Negar a si mesmo! É sério isso?

7
350

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24

Quando é falado em negar algo, somos levados a pensar que se trata de algo ruim, que não nos faz bem ou que não é licito. Porém quem gostaria de negar o que faz “bem”, e que além de tudo nos mantém em uma situação de comodidade?

Essa é a situação que muitas pessoas vivem. Não negam aquilo que lhes propiciam conforto, a fim de estender a mão a quem de fato necessita. Vemos pessoas vivendo abaixo da linha da miséria literalmente, e ao mesmo tempo, vemos tantas outras que se esbaldam nas suas mais doces luxurias. Uns com tanto, e outros com nada.

Quando Jesus diz: “Negue-se a si mesmo”, não significa que devemos largar tudo que temos e deixar todas as coisas para trás. Mas sim, que devemos largar nosso orgulho, nossa cobiça, nossa falta de solidariedade e amor ao próximo. Ele diz para segui-lo, e para que esse fato torne-se real, não temos que estar enfiados dentro de um templo, mas sim que sejamos um templo de amor e humanidade.

Jesus pregou VIDA, e VIDA em ABUNDÂNCIA! Viver como Cristo nos ensina na sua Palavra, significa não sermos seres individuais, mas sim pessoas que vivem como irmãos. Um defendendo o outro, um socorrendo o outro, um amando ao outro. Esses gestos fazem com que nossa vida tenha abundância de GRAÇA e MISERICÓRDIA.

Sendo assim, NEGAR-SE A SI MESMO, e SEGUIR A CRISTO, significa o simples fato de não “olharmos somente para o nosso umbigo”, e sim, nos lembrar que estamos cercados de outras pessoas que também anseiam por um socorro, e principalmente conhecer a verdade que sara e que salva… JESUS!

7 COMENTÁRIOS

  1. eu creio que quando Deus diz negue-se a si mesmo, é no sentido de negar-mos ao nosso antigo eu e que cresçamos conforme a sua palavra, não creio que seja só no sentido de nos negarmos ao nivel do nosso conforto e umbigo, mas sim despermo-nos de todas as nossas antigas crenças e que comecemos a viver conforme a sua palavra e assim consequentemente a isso cresçamos no seu Amor, existe uma musica que diz….

    “E que diminua eu para que tu cresças Senhor”… creio que o sentido disso tambem seja de nos despirmos de nos mesmo e nos vestir-mos na graça de Deus…

    Deus vos Abençoe na sua imensa graça e sabedoria.

    a paz

    • Querida:
      Tudo o que vc colocou em seu comentário vem de encontro a linha de pensamento deste texto. Para alcançarmos a Graça de Deus temos que nos dispir da velha criatura, e sendo assim dos velhos costumes de desamor e falta de humanidade.

      Fique na Graça, e continue na verdade!

  2. A minha opinião sobre esta passagem não é mais nem menos do deixar de fazer ou deixar de se ocupar com coisas que nos distânciam de Deus, isto é deixarmos dos desejos carnais, realizarmos as coias pela nossa propria vontade. Mais que possamos levar uma vida regrada com nosso Senhor Jesus Cristo que ele seja o centro de todas atenções. Graça e paz pra todos vocês

  3. na minha opiniao nega-se a si mesmo,e negar os desejos obssinto que o carnal alem do mas,negar o que a pessoa mas gosta de fazer que nao e da vontade de Deus,um exemplo a pessoa e cristan mas e igual a raimundo com o pe na igleja o outro no mundo,esti tipo de pessoa nao sabe o que quer ainda ta induvidas em relaçao as coisas de Deus,vai pra igleja um dia o outro vai em uma balada,entao no dia que esta pessoa, tomar atitude de nao ir mas em uma balada e ficar nos caminhos de jesus,ela esta negando a si mesmo,ainda que volte a vontade de esta na balada,mas ela ou( e) nao vai querer ta mas na balada….ate porque jesus disse que nao e por força nen violencia pra servi a ele..Deus a bençoe a todos…

  4. NEGAR A SI MESMO É O MESMO QUE CONVERTER-SE A CRISTO. AO TOMARMOS ESSA ATITUDE, ABRAÇAMOS A CAMINHADA APÓS CRISTO. POR CONTA DESSA DECISÃO, ENCONTRAREMOS OBSTÁCULOS EM QUATROS PILARES: LUTAR ATÉ O FIM CONTRA O PECADO CRUCIFICANDO NOSSAS PRÓPRIAS CONCUPISCÊNCIAS, LUTAR CONTRA OS PODERES DAS TREVAS PARA ESTENDER O REINO DE DEUS,LUTAR CONTRA A HOSTILIDADE DOS FALSOS MESTRES QUE DISTORCEM O VERDADEIRO EVANGELHO E SOFRER O ESCÁRNIO DO MUNDO POR TESTIFICARMOS, COM AMOR QUE SUAS OBRAS SÃO MÁS. PAZ DO SENHOR JESUS.

  5. vejo que cada um tem sua opinião!
    lembre-se o que o Senhor Jesus disse [ aquele que é a favor de nós não é contra nós ]
    em 1 João 2 > 27 a 29
    [ Quanto a vós outros, a unção que dele recebeste permanece em vós, e não tendes necessidade
    de que alguém vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou ]
    v > 28 [ filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda. ] v >29 [ se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.] agora vamos voltar lá no v > 20 [ E vós possuis unção que vem do santo e todos tendes conhecimentos.] v > 21 [ Não vos escrevi porque não sabeis a verdade antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade.]

DEIXE UMA RESPOSTA