Home » Liderança

Líder, sendo um bom liderado. Liderado, aprendendo a ser um bom líder

Profile photo of Daniel Memoria Por Daniel Memoria em 17 de fevereiro de 2010

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Às vezes em nossa caminhada como cristãos e também na vida secular nos depararam com algumas situações que nos despertam a atenção. Em todo o momento, nos deparamos ou esbarramos em algo que convivemos diariamente; seja no trabalho, seja na igreja, nos estudos etc. Sempre temos alguém acima de nós, ou seja, sempre temos um líder.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Os fatos que serão mencionados aqui dizem a respeito da relação “Líder x Liderado”, onde estes dois atores são importantes e necessários na sua subsistência. Esta relação que pode ser, por analogia, ligada à meteorologia: que ora está com o céu limpo e sem nuvens e um belo sol , ora está sujeito a chuvas e trovoadas, torna este assunto mais interessante. Quem é que nunca discordou do seu líder na igreja, ou chefe no trabalho? Quem é que nunca enquanto o seu líder falava você cutucava alguém do seu lado e dizia “- Não concordo!” ou “-Não gosto como ele faz isso”?  Ou ainda, quem nunca disse ou ouviu alguém dizer ”- Isto não vou fazer!” ou “Eu não, ele só sabe mandar” ?

São situações como estas mencionadas acima que nos levam a pensar nos seguintes pontos: E quando eu estiver na pele de um líder? Quando eu estiver do lado de lá, como vai ser? É sempre bom lembrar que um bom líder é aquele que sabe ser um bom liderado. Com isso, podemos recordar do que está escrito na palavra em Colossenses 3.23 “E tudo o quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens”. Resumindo: Faça o melhor como se fosse para Deus! Ser sincero naquilo que se faz é melhor do que se fazer de qualquer jeito, pois isso atrapalha não só quem está liderando como ao próprio liderado.

Quando falamos de liderança logo nos vem à cabeça um personagem da narrativa bíblica: Moisés. Temos relacionado a Moises alguns pontos onde veremos que ele foi um líder levantado por Deus e que passou por muitas dificuldades que nós passamos, seja como líder ou liderado. Dúvidas e questionamentos dos que caminhavam com ele no deserto fizeram parte da “gestão” de pessoas de Moisés (podemos até brincar e dizer que ele foi um grande homem de RH onde Deus era o seu chefe). Abaixo, os pontos sobre os quais é bom lembrar-se do por que da existência de um líder:

· (Ex. 17.5) Moises recebeu a direção de Deus para que caminhasse adiante do povo. Isso nos revela a necessidade do líder ter iniciativa e observar os direcionamentos de Deus;

· (Ex. 18.13-26) Moisés, por conselho de Jetro, dividiu a responsabilidade com outros líderes. Aqui é mostrado que o líder precisa ouvir conselhos dos mais experientes e evitar a centralização do trabalho, que pode tornar o trabalho do líder mais difícil e menos produtivo;

· (Ex. 32.11-14) Moisés, apesar das falhas do povo, não se eximiu da tarefa de interceder por eles. Este trecho da palavra nos mostra que o líder deva ter compaixão pelo povo, interceder por eles, apesar de suas falhas.

Qualidades que um líder deve ter:

· Estar sob a direção de Deus;

· Saber o que falar e quando falar;

· Saber ouvir;

· Ter vontade de ensinar;

· Ter o tom de voz adequado;

· Ser humilde;

· Ser paciente;

· Reconhecer seus liderados;

· Saber a quem e o que delegar algo;

· Saber formar novos e bons líderes.

Lembre-se: ”ser líder é ser formador de opinião. Então, tenha cuidado no seu proceder e no seu falar! O líder de amanhã será seu espelho de hoje”.

Qualidades de um bom liderado (aspirante a líder):

· Ser humilde;

· Saber ouvir;

· Ter muita vontade de aprender;

· Ser paciente;

· Fazer as coisas da melhor forma possível.

Faça com que o seu liderado se sinta importante, mas não deixando que ele se torne auto-suficiente achando que não precisa mais da figura do líder.

Concluindo: não importa de que lado você está se agora você é um líder, amanhã poderá ser um liderado e se você é um liderado hoje, amanhã você pode se tornar um líder. Sendo assim, o mais importante é fazer tudo como se fosse pra Deus.

Amém e até a próxima! Que Deus te abençoe!

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

2 comentaram, comente você também!

  1. .POR FAVOR,QUERO SABER SE O LÍDER PODE FALAR PARA ONDE VOÊ IR SEM NOS CONSULTAR,SE QUEREMOS OU NÃO?

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar