Home » Destaque, Estudos por VC

Mulher de Jó uma verdadeira Adoradora

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Mulher de Jó uma verdadeira Adoradora

Em Jó 2:9 está escrito: “E a mulher dele disse: Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.”. Neste versículo, a mulher de Jó estava incentivando Jó a amaldiçoar a Deus; pelo menos, é o que dá para concluir num primeiro momento. No entanto, algo que sempre me intrigou, foi o fato dela (a mulher de Jó) ter permanecido viva e depois ter sido grandemente abençoada no final de tudo, juntamente com o seu marido Jó. A pergunta que eu sempre me fazia era: “Como a mulher de Jó podia ter sido preservada viva e depois grandemente abençoada, se ele incentivou Jó a amaldiçoar a Deus?”. Isto me parecia uma grande contradição. Devido esta dúvida, eu fui buscar esta passagem no original, em hebraico, e descobri o seguinte: A mulher de Jó NÃO disse “Amaldiçoa a Deus e morre”, mas ela disse “Abençoa a Deus e morre”. No idioma original (no hebraico) a mulher de Jó disse “Barech Elohim”. Mas, o que significa “Barech Elohim”?

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Barech significa “abençoar, bendizer, louvar”, segundo o Dicionário Hebraico – Português e Aramaico-Português, da Editora Sinodal, Co-Editora: Editora Vozes Ltda, 8ª edição, 1997, página 33.
“Elohim” é um dos nomes de Deus na Bíblia. Ao pé da letra, este nome significa deuses, pois, está no plural. O sufixo “im”, em hebraico, forma o plural masculino. No entanto, quando se refere ao único e verdadeiro Deus, este nome passa a ter o sentido de “Deus dos deuses”, pois, o Senhor é Deus sobre todos os outros supostos deuses; Ele é o Senhor dos Senhores.

Então, a mulher de Jó disse que ele deveria bendizer a Deus e morrer; ela não disse para Jó que ele deveria amaldiçoar a Deus, pois, “Barech” não significa “amaldiçoar”, mas “abençoar, bendizer, louvar”. Quando eu vi esta passagem no hebraico, eu consegui entender o motivo pelo qual ela foi preservada viva e porque Deus permitiu que ela fosse grandemente abençoada, juntamente com Jó, depois da grande tribulação em que passaram juntos: ela não havia dito, em nenhum momento, que Jó deveria amaldiçoar a Deus; pelo contrário, ela havia dito que ele (Jó) deveria bendizer a Deus. Devido este motivo, Deus a preservou e a abençoou grandemente. No entanto, surgiu outra dúvida: “Se ela disse para Jó bendizer a Deus, então por que Jó a repreendeu e disse que ela havia falado como uma doida, conforme podemos ver em Jó 2:10? Analisando o contexto, eu percebi que Jó repreendeu a esposa dele, pelo fato dela ter feito uma proposta derrotista e desanimadora a ele; é como se ela tivesse dito o seguinte a Jó: “ Desista, não há mais o que fazer; louve a Deus por tudo que já tivemos de bom no passado e aceite que estamos derrotados”. Jó, ao ouvir isso, repreendeu a mulher dele, porque ele sabia que o Redentor dele (Deus) era poderoso o suficiente para reverter toda aquela situação degradante. Este foi o motivo pelo qual Jó disse a mulher dele, que ela falara como uma louca: devido a proposta desanimadora que ela havia feito a ele. Observem, irmãos amados, que depois de estudar a fundo esta passagem, toda aparente contradição, desapareceu. A Bíblia é perfeita; ela NUNCA falha. Às vezes, a tradução em nosso idioma deixa um pouco a desejar, mas a Bíblia em si, nunca falha.

Infelizmente, muitos cristãos, devido a falta de conhecimento bíblico, acham que a Bíblia falha ou entra em contradição. Isto não é verdade; a Palavra de Deus é perfeita, pura e verdadeira. O que acontece é que muitos cristãos (e quando digo muitos, são muitos mesmo) não procuram conhecer as Escrituras a fundo, e devido este motivo, acabam tendo a FALSA impressão de que a Bíblia é falha. A BÍBLIA NÃO FALHA, NÃO ERRA E NEM SE CONTRADIZ; ELA É PERFEITA. O que as pessoas precisam fazer, urgentemente, é conhecê-La mais a fundo, pois, somente deste modo, ela será melhor compreendida. Então, se um dia você tiver a impressão de que a Bíblia se contradiz, estude a passagem em questão mais a fundo e você verá que as Escrituras não se contradizem nunca: somos nós que nem sempre conseguimos entendê-la corretamente. O ERRO ESTÁ SEMPRE EM NÓS; NUNCA NA BÍBLIA. Espero que tenham gostado deste texto e até o próximo estudo, se Deus assim quiser.

Pr. Marcio Augusto

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de mac41

Por



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

16 comentaram, comente você também!

  1. Apesar da bíblia ter passado por muitas traduções, DEUS sempre conservou à sua mensagem totalmente integra. Desafio qualquer homem ou mulher a viver de acodo com a biblía e não viver os resultados que ela mesmo dispõe.

  2. Então porq jó disse: como falas uma louca falas tu mulher… me dê uma explicação sobre isso no seu original.

  3. Parabéns Pr. Mácio! Eu gosto muito de analisar as escrituras e conheçe-la a fundo, porém, confesso que tinha dúvidas sobre essa passagem, muito obrigado, que Deus lhe abençoe grandemente.

  4. Sinto-me presenteada com a revelação sobre a esposa de Jó, pois já ouvi pregações em que falavam que a esposa de Jó foi deixada viva para provocá-lo.

  5. paz amados!
    só uma dúvida, se barack significa bendizer,louvar pq no versiculo a mulher de jô disse.
    amaldicoa teu DEUS.
    pq entao o autor coloçou a palavra amaldicoa, em vez de bendizer ??

  6. Pastor Márcio Augusto… A paz…Meu nome é Hugo Aquino e sou conhecido neste site pelo nome de “Bereshit”…Viu, este texto fui eu que escrevi com o título “A Bíblia entra em contradição? Será?”…Não há problema nenhum em você fazer uso dos meus textos, mas atribuir somente a você a redação deste texto foi golpe baixo, ainda mais se tratando de um pastor. Que vergonha, pastor…

  7. É muito perigoso as nossas tendencias de querer flexionar a bíblia á aquilo que achamos coerentes, se analizarmos este fato incoerente, também seria incoerente abraão mentir que sara fosse sua irmã e no final tudo terminou em felicidades, outro caso o dos irmãos de José que o vendera como escravo e no final eles foram perdoados etc.O fato da mulher de Jó agir desta maneira não pode exaurir as possibilidades dela ser abençoada, poupada pelo Senhor por causa da obediencia de Jó, até porque Deus sempre prezou muito o relacionamento chegando a dizer : “Oque Deus juntou não separa o homem”, não acredito que Deus não os tenha perdoada, ou poupada. Pelo contexto do versículo citado fica muito óbvio que a mulher de Jó sugeriu que ele amaldiçoasse defato a Deus e morresse, pois o contexto diz : “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade?” Por essa pergunta é muito difícil ela sugerir que Jó bendicesses a Deus. Mas contudo isso, não podemos definitivamente tê-la como uma indigna da graça e misericórdia de Deus. E o maravilhoso aí é a revelação desta graça e misericórdia de Deus em não deixar cair sobre ela as maldições destes pecados. Esta é a minha opinião, respeitando a opinião do irmão. (Joirco Campo)

    CONCORDOOOOOOOOOOOOOOOO

  8. O próprio texto fala:
    “Se ela disse para Jó bendizer a Deus, então por que Jó a repreendeu e disse que ela havia falado como uma doida, conforme podemos ver em Jó 2:10? Analisando o contexto, eu percebi que Jó repreendeu a esposa dele, pelo fato dela ter feito uma proposta derrotista e desanimadora a ele; é como se ela tivesse dito o seguinte a Jó: “ Desista, não há mais o que fazer; louve a Deus por tudo que já tivemos de bom no passado e aceite que estamos derrotados”. Jó, ao ouvir isso, repreendeu a mulher dele, porque ele sabia que o Redentor dele (Deus) era poderoso o suficiente para reverter toda aquela situação degradante. Este foi o motivo pelo qual Jó disse a mulher dele, que ela falara como uma louca: devido a proposta desanimadora que ela havia feito a ele.

  9. Bom raciocínio amigo Werles!!
    Pois é dai então vamos ter que desconsiderar a tradução de mais um versículo né?
    Brincadeira, a internet é terra de ninguém mesmo, qualquer um coloca qualquer coisa, sem fontes confiáveis e tem gente que acredita mesmo…
    Pra quem não tem o custume de confiar em qualquer coisa que dizem por ai, pesquisem
    a respeito da Concordância exaustiva de Strongs, vão descobrir que esta tradução esta muito equivocada!!! Pastor, deixa o pessoal da Sociedade Bíblica mundial saber disto…..

  10. Lembrando que Jesus disse que a blasfemia contra o nome de Deus ou Jesus Cristo poderá ser perdoada.
    Deus poderia muito bem perdoar a mulher de Jó, mesmo ela tendo falado aquilo.
    Mas é interessante essa matéria.
    E de modo algum devemos torcer o nariz para alguma passagem nao entendida da Biblia, pois o possível erro sempre será do homem.
    Graça e Paz!!!!!!

  11. A paz de Cristo a todos…No Salmo 68:4, na Edição Revista e Corrigida, está escrito: “Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é Já; exultai diante dele.” Observem que o nome dado a Deus foi Já. Este é um erro de tradução, que já foi consertado na edição revista e atualizada. O Tetragrama YHWH é um dos nomes de Deus no Antigo Testamento. A forma alternada deste Tetragrama é YAH, conforme o Dicionário Hebraico – Português e Aramaico – Português, da Editora Sinodal, Co-editora: Editora Vozes, 8ª edição, 1997, página 86. Numa tentativa de latinizar esta forma alternada, foi colocado o “J” no lugar do “Y” e com isso foi originado o nome de “Já”, que não está correto. O nome de Deus não é Já, pois, Deus não é imediatista como os seres humanos. Deus tem todo poder para operar milagres quando Ele quiser, mas Ele não é imediatista porque Ele sempre age com propósitos. OBSERVEM QUE O ERRO NÃO É DA BÍBLIA, MAS DA TRADUÇÃO EQUIVOCADA EM PORTUGUÊS…A BÍBLIA NUNCA ERRA, MAS A TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS, AS VEZES, DEIXA A DESEJAR…É ISSO…

  12. A Paz do Senhor,a Luz da Bíblia diz quando Deus criou o Céus e a Terra Ele usou a palavra haja Céu e houve Céu,haja Terra e houve terra .Então a palavra JÁ é uma palavra coloquial,ela se aplica de acordo com a palavra ´´ HAJA“,são palavras semelhantes que tem o mesmo significado de IMEDIATO.
    Ou seja,na aplicação desta duas palavras elas servem para mostrarem a soberania e o poder de Deus no controle de qualquer situação.Pois não é pela nossa vontade mas a de Deus,pois para Ele um dia é como fosse mil anos e, mil anos como um dia.Se Deus quer agir JÁ porque não dizer que Deus é um Deus de já ou de agora.

  13. Miguel, a paz…Viu, mas a palavra utilizada não poderia ter sido traduzida como “Já”, pois, YAH é a forma alternada do tetragrama YHWH, que significa “Senhor” e não “Já”…Não é uma questão de interpretação apenas, mas de um erro de tradução…A palavra Senhor não tem nada a ver com Já…É isso…

  14. pr Emano sousa disse:

    Pr. MARCIO parabéns pelo esclarecimento tao bacana de um texto q ue a muito tempo se tem dúvidas. muito últil o texto exclarecido e nós agradecenos.porque nem nos seminários explicarm isso para nós

    Deus o reconpense

    um abraço

    pr emano

  15. SE ERA PARA ABENÇOAR,PORQUE QUE ELE DISSE;AINDA RETÉNS A TUA INTEGRIDADE?
    NÃO É NO MÍNIMO ESTRANHO?

  16. Se9rgio, muito bom seu artigo, lsaitndo o que gostei: c9 papel dos professores comprometidos com o presente e o futuro de seus alunos refletirem criticamente sobre quais ferramentas se adequam a objetivos educacionais e ne3o quais objetivos educacionais se adequam a ferramenta da moda! Foi para a minha colee7e3o de frases:Aqui fiquei com uma duvida, vocea diz:Aprendizagem em rede passa por organizae7e3o dos fluxos informacionais.Seria por organizae7e3o que e algo importante ou o incentivo dos fluxos organizacionais??Ou as duas coisas?A organizae7e3o me parece que e9 algo posterior, no registro, do fluxo que rolou fundamental. E o incentivo no durante.Pode esclarecer?Me identifiquei tambe9m com isso: Aprendizagem cooperativa ne3o prescinde da mediae7e3o daquele que aprende he1 mais tempo! Na verdade, quando vocea diz aprende seria a pessoa que estuda/aprende aquele dado problema he1 mais tempo. Gosto do termo aprende, pois aponta para algue9m que continua estudando.Concordo e complemento.O problema e9 como o cara estuda.Se e9 um cara que estuda e este1 em aberto para aprender, professor-cientista.Ou se e9 um cara que estuda, mas je1 sentou sobre a bedblia que descobriu, professor-religioso.Isso faz uma grande diferene7a e talvez impacte em todo o processo, pois quem quer discusse3o quer aprender junto, gosto do termo coo-vencer.E quem quer sentar na bedblia , ne3o vai incentivar o debate, pois o que ele quer e9 doutrinar.Que achas?Por fim, gostei muito do:Ne3o existem absolutos!De fato, ne3o existe, mas e9 te3o difedcil.Todo mundo ou melhor o ego de tudo mundo gosta de ter raze3o..;)Abrae7os,Valeu a visita.Nepf4.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.