Home » Estudos por VC, Vida Cristã

Mulher Virtuosa ou mulher virtual?

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Mulher Virtuosa ou mulher virtual?

Mulher Virtuosa ou mulher virtual? Virtuosa – Algo com virtude, que produz efeito, eficaz, disposição firme para o bem; excelência moral, eficácia. Virtual – Algo sem efeito, fora da realidade, aparentemente real, mas na verdade suscetível a realizar-se.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Num mundo supérfluo como o que vivemos hoje, no que se refere a Deus, onde os padrões morais do Senhor foram descartados da sociedade completamente, e a visão e os valores da família tem se tornados distorcidos, este estudo tem como objetivo mostrar o papel da mulher e como é importante para o mundo de hoje.

E qual é a vontade de Deus para a mulher atual, e qual tem sido a tendência das mulheres hoje? Infelizmente as mulheres hoje tendem a ser mais virtuais do que virtuosas. Através da palavra de Deus podemos ver que existem vários exemplos e paralelos para podermos identificar os dois tipos. Não esquecendo que \”mulher\” também é profeticamente escrita como \”igreja\”, e este artigo descrevem também o papel da igreja em nossos dias. Mulher Virtual É aquela que não cumpre o papel diante de Deus e aos homens.

Embora essa mulher queira ser virtuosa, ela não consegue por suas atitudes. Ela se mostra forte, mas na verdade é insegura. A insubmissão é a principal característica dessa mulher. A mulher virtual não obedece a Deus, conseqüentemente, não se sujeita a qualquer homem. Ex: A mulher de Ló (Gn 19:26). Aliás a insubmissão é algo que preocupa o Senhor, tanto para as solteiras (I Cor 7:32-34), quanto para as casadas (I Pe 3:1-6; Ef 5:22;24) e isso vem desde a criação do mundo (Gn 2). Não foi a toa que a palavra de Deus ressalta duas vezes a questão de submissão em Efésios 5:22;24. E hoje em dia, através de uma má definição do que realmente é a palavra \”submissão\”, isso tem soado como \”escravidão\” ao homem na sociedade. E como a sociedade costuma ser extremista em seus conceitos, o papel da mulher passou do que antes não era de forma alguma valorizado a ser super valorizado.

A sociedade que antes era machista veio se tornando gradativamente feminista nos dias de hoje. Como não houve equilíbrio nos papéis de ambos, o que vemos hoje são mulheres independentes, mas virtuais, e homens dependentes e cada vez mais sem atitude. Somando a isso uma falta de valores de Deus de ambos, vemos o resultado nos filhos de hoje, que a cada dia tornam-se desorientados e perdidos. Bom, mas isso é outro assunto. A questão de submissão tem soado como \”depender\” do marido para todos os momentos.

Na verdade, submissão significa submeter-se a vontade de alguém (no caso, Deus) e ter cuidado das coisas de Deus (para solteira) e do seu marido (para as casadas), agradando a Ele e evitando preocupações (I Cor 7:32;34). Outra característica da mulher virtual é ser rixosa e irada (Pv 21:19). Ela tem prazer em discutir, achando que isso possa persuadir alguém e mostrar seu poder, tanto em relação ao seu marido, bem como, filhos e amigos.(Pv 19:13b) Na verdade, mostra através disso que também é insensata, pois com sua língua lança flechas sobre sua própria casa, e com as suas mãos a derruba. (Pv 14:1b) Um exemplo de insensatez, está a mulher de Jó que disse: \”Amaldiçoa a Deus e morre\”. (Jó 2:9) E Isto porque no coração dela não existia Deus, e segundo os seus olhos isto lhe parecia reto diante a situação que Jó atravessava. (Sl 14:1;Pv 12:15) Este tipo de mulher não tem noção no que diz, ela acaba sendo perversa, insensata e louca (Ec 7:25), pois se dizendo apaixonada, ela o nega com suas atitudes.

Na verdade ela é néscia (Pv 9:13) e inquieta, cujos pés não param em casa (Pv 7:11). A mulher virtual é néscia, é conhecida por sua necedade, por amar viver assim (Pv 1:22), pois rejeita o conselho de Deus, como qualquer néscio. (Pv 1:25;30) Ela por sua imprudência , acaba não sendo ouvida, nem conhecida por seu marido (Pv 1:28-29; Mt 25:12), bem diferente da mulher virtuosa. Mulher virtuosa A mulher virtuosa é aquela que cumpre bem o seu papel, tendo valor inestimável para seu marido.(Pv 31:10) Ela é forte e digna. Ela é trabalhadora e sabia, não come o pão da preguiça (Pv 31:27), fala com sabedoria (Pv 31:26), não fica por ai fazendo fofoca, usando sua ociosidade falando o que não deve, como algumas mulheres virtuais (I Tm 5:13). Sendo sábia ela edifica sua casa. (Pv 14:1) A mulher virtuosa é misericordiosa (Pv 31:20), abre mão ao aflito e estende mão ao necessitado, como exemplo podemos citar Dorcas, notável em boas obras e boas ações que fazia. (At 9-36-42) Ela teme ao Senhor e será louvada (Pv 31:30b); Ela é conhecida pelos outros (Pv 31:31). Ela é a coroa do seu marido (Pv 12:4; I Cor 11:7). Como podemos citar Abigail, dona de casa que evitou a morte de seu marido e que teve admiração de Davi, que no final acabou se tornando sua esposa(I Sm 25:3-35;39).

Abigail se mostrou sensata e prudente, aliás, sensatez e prudência são características da mulher virtuosa. (Tito 2:4-5) As prudentes são aquelas mulheres centradas em Deus, que refletem Sua Glória, que tem luz própria, cuja lâmpada não se apaga de noite(Pv 31:17). São cheias da unção, que não vendem suas lâmpadas e tudo aquilo que recebem de Deus, elas conservam o que receberam, pois sabem que foi com muito custo que adquiriram (Mt 25:8-9). As prudentes não entram na onda das néscias e estão sempre preparadas para a chegada do noivo e percebem quando Ele chega, por isso são fiéis.(Mt 25:10)

Outras características da mulher virtuosa são a honestidade, sobriedade e fidelidade(I Tm 3:11). As virtuosas governam bem a sua casa, não temem o dia de amanhã, nem as circunstâncias (Pv 31:21;25). Os seus filhos e mesmo outras mulheres a reconhecem como ditosa.* (Ct 6:9-10; Pv 31:28-29)

Algumas mulheres virtuosas e suas qualidades

Dorcas – Misericórdia (At 9:36-42)
Lídia – Temor (At 16:14)
Rute – Fidelidade (Rt 1:4;16)
Abigail – Prudencia (I Sm 25:33)
Ana – Persistência (I Sm 1:11-15)
Sara – Fé (Hb 11:11)
Maria e Maria Madalena – Zelo (Mt 27:61;28:1)
Ester – Sabedoria (Et 5:8-12)

Características da mulher virtuosa: trabalhadora, temente a Deus, *submissa (respeita o cônjuge e cuida dele), prudente, encorajadora, misericordiosa, sábia em todos os sentidos (casa, dinheiro). *Submissão não significa apenas viver uma vida abnegada e servil, mas viver como submissa a Deus acima de tudo, sendo uma líder em tudo que faz, uma mulher de caráter provado, esposa e mãe zelosa. Ser virtuosa é o ideal que toda mulher deveria ser e ansiar.

Anderson Cassio de Oliveira
www.cassiooliv.wordpress.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

3 comentaram, comente você também!

  1. Antonio Xavier disse:

    Meu caro irmão muito bom ve-lo escrevendo,parabéns por sua participação.Sou tambem professor na Sede pela misericordia de Deus,precisoaprender muito com voces.
    Olha continua escrevendo assim voce estar contribuido pro Reino de Deus,conheço voce de pouco tempo,mais tenho notado que tu és um homem de Deus por sua simlicidade.
    Sou Pb.Xavier nos veremos na Sede
    Continua nesta tua força.

    • Caro irmão Antônio, graça e paz para você

      Fiquei feliz pela sua visita.

      Na verdade,tenho escrito e compartilhado com os irmãos neste site que é o gospelmais já faz algum tempo, até porque é um veículo cristão idôneo entre muitos sites cristãos pelo qual também tenho sido edificado.

      Deus lhe abençoe abudantemente
      em nome de Jesus

      Cassio

  2. Amei as mensagens, os estudos…..Que Deus abençoe vcs!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,005 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar