Home » Destaque, Estudos por VC, Vida Cristã

Livre-se da ansiedade

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Livre-se da ansiedade

Filipenses 4
6a Não andem ansiosos por coisa alguma.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Segundo a enciclopédia wikipédia, ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.

A ansiedade pode ser marcada pela espera por algo ruim, mas também por algo que seria muito bom que ainda está para acontecer. É normal uma pessoa ficar ansiosa quando está esperando por um resultado que ela ainda não sabe qual será. Há momentos em que ficamos ansiosos diante de uma notícia ruim, ou por uma conta que ainda não foi paga, mas há momentos que ficamos muito ansiosos por conta de uma boa e grande notícia também. Um exemplo seria a noiva que passa o dia do seu casamento ansiosa pelo chegada do grande momento.

A bíblia diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma, e quando fala que é assim, é porque de fato está querendo dizer exatamente o que disse. Não devemos andar ansiosos nem pelo que ainda não sabemos, nem pelo que está nos incomodando e não é tão bom assim, e também não podemos andar assim por coisas que são grandes que ainda haverão de vir.

Quero citar três áreas onde devemos cuidar e aprender a lidar com a ansiedade:

1. Ansiedade em meio a angústia

A bíblia nos diz em Salmos 46.1 que Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. O salmista também declara em Salmos 23.1 que o Senhor é nosso pastor e nada nos faltará. Poderia citar aqui diversos versículos onde o Senhor nos garantiu proteção e provisão. Andar ansioso em meio a angústia é um exercício difícil, mas deve ser algo que o crente que confia em Deus e em sua palavra deve praticar a todo instante. A fé é um lugar de descanso. Ouvi algo em uma mensagem que é a pura verdade: “É necessário ter muito mais fé para deitar a cabeça no travesseiro e dormir, do que para ficar acordado a noite inteira pensando em como resolver o problema.”

Ficar ansioso e angustiado em meio ao problema não irá nos ajudar a resolvê-lo e só atrapalhará a nossa fé.

2. Ansiedade em meio a uma boa palavra

Muitas vezes ficamos ansiosos ao receber a informação de Deus em nosso coração de que algo de muito bom está para acontecer, e se nos deixarmos levar por este tipo de ansiedade, corremos o sério risco de tentarmos fazer as coisas por nós mesmos e atrapalharmos a maneira perfeita como Deus faria.

O fato de recebermos uma palavra de Deus em relação a uma área específica de nossa vida não significa que aquilo irá acontecer naquele mesmo momento. É necessário que esperemos o tempo certo pelo cumprimento dessa promessa.

Nosso maior desafio ao recebermos uma palavra de Deus passa a ser descansar, não andar ansioso e nem querendo dar um jeitinho para que aquilo aconteça mais rápido. Descansar nesse caso também é fé.

Aproveitando a palavra que ouvi na mensagem e aplicando aqui, podemos dizer que é necessário mais fé para receber uma palavra de Deus e descansar, do que para ficarmos inquieto tentando fazer de tudo para que aquilo aconteça o mais rápido possível.

3. Ansiedade quanto a coisas do ministério

Não andar ansioso por coisa alguma inclui também os resultados ministeriais.

Lucas 10
38 caminhando Jesus e seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Marta estava preocupada com o serviço. Marta não estava a toa, ela estava preocupada em servir ao Senhor. Enquanto isso, Maria estava sentada aos seus pés ouvindo a sua palavra. Marta estava servindo, estava cooperando, trabalhando para servir a Jesus. Nem sempre o fato de estarmos envolvidos em atividades onde estamos fazendo coisas para Deus significará que estamos no centro de Sua vontade.

Acredito que Marta estava inquieta, preocupada com muitas coisas porque queria fazer o melhor para o Senhor, queria o servir com qualidade, mas ela não ficou satisfeita com a tranquilidade de Maria em estar apenas sentada ouvindo aquilo que Jesus tinha para falar e foi se queixar dela para ele. Ela tentou passar um pouco da sua ansiedade que ela tinha para Maria e foi repreendida por Jesus. Assim como Marta muitos líderes, pastores ou ministros andam inquietos e ansiosos motivados por uma boa intenção que é servir a Jesus, mas erram por estarem ansiosos e passam a desejarem e planejarem como acelerar o processo, e erram mais ainda por passarem a ansiedade e peso para seus liderados e congregação.

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE

Filipenses 4
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Biblicamente, há uma maneira de agir quando lidamos com a ansiedade que é apresentando tudo a Deus através de orações e súplicas e ações que demonstram gratidão. É orar, entregar a Deus e deixar com ele sem pegar de volta o problema no final da oração. Depois ter ações de gratidão, que é orar agradecendo, entoar louvores por seus feitos, se alegrar. E, quando assim fazemos, a paz de Deus que ninguém pode explicar, guarda o nosso coração e mente em Jesus. Entramos no descanso.

O problema é que queremos primeiro sentir a paz para então entregar nossas ansiedades a Deus, mas se assim fosse não precisaríamos de fé.

Pratique a palavra e seja abençoado!

Por Ramiro Chagas / ramirochagas.com

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar