatamento justamente por causa das trivialidades.

    • Deus quer o amor em nossos corações, com toda a certeza posso afirmar que ele não está nem ai para o nosso interior ! Eu uso alargador,piercing, e vô fazer minha primeira tatto (amanha inclusive) e estou SUPER bem com Deus,

    • Deus quer o amor em nossos corações, com toda a certeza posso afirmar que ele não está nem ai para o nosso interior ! Eu uso alargador,piercing, e vô fazer minha primeira tatto (amanha inclusive) e estou SUPER bem com Deus, porque ? Porque sei que ele me ama, e ele não está nem ai pra minha aparencia, ele quer meu coração e não meu corpo. Infelizmente isso que essas pessoas chamam de pecado não passa de puro PRECONCEITO !

  2. Sou protestante desde minha infância. Possuo 3 tatuagens porque gosto muito de qualquer tipo de arte. Sou designer gráfico e acho que isso também influenciou, devido aos estudos sobre arte.
    Minhas tatuagens são todas pensadas e feitas com o aval de minha família. Em um braço tenho a palavra amor, bem pequenina. No pulso esquerdo, tenho escrito: Isaías 41:10 e a primeira tatuagem que fiz, foi uma borboleta que pretendo ainda preencher com outra coisa. Sou feliz assim, porque sei que Deus me ama e eu faço a diferença trabalhando pelo Seu Reino. Que Deus abençoe a todos.

    • sergio apsantos disse:

      a paz amados em levitico cap 19 verso 28 diz assim
      pelos mortos nao fareis marcas em vos nem tatuagens eu sou o senhor ai entao voce pode dizer mas isso foi no antigo testamento em hebreus cap 13 verso 8 diz jesus ( a palavra ou verbo ) e o mesmo ontem hoje e eternamente amem juntos em cristo ate o arrebatamento

    • “Irmã” que tal agora colocar uma borboletinha nas costas perto do bumbum?
      Deut 14:1 ; Lev 19:28 ; Ah! “irmão” isso foi no antigo testamento.
      Se no antigo testamento pode ser tudo descriminado então nos 10 mandamentos em um deles fala, NÃO MATARÁS, então posso matar a vontade hoje, porque é passado é antigo testamento, etc,etc,etc.
      O que falta em vc é mudança, tenho a maior certeza e convicção que seus pais são totalmente liberais, liberou tal coisa prá vc fazer, assim como tambem tenho a maior certeza do mundo que não fazem estudos bíblicos em famíla ; não oram juntos ; NÃO TEM O COSTUME DE LEEM A BIBLIA ; NÃO ORAM ; NÃO JEJUAM ; crentes domingueiros ; não trabalham na igreja ou fala de Jesus em qualquer lugar, falo com convicção pq se tais atos fizessem, SUAS VIDAS MUDARIAM, A SUA E DE TODA SUA FAMÍLIA.

      • Esta se esquecendo de um dos maiores ensinamentos de Jesus “não julgueis para que nao sejais Julgados” ou Lucas 6: 39-42.,cuidem de suas vidas,arrependam-se e nao julguem você nem conhece o irmão ai e ja disse tudo o que nao acontece na casa dele que coisa feia irmão!!!

  3. não concordo, certo que na biblia não encontramos estas regras, mas se fizermos igual ao mundo aonde estara a nossa diferença de cristão?

    • A nossa diferença não esta no modo eu que nos vestimos, ou na nossa aparência e sim na nossa atitude no nosso comportamento, não adianta de nada vc usar terno e gravata andar todo social pra falar que é crente se vc chega em casa e bate na sua esposa , trai a msm !
      Deus busca em nós santidade de espirito, Deus nos quer fiél a ele !

    • fala serio irmã, nos somos a luz do mundo, a luz de brinco e tatuagem e sem é mesma coisa, agora Luz de mundo cheio de orgulho é uma coisa complicada, o testemunho esta nos frutos que permanece

      • Concordo contigo irmão nao uso brincos nem tatuagens,mas tem muito crente Fariseu ai que da ótimos exemplos na igreja e fora dela trai a esposa,bate nela,maltrata os filhos,julga as pessoas,se a pessoa tem o verdadeiro arrependimento é isso que realmente interessa e pronto,não se esqueçam que por mais esforçados que sejamos somos Salvos pela Graça que é imerecida,somos todos pecadores o único que nao pecou foi o Senhor Jesus Louvado Seja o Seu Nome por todos os Séculos, nao se esqueçam que somos pecadores só Ele é o Cordeiro Imaculado!!!!

  4. Ótimo estudo. Não possuo tatuagens, mas o texto é realmente edificante. Possuo discípulos com tatuagens, agora ficou melhor caso hajam algumas perguntas da parte deles. Parabéns ao pastor Felipe Heiderich. Deus o abençoe!

    • o problema é que os discipulos são seus marcus pois se fosse discipulo de Cristo eles deixariam de fazer tais tatuagem. Uma coisa é eles aceitarem a Cristo já com tatuagem e outra coisa é eles fazerem tatuagem depois q aceitaram a Cristo.

  5. TENHO A CERTEZA QUE QDO DEUS FALA QUE DEVEMOS SER A LUZ DO MUNDO … O SAL DA TERRA… A DIFERENÇA ESTA EM FAZER O QUE REALMENTE AGRADA A DEUS… O QUE LOUVA O NOME DO SENHOR… TEMOS QUE SER A DIFIRENÇA ENTRE AQUELES QUE EESTAO NA LUZ E NAS TREVAS… SEI QUE ESTAMOS NO MUNDO… E DEVEMOS USAR DELE AQUILO QUE REALMENTE PRECISAMOS… ESTOU NO EVANGELIO.. SOU CRISTA… ACEITEI AO SENHOR COMO SE FALA POR AI… HA APENAS 5 ANOS… MAIS TENHO CERTEZA QUE O SENHOR N VE APENAS O CORAÇAO E SIM.. NOSSO MODO DE AGIR… FALAR.. E COM CERTEZA NOSSO MODO DE VESTIR E DDE COMO USAMOS NOSSO CORPO QUE O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO… FIQUEM NA PAZ… N ME CRITIQUEM POIS APENAS DEIXEI MINHA OPINIAO…

  6. paz do senhor.
    sou assembleiano, com base este estudo de uso de brinco, tatuagem e uso de calças nas senhoras, acho eu que é errado, porque lembrando-me estou certo que hebrews diz o nosso Deus é o mesmo ontem e diz a biblia que toda a escritura biblica é espirada por Deus, desta feita o apostolo não sou advertiu aquele povo como tambem comtinua advertindo.
    sejamos realemte filhos da luz, paremos de viver no ocultismo.
    como é feio ver uma cantora dentro da igreja de calça.
    o nosso corpo é templo do Espirito santo, se criticamos as imagens dentro da igreja catolica acho eu que deviamos criticar mais as tatuagem aos nossos corpo pos é ele o verdadeiro templo que a de prestar contas ao dia do juizo.

    imagine: Homems cabeludo com as suas calças e mulheres cabeludas com as suas calças……….. não faz diferenças… no macho no femia.

  7. lemos em leviticos 19:28 o seguinte”não dareis golpes na vossa carne, nem fareis marca alguma em vós, eu sou o senhor” então quando estamos fazendo isto estamos desobedecendo a Deus;

  8. precisa se converter de corpo e alma, porque o nosso corpo é templo do espirito santo,

  9. É algo edificante o que o irmão escreveu, e certas iterpretações Biblícas são diferentes umas das outras, como em Colossenses, mas o que eu creio que o teólogo quis nos passar e isso cada um interpreta segundo seu conhecimento e doutrina religiosa é que quando realmente há um novo nascimento em Cristo,Romanos 1º,nos diz o que precisamos saber, e costumes e rituais praticados em ignorãncia são perdoados e aqueles atos que praticamos temos que ver se é lícito e me convém e não escandalizam os pequenos de nossa mesma fé, ai sim se tu em Cristo não te condena quem te condenará? em 1Cor 11:31, nos explica bem em seu texto e contexto, a paz do Senhor.

  10. a biblia e a voz de DEUS… ontem… hoje e sera eternamente… creio q temos q ser a diferença em tudo…. tudo mmo… n só no falar… agir… assim como no vestir…

  11. posso até concorda com o irmão que há alguns issageros por parte de algumas denominações tambem concordo que os vesiculos citos principalmente o de (1co=11.1-16) são da cultura da epoca em que aconteceram os fatos biblicos. Mais eu tenho acerteza a plena convicção que a igreja do Senho tem que seguir uma direção diferente deste sistema mundano ela (igreja) tem que ser luz ela tem que ser sal seja com suas atitude interiores ou exteriores (roupas, tatuagem, brincos nos homens etc..) Mais infelizmente a flexibilidade moral tem entrado dentro das igrejas para que assim possa atrair a multidões. Hoje vc passa na rua já não indentifica mais quem é e quem não é cristão, e essa historia que Deus quer só o coração isso é conversa do diabo Deus quer o teu corpo, tua alma e teu espirito. Deus não quer homens e mulheres religiosos, Ele quer homens e mulheres que tem compromisso com ELE e que o aceitaram para fazer a diferença neste atual sistema mundano de plena inversão de valores. que Deus vós abençoe.

  12. concordo,temos que nos preocupar em apascentar as ovelhas,em alcançar aquelas que estão desgarradas.

  13. Pelo que eu entendi nesse estudo é que devemos deixar a biblia de lado e fazermos tudo o que nosso coração deseja.

  14. Ana Lucia Comitre Novaes disse:

    Boa Tarde,

    O que falta para as pessoas e bom senso e equilibrio.Concordo que nosso corpo é o templo do Espirito Santo e que não devemos escandalizar as pessoas, até porque se não nos diferenciarmos não teremos argumentos até para evangelizarmos.Porem o que vale mais uma irmanzinha de cabelos longos e saias nos pes e uma lingua maior que seu cabelo cheio de veneno ou um irmão com uma tatuagem e que em seu coração e sua boca só tem o amor de Deus, que leva uma vida reta, quem dará mais testemunho. Acho tudo muito relativo, Jesus, me corrijam se estiver equivocada, nunca condenou ou excluiu alguem por sua aparencia porem chamou os Fariseus de raça de viboras devido a sua postura

    • Querida irmã Ana Lucia,
      um erro não justifica outro.A primeira pessoa mencionada na sua fala é uma hipócrita;a segunda é uma mundana.Quem sabe o que é ser cristão dirá: todas estão erradas!

  15. Quando eu era satanista e vivia no mundo era obcecada por tatuagem, minha familia, sempre me proibiu, quando vim para Cristo,sem ninguem falar nada perdi todo o desejo, procure livros que falem de simbolos da nova era e vcs verão que a maioria são temas de tatuagem, não podemos servir a 2 senhores, nem participar da mesa do SENHOR eda mesa dos idolos, as bençãos do senhor enriquecem e não acrescenta dores, pessoas deixam de ser empregadas por isso, a policia quando enquadra ja pergunta se vc se tatuou na cadaia, pensem nisso. Que DEUS os abençoe

  16. Estava a procura de um estudo quando entrei no seu site, DESCUPE mas não gostei o seu estudo, visão sobre tatuagem.

  17. Ademir Paião disse:

    Amados no Senhor. Uma coisa eu sempre ensino na igreja onde congrego: “DEUS é luz, e quanto mais nos aproximamos Dele, as más obras vão sendo reveladas, e seremos obrigados a deixa-las, por que se quisermos reamente agrada-lo, iremos deixar que o Espirito Santo nos direcione, ou melhor, iremos pedir a Ele direção para procedermos da forma como Ele quer que vivamos”. Devemos sempre ter em mente: “Se somos servos, devemos sempre ser obedientes ao nosso Senhor!”.

  18. vc precisa de lei palavra de deus e falar com o espirito santo para ver se vai falar ou não com vc quer deus abra teus olhos espirituais.
    ele te de sabedoria da palavra santa .

  19. Concordo temos que fazer a diferença,assim dis o senhor! estamos neste mundo mais não fazemos parte dele.
    se formos fazer tudo o que o mundo impõe não seremos salvos
    Temos que fazer a diferença somos o sal da terra e luz do mundo.
    Não aceite o que outros dizem.

  20. E um estudo muito relativo e amplo vão ter diversas opiniões diferentes uma contrariando a outra!
    Mais creio eu que se você faz um tatoo ou um piercing achando ser pecado ou faz a msm em forma de rebeldia você estará pecando ((Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23))!
    Mais se por outro lado você faz a tatoo ou um piercing com convicção que não é pecado((vai da cabeça de cada um)) sem receio nenhum, creio eu que Deus não vai condenar a sua ação como pecado .((“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31))

    A Bíblia não se coloca condenando tatuagens ou piercings, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los vai do ensinamento de cada um do proposito de cada um !

    Que Deus abençoe a todos!

    Vou deixar um frase que em todos os lugares que eu vou eu gosto de falar ou escrever
    parte de uma letra de uma musica de uma banda gospel ((Resgate))

    ‘Eu sei que eu vou viver um dia eu hei de ver o meu país aos teus pés Deus’

  21. li o seu estudo, so qu vc esqueceu de dizer que ,tatuagem naceu nas cadeias, no meio de tudo enquanto e marginal, os filhos verdadeiros de Deus devem mesmo e preocupar se em ganhar almas e nao estarem a discutir o sexo dos anjos, se perdessemos menos tempo com futilidades, e pregar o evangeho em vez disto Jesus certamente ja teria voltado porque ja haveriamos conseguido conquistar o mundo atraves do vero evangelho do Senhor jesus , ensina coisas boas e agradaveis aos jovens e nao tatuar ou nao eis a questao, salutos criatianos

  22. Pastor Felipe Heiderich, você que me desculpe, mas acredito que esse estudo foi feito com base no que você acredita e acaba distorcendo a palavra de Deus, como se tais coisas fossem permitidas.
    A interpretação livre da bíblia é muito perigosa. A pessoa interpreta como ela quer e faz as próprias leis, achando que Deus vai concordar com tudo. Faça o favor.
    Se tatuagem ou piercing fosse “legal” perante a palavra de Deus, os apóstolos usariam e até mesmo o próprio Jesus. Se a própria bíblia fala que é proibido(Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor – NVI – Nova Versão Internacional da Bíblia – Levítico 19. 28 ) , como podemos falar que era só para os povos antigos? Pra mim isso é conversa para boi dormir.
    Daqui a pouco vai todo mundo querer beber, fumar, usando palavras da bíblia, distorcendo seu significado.

    Eu vou deixar um link de um site de estudos bíblicos(http://www.osdezmandamentos.com.br/estudos/estudos_11.html) que fala sobre esse assunto com seriedade.
    Espero que aceitem minha resposta e não vos deixem enganar irmãos. Ou somos totalmente obedientes ao Senhor e a sua palavra. Ou interpretamos a nossa maneira e vivemos do jeito que queremos.

    Abraços!

  23. Adriano martins disse:

    Pr.Voce encontra em Levitico o Senhor Deus determinando que:
    Não colocara marcas em seu corpo.
    Porque o Senhor não abordou esta passagem?
    Ela o fara refletir alguns pontos levantados pelo senhor.
    O Senhor tem a visão de gueera espiritual e consequentemente Libertação?
    Estou aberto a conversar com o Senhor pelo e-mail diretamente.
    Se o Senhor quiser será um prazer e uma benção;
    Agindo Deus quem impedira?

  24. RAFAEL MARCOS GARCIA disse:

    Quando alguém se converte a Jesus, procura esconder a tatuagem pois ela não tem mais sentido em sua vida. Amém

  25. Se formos na conversa de certos pastores que se julgam deuses, estaremos perdidos.
    A maoria dos pastores estão preocupados com suas contas bancarias e não com a salvação das almas.

    E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
    Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
    Ezequiel 34:1-2

  26. E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
    Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
    Ezequiel 34:1-2
    Hoje a maioria dos pastores so se preocupam com suas contas bancarias.
    Venha como está e fique como está.

  27. Se vc é a imagem de Deus
    porque vc vai pixa-la?

  28. O mundo já esta saturado de erros e dores e ao invés de nos empenharmos em sermos diferentes,sal desse mundo maligno,luz de Cristo que brilha nas trevas,fazemos questão de nos associarmos às suas práticas culturais.Tatuagens,brincos,musicas mundanas,enfim.engraçado é que quando alguém objeta tais práticas,são chamados de religiosos.
    Religiosidade é uma coisa;consagração é outra! lamentável,Pastor.
    Por isso é que no grande dia do arrebatamento as igrejas continuarão cheias.

  29. a bíblia DIS e não conformeis com este mundo, mais transforma-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de DEUS ;porque ele nos chamou para ser santo ou seja separado do mundo .nunca leste na bíblia em hb 12.14 .

  30. dissestes bem vítor claus,praticas culturais,os tempos mudam e as culturas também…eu sinceramente acredito no eu e DEUS e creio que ele olha o interior, não o exterior…a bíblia fala Em Isaías 61:1 e 2 diz: “O ESPIRITO DO SENHOR DEUS ESTÁ SOBRE MIM, PORQUE O SENHOR ME UNGIU PARA PREGAR BOAS NOVAS AOS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO, A PROCLAMAR LIBERTAÇÃO AOS CATIVOS E A POR EM LIBERDADE OS ALGEMADOS; A APREGOAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR” “ha vamos cair na real, não é porque eu uso brinco,que eu sou restrito de fazer isso,mas não ligo pro que pensam,eu sei antes de qualquer outro coisa em quem tenho crido…somente ele tem o poder de julgar,se as pessoas não me amam aprendam pelo menos a conviver comigo…porque se você não tem condição de me amar podendo me ver como vai amar o que não ver?

  31. Em Ex 32:2 (TAMBEM NÃO ERA CULTURAL NÃO IRMÃO?)
    Quer dizer que em I Co 11:14 a 15 , era uma questão CULTURAL DA ÉPOCA, mais EX 32:2, NÃO É Uma QUESTÃO CULTURAL.

  32. amado so uma correção Rebeca ñ foi lider nem juiza mais sim Débora foi colocada como juíza sobre o povo de Israel
    Amém Deus Abençoe

  33. - AMADO IRMÃO, EU NÃO SOU JUIZ E NE LEGISLADOR, MAS A PALAVRA DE DEUS É QUE NOS CONDENA OU SOMOS JUSTIFICADOS, PORÉM VC IRMÃO FOI CHAMADO PARA SER LIVRE. MAS NÃO DEIXE QUE ESSA LIBERDADE SE TORNE UMA DESCULPA PARA PERMITIR QUE A NATUREZA HUMANA DOMINE VC. POIS JESUS CRISTO ERA LIVRE, NÃO TINHA NADA QUE PRENDIA ELE, SE VC USA BRINCO OU TATUAGEM SEJA QUAL FOR, ISSO SÃO COISAS DO MUNDO E PORTANTO A PALAVRA DE DEUS NOS ADEVERTI, NÃO AMEM O MUNDO E NEM AS COISAS QUE A NO MUNDO, SE VC TEM CRISTO SEJA LIVRE, SIGA JESUS CRISTO, PORQUE CRISTO NÃO USAVA BRINCO OU TINHA TATOOAGEM, SEJA O DISCIPULO DE JESUS, NÃO EMITA O MUNDO E NEM O QUE HA NO MUNDO, SEJA IMITADOR DE JESUS CRISTO.

  34. Quer dizer q a partir desse estudo vc acha certo incentivar o uso de tatuagens e brincos, pois pelo que eu entendi o pastor sugeri que ñ há mal algum em fazer, entendo que se a pessoa já tiver uma tatuagem, ñ tem como mudar, mais quando resolvemos entregar verdadeiramente nossas vidas a Deus tem q haver uma transformação, até porque nos tornamos nova criatura, devo buscar santidade, então será q o brilho do Espírito Santo, ñ é o suficiente na minha vida, preciso de artifícios para agradar ao Senhor, julgarmos e condenarmos nossos irmãos ñ é certo mais orienta-los para q alcancem a salvação e nossa obrigação, ñ q brinco ou tatuagem leve para o céu ou para o inferno, ñ é isso mais a palavra de Deus diz que se somos santos, santifiquemos mais, e temos que ser a difereça!

  35. Doctor Óliver disse:

    Igrejas seculirizadas. igrejas que não fazem mais diferenças, cristãos que são iguais os que não são cristãos, tudo igual, não há mais diferenças de renovação de vida e muito menos espiritual, ”ta todo mundo no mesmo balaio”…. quando voce aceita Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre, espera-se uma mudança radical de comportamento, mudança de vida, mas se voce continua sendo e tendo as mesmas atitudes de um não cristão, pergunto ? houve mudança em sua vida por aceitar Jesus ? ou voce é o mesmo ! Continuas perdido ? tudo bem para voce, a palavra de Deus não alterou nada, então continue com os costumes mundanos.
    Bom inferno pra voce.

  36. Irmã Parabéns por sua resposta, isso que nó9s vemos é farisaismo,por exemplo, todos os dias vou de onibus ao trabalho e tem uma senhora que pega onibus comigo juntamente com outra e ouço infelizmente a conversa das duas nunca tive curiosidade de saber qual a igreja em que elas congregam,mas ouço durante 1 hora ininterrupta elas fofocarem sobre a vida de amigos,de irmaõs de igreja ,de familiares,destilando seu veneno de forma acintosa mas no entanto tem os cabelos ate a cintura e todas paramentadas com saias até as canelas e blusas fechadas até os pulsos e ai?Deus continue te abençoando irmã pois fazes bom juízo das pessoas e tens a verdadeira fé um abraço!!!!

  37. Aonde a Igreja de Jesus esta….
    Aquii coloco minha idgnação sobre tal assunto, onde é que pode cristãos templos do Espirito Santo, separados do mundo, podem fazer tatuagens???? para vc ter uma ideia quando Deus falava com o povo de Israel o que mais ele pedia era que nao fizessem as coisas que outros povos faziam.
    Meu irmão aonde esta o “se separem das coisas mundanas” o ” ser diferente” que vcs nao entederam.
    Sou novo convertido e graças a Deus o Espirito Santo Habita em mim e jamais Dexaria eu fazer uma tatuagem. Nao satifazes os desejos da vossa natureza humana.

  38. ESSE IRMÃO DEVE TER TATUAGENS PELO CORPO, SE TEM E QUER CONTINUAR COLOCANDO TEM A LIBERDADE O ARBITRIO, MAS USAR DA PALAVRA PRA INCENTIVAR,
    ISSO É PERIGOSO, AI DOS QUE CHAMAM MAL BEM E O BEM MAL. ISAIAS 5:20.OS CRISTÃOS DE HOJE (BOA PARTE) ESTÁ TÃO CONFORMADO OU ENVOLVIDO COM O SECULARISMO QUE ULTILIZAM ATÉ DA PALAVRA. SÓ A MISERICODIA.

  39. Graça e Paz amada, concordo com vc. e ainda acrecento que Deus não olha para nosso exterior, mas para nosso coração e seremos julgados pelas nossas obras e não pelas tatuagens,brincos ou percing, isso tudo é modernismo cultural, não tem nada a ver com o Reino de Deus.

  40. é isso ai. continue acreditando nas coisas que o homem fala e pensa que é correto. foi assim que começo no jardim (nâo e assim que disse Deus……

  41. Apoiado! Tá na cara que tatuagem é um mundanismo grotesco. Deus está deixando estas coisas suergirem agora que é para igreja acordar, sair da sua zona de conforto e evangelizar este mundo podre.

  42. Meu Deus! Como este pastor Felipe distorce o texto bíblico. Só porque o texto em Isaias diz que se escreveu na mão não quer dizer que foi feito um ferimento ou uma marca permanente na pele para se escrever aquilo.

    Quanta desonestidade.

  43. é verdade, hoje em dia querem fazer do templo tudo que querem, fica uma pergunta, para que
    se tatuar, até empresas recusam pessoas assim, se a pessoa tem do tempo da ignorância, é uma coisa, mas agora que diz servir a DEUS, colocar imagens no corpo,sei não?

  44. Paz do senhor amados irmãos. Engraçado meus amados que tem muitos irmãos dizem que devemos “fazer tudo que esta na bíblia” mas qual de vós pratica isso?( Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
    Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
    E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
    Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.

    Deuteronômio 21:18-22) Amados se fizermos coisas para nos escandalizarmos, (“Ai do mundo, por causa dos escândalos;
    Porque é inevitável que venham escândalos,
    Mas ai do homem pelo qual vem o escândalo” – Mateus 18.7) aí sim estaremos pecando. Ex.: uma crente cheia de brincos e pírcingues e com o corpo cheio de tatuagens diabólicas, a bíblia nos fala ( I Co 14:34 – “Mulheres estejam caladas na igreja, por que não lhes é permitido falar, mas estejais sujeitas como ordena a lei; se querem aprender alguma coisa interroguem em casa seus maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja”.) não gosto de tatuagens, mas não vou julgar meu irmão que gosta, ou minha irmão que usa brinco, batom e calça(FEMININA) SEM RESPALDO BÍBLICO CONVINCENTE QUE DIGA QUE É PECADO. Só por que eu não gosto de hino em ritmo de forró e minha igreja não aceita eu vou sair por aí dizendo que é pecado? É por isso que muita gente não é salva, Por que acha que os crentes veem pecado em tudo e não querem ao menos ouvir a palavra de Deus.

  45. MAURO ROGERIO disse:

    BOA NOITE E ANTES DE TUDO A PAZ IRMÃOS !!!!!LEMBRE-SEM NÓS SOMOS IRMÃOS E NÃO INIMIGOS AMEM . BOM NOS NÃO DEVEMOS CRITICAR UNS AOS OUTROS ASSIM ESSE ESTUDO É FEITO POR CRISTÃOS E IMPIOS AMEM ;POR ISSO MEUS IRMÃOS EM CRISTOS SEJAM PRUDENTES .NÃO CABE A MIM E A VOCES JULGAREM C A NOSSA IRMÃ OU IRMÃO ESTA CERTA OU CERTO ;A NOSSA OPINIÃO TEM QUE SER SUTIL PARA QUE NOSSOS IRMÃOS PONHAM A CABEÇA PARA PENSAR OUVIRAM IRMÃOS NÃO CABE A NOS JULGAR E NEM QUESTIONAR DESSA MANEIRA LEMBRE- SEM DEUS É AMOR E NENHUM DE NOS FIZEMOS O SA ..CRI….. QUE JESUS FEZ POR NOS AMEM IRMÃOS E IRMÃS PENSEM BEM EU NÃO OS CONHEÇO MAS RESPEITO CADA UM D VCS .BOM EU ACHEI OTIMO O ESTUDO ESCLARECEU MUITO AS MINHAS DUVIDAS E ME ENSINOU A TRATAR E RECEBER PESSOAS NA IGREJA COM TATUAGENS E ATÉ ORIENTAR AQUELES QUE QUEREM FAZER UMA AMEM A PAZ OLHA EU ESQUECI ;;;;;;AMAR A DEUS SOBE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO ATI MESMO AMEM IRMÃOS SEJAM CULTOS E APRENDAM A TOCAR NAS PESSOAS POIS SÓ ASSIM CONSIGUIREMOS RESGATAR VIDAS PARA JESUS FUIII A PAZ

  46. é irmão clovis a bíblia não da direito de julgar se não for dentor das escrituras mas se tiver corretamente com a palavra tem todo o direito de julgar sim senhor vc e esse pastor que escreveu essa porcaria ai são tudo uns bando de modernista tentando confudir a mente das pessoas e levá-las para o inferno vão se converter seus sem carater espiritual

  47. Amei vários textos que li aqui no site, porém a questão da tatuagem achei meio sem fundamento cristão, eu tenho uma tatuagem, e morro de vergonha, quando alguém a percebe, pois a tatuagem em si explora muito sensualidade, e nos faz não vista pela a sociedade.

  48. Sempre ouço dizer que o que importa é nossa intimidade com Deus.
    Então para que Jesus pediu que fôssemos luz do mundo e sal da terra?
    Eu preciso fazer a diferença pra Deus, eu no meio dos homens?
    Tanto ouço e vejo relutância nisso, de pessoas provando que isso não é Bíblico; mas de que adianta eu agradar a Deus de coração, se não posso ser a diferença no mundo, se não devo ter a aparência do mundo em que vivo?
    Deus realmente se interessa no meu interior, mas os homens, eles vêem seu exterior, e se você foi chamado para fazer a diferença, isso se trata de sua aparência diante dos homens.
    Só poderei concordar com isso, no dia que os homens começarem a ver nosso interior e assim se sentirem incentivados de terem uma vida diferente.

  49. Q DEUS venha desvendar os nossos olhos espirituais Sl 119.18,para q sejamos espirituais para nao escandalizarmos o outro 1Co.10.31-33,e nem nos envolvermos com o pecado,Q venhamos dar lugar para mente de Cristo 1Co.2.14-16.

  50. malaquiascap3 ver6 hebreus cap 13vrs8 sobre piercing e tatuagensnao ameis o mundo nem o que nele ha pode fazer tudo casar duas vezes eu quero ver olhar pra palavra e se enquadrar nela

  51. Tatuagem em outro nome o mesmo que idolatria, adorar imagens é pecado.

    André

  52. Bom,sou evangélico protestante e não tenho tatuagem pois nunca me interessou,talvez pela minha criação eu uma família mais conservadora, já na questão de brincos calças e etc..Eu acho que não tem nada ver pois existe calça de mulher e calça de homem desde que a mulher não use a calça de seu marido e nem o marido se sua mulher não há pecado,pois é proibido homem se trajar de mulher e mulher se trajar de homem,nossa diferença tem que está no modo eu que servimos a Deus independente de roupa ou qualquer coisa a bíblia diz:´´Ser fiel até a morte e darte-ei a coroa da vida´´.Seja fiel a Deus e certamente será recompensado independente de sua calça,brinco e etc..

  53. Não podemos confundir usos e costumes com doutrina, e interpretar a Bíblia do jeito que ela é e não ao nosso bel-prazer para impor aos outros que é pecado aquilo que não gostamos. Esse texto é excelente.
    E você, Helder, o que você conhece da vida da Patrícia para fazer esse pré julgamento moralista? Seu julgamento é sem noção e sem base bíblica. E examine sua vida primeiro antes de especular a vida dos outros.

  54. Patrícia, minha amada irmã, não ligue para esses que ficam te julgando e especulando sua vida, mas continue olhando para o alvo, que é Cristo, e perdoe a falta de discernimento bíblico deles.
    Eu creio que você é uma mulher de Deus, e que Ele continue te abençoando.
    No amor de Cristo

  55. Excelente texto! Eu confesso que não gosto de tatuagem, mas a Bíblia não dá respaldo nenhum para condenar o uso de tatuagens. São proibições que não faz nenhum sentido. E devo citar também aqueles que ficam proibindo a mulher de cortar cabelo de usar calça, sendo que isso é usos e costumes, não tem nada a ver com doutrina.

    Além disso a Bíblia afirma em Tito 1.15: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.”
    E lendo o contexto esse texto fala sobre o farisaísmo de alguns que ficavam ensinando doutrinas legalistas (v.10-12), que são mandamentos de homens (v.14).

    E quem tem dúvida sobre usos e costumes eu recomendo que leia o livro “É proibido: O que a Bíblia permite e a Igreja proíbe?” de Ricardo Gondim, da editora Mundo Cristão. É um livro muito bom eu comprei e tirou muitas dúvidas.

  56. EITA PRECONCEITO MAS BESTA, ISSO É FALTA DE ASSUNTO? SOU TATUADO , USO ALIANÇA NA ORELHA, E PREGO O EVANGELHO PARA QUALQUER PESSOA, EM QUALQUER LUGAR LEIO A PALAVRA, ENSINO A MESMA, E NÃO ENCHO LINGUIÇA, SOU DE MOTO CLUBE CRISTÃO ABRO E FECHO EVENTOS TRAZENDO A PALAVRA DE DEUS, AGORA EU PERCEBO QUE ISSO É RUDIMENTO DE HOMENS, SE LIGA CLICA AI, http://WWW.SEXXXCHURCH.COM.BR, SEJA LIVRE PQ O PREÇO JÁ FOI PAGO TETELESTAE, EVANGELHO SEM CARNE, MANO. SHALOMM

  57. irmaos e amigos,
    acalmen-se os animos, rs. apenas reflitam.
    se nos somos templo do Espirito Santo, devemos refletir a imagem e o amor de Cristo em nós, devemos antes de nos mutilar com tatuagens e piercings, perguntar a Deus se esta e a vontade dele pra nos, Jesus nao estava preocupado com aparencia, ele nao usava brincos , maquiagem e tatoos!. simples!!! Osenhor nao quer que façamos sacrificios de tolos, mas que amemos uns aos outros e sejamos reflexo SEu.

  58. misericordia patricia,vc ter feito é uma coisa,mas agora qrer preencher ainda mais,faz uma campanha de libertaçao ,tatuar o corpo nao provem de DEUS,I JO 2.15-17 DIZ ,nao ameis o mundo nem o q no mundo ha. se alguem amar o mundo o amor de DEUS nao esta nele ,Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos nao é do pai,mas sim do mundo,muita das vezes axamos nada a ver,aa nao tem nda a ver,mas naquele dia iramos dar conta com esses nda ver do mundo!! amem

  59. Andresa, O texto de 1Jo 2.15-17 diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
    Olha, eu não vi em lugar algum falando de tatuagem nesse texto. Então não pode também pintar ou cortar o cabelo, as mulheres não podem depila. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida refere as obras da carne, descritas em Gl 5.19-21.
    Eu já li a Bíblia toda, e estou relendo e nunca vi um versículo bíblico sequer proibindo o uso de tatuagem. O cristão deve se preocupar com coisas que realmente são importantes, que é ler e estudar a Bíblia, interpretando ela bem, não ficar tirando versículo de seu contexto, amar o próximo, evangelizar, entre outras coisas, ao invés de ficar reparando no argueiro no olho do irmão (Mt 7.3-6).

  60. Dirceu Viceli disse:

    Ola meu querido , voce deve ter uma igreja não? Porque vc não deixa os jovens da sua Igreja Pixar as paredes do lado de dentro da sua Igreja , deve ficar bonita , esta na moda , mas com certeza vc dira , pixar a igreja fazer caveiras , espadas , laços etc .
    Nao a Igreja nao pode ser pichada , e quem pichar por fora você vai dar a maior bronca .
    Porque é a igreja , mas as 4 paredes hoje não tem mais valor é apenas um local para se congregar , mas assim mesmo respeitamos , o véu se abriu de cima a baixo .
    Hoje nos somos o templo de Deus e devemos preservar em Santidade CORPO , ALMA , ESPIRITO . E ai vai continuar defendendo tatto , sua mensagem tem palavras mas não tem princípios ..

  61. Culturalmente tatuagem mancha a imagem do crente e confunde com a imagem das pessoas que não conhecem a Cristo, acredito que esse esfriamento espiritual que vivemos hoje é responsavel por palavras como a desse artigo desse rapaz que escreveu, porventura achará fé na terra quando o filho do homem voltar?

    1 Corinthians 10:23-29
    Os limites da liberdade cristã
    23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. 24 Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem. 25 Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; 26 porque do Senhor é a terra e a sua plenitude. 27 Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência. 28 Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; 29 consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia?

  62. Biblicamente concordo 100%!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar