Home » Vida Cristã

Lidando com as perdas para Deus mudar o ciclo

Profile photo of Anderson Cassio Oliveira Por Anderson Cassio Oliveira em 14 de abril de 2009

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados. Basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:34).

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“O que é já foi, e o que há de ser também já foi. Deus fará renovar-se o que se passou” (Ec 3:15).

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3:1).

Realmente em nossa vida “tudo tem seu tempo determinado”, nós não sabemos o que há de suceder no dia de amanhã , nem o que há de acontecer daqui a minutos. “O tempo passa tão rápido e não percebemos, como o vento (bem como, nosso espírito), não temos domínio sobre ele, nem para o reter, nem da morte temos domínio”(Ec 8:7-8).

Sendo assim, vivendo cada dia de uma vez, tenho aprendido com o Senhor algumas coisas que gostaria de compartilhar.

Tenho aprendido com o Senhor que o ser humano não sabe lidar com o fatalismo quando este ocorre e lidar com as perdas, quando elas acontecem em nossas vidas. E isso vai da coisa material mais inexpressível até a perda da pessoa mais importante de sua vida.

É claro que existe diferença de perder algo e perder “alguém”, porém nosso mundo anda tão louco, com uma inversão de valores tão grande, que tem pessoas que dão mais valor as perdas materiais do que a perda de alguém mais chegado. Mais uma vez o Senhor fala comigo através da história de um homem que aprendeu a lidar com as perdas. Ele perdeu tanto pessoas mais chegadas quanto bens, e isso com um detalhe: “tudo aconteceu de uma vez só”.

Seu nome era Jó, um homem de bens, sincero, reto e temente a Deus.

Porém, amados, como aconteceu com Jó, existem momentos em nossas vidas que somos provados na nossa fé em Deus.

Muitas vezes as más notícias nos acometem e ficamos “sem chão”, sem saber o que fazer. Imagine quando elas vêm em seqüência, como na vida deste homem, pois diz a palavra que quando um mensageiro vinha com uma má notícia, outro vinha com outra pior (Jó 1:13-19).

Jó de bem aventurado e próspero se tornara uma pessoa em ruínas, de escolhido a rejeitado, de abençoado passou, digamos, a amaldiçoado em pouco tempo. Parece exagero usar essas expressões, mas este é o sentimento de quem é acometido por uma avalanche de más notícias e perdas. Jó foi uma dessas pessoas que souberam assimilar o fatalismo e as perdas, sem abandonar a Deus.

Imagine você, se uma má noticia já traz transtornos enormes, imagine várias ao mesmo tempo.

Jó tinha tudo para descrer em Deus, mas Ele preferiu bendizer o nome do Senhor(Jó1:21).

Jó preferiu a morte do que amaldiçoar a Deus(Jó 2:9-10).

Apesar de seu sofrimento aumentar, Jó preferiu não abandonar seu Deus. E mais, além do sofrimento, teve que ouvir acusações injustas de “seus amigos”. Aliás, quando somos acometidos de perdas e passamos por aflições, não nos faltam conselheiros “da parte de Deus”.

Resumindo, Jó suportou a dor de perdas de familiares, uma doença de morte, uma mulher descrente, amigos insensatos, mas acima de tudo, a prova de Deus. No começo não entendeu os porquês da prova, questionando até sua própria existência(Jó 3:10), mas ao final obteve conhecimento de Deus e êxito. É claro que não foi fácil para Jó enfrentar a tempestade, os ventos contrários do fatalismo que foi acometido, mas Jó conseguiu ver o ciclo mudar em sua vida.

Ciclos são uma série de acontecimentos que se sucedem em tempo determinado e, como disse Salomão, eu reenfatizo:

“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito.”(Ec 3:1)

Meditando na vida de Jó podemos entender que não existe ciclo de vento contrário que dure para sempre. Os ciclos de ventos contrários na vida de Jó duraram um tempo, o tempo do propósito de Deus. Para todo propósito, existe uma prova. Muitas vezes a intensidade da prova de Deus é proporcional a fé que possuímos Nele. Creio que quanto maior a prova, maior é o propósito que Deus tem para uma vida, apesar das perdas que somos acometidos.

A palavra de Deus diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

No final Jó entendeu o propósito de Deus sobre sua vida.

A perda em si, no meio da prova, qualquer que seja, não significa derrota. Jó teve perdas, mas não foi derrotado.

Se analisarmos bem quem saiu derrotado nessa história, mais uma vez foi Satanás. Sua acusação se tornou infundada, e o propósito do inimigo frustrado.

Já diria o Apóstolo Paulo aos Romanos: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica? Quem os condenará?”

“Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo ou espada?”

Jó sobreviveu a acusação, superou a tribulação, angústia, a perseguição e o perigo.

Através de sua vida, Jó calou Satanás, conheceu a Deus mais profundamente, entendeu o propósito de Deus sobre sua vida e de quebra recebeu recompensas: uma ter se tornado confiável para Deus, a outra foi a restituição por Deus em tudo em dobro(Jó 42:10), e ao invés da vergonha, o Senhor deu a Jô, dupla honra, pois assim diz o Senhor:

“Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno. E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor.”(Is 61:7-8)

E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro. (Jó 42:12)

Assim como Jó, o Senhor quer mudar a sua sorte, mudar o seu ciclo. Basta você entender a soberania de Deus e o propósito que Ele tem para sua vida. Não tentar entender os porquês de tudo, discutindo com Ele.

Quem somos nós para discutir com o Todo Poderoso. (Rm 9:20;Jó38;40)

Mas para isso você deve entender que mesmo com Deus, você passará por aflições, por tribulações, mas Nele existe a paz que você necessita, pois assim diz o Senhor:

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33).

Jó entendeu a lição e a prova que o Senhor lhe dera, quando confessou diante de Deus que Ele podia todas as coisas (Jó 42:2), e quando admitiu sua ignorância em conhecer a soberania de Deus e o propósito Dele para sua vida.

Assim, entendeu o plano de Deus sobre sua vida, lidando com as perdas e entendendo que diante de todas as coisas (provas e circunstâncias), nós somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou, seja nos momentos de alegria ou nos momentos de dor.

Como está escrito: “Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.”

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.(Rm 8:36-37)

Amados, não importa qual seja sua condição, sua situação nesse momento, saiba somente uma coisa: somente Jesus pode repreender os ventos contrários de sua vida e as ondas de perdas que você foi acometido, pois só Ele tem soberania para isso.(Lucas 8:25)

Se você foi acometido de perdas, saiba que isso é um ciclo, um vento forte que está passando, mas não durará pra sempre.

Nosso Deus não está dormindo, mas não fará nada fora de sua soberania, até que você confie de todo seu coração Nele, até que Ele veja o propósito em sua vida cumprido.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

5 comentaram, comente você também!

  1. HOJE DIA 06 DE JUNHO DE 2010, PROCUREI UMA PALAVRA E ENCONTREI OBRIGADO AMIGO POR ESSAS PALAVRAS SABIAS E DA PARTE DE DEUS PARA COM TODOS OS QUE PASSAM POR UMA TORMENTA. DEPOIS QUE DESCOBRI UMA BENÇÃO MUITO GRANDE QUE ESTA POR VIR, EM DOIS MESES TUDO NA MINHA VIDA MUDOU.
    TIVE MEU CARRO APREENDIDO, MINHA CASA ROUBADA . MAS ACREDITO QUE A PARTIR DESSA REVELAÇÃO O SENHOR JESUS ESTA NO COMANDO E VAI EXTINGUIR A TEMPESTADE RESTITUINDO COM SUA BENÇÃO O QUE SE FOI .
    ABRAÇOS E NA FÉ

  2. UMA PALAVRA QUE VEIO DIRETO AO MEU CORAÇAO;LOUVO A DEUS QUE SEMPRE TEM USADO SEUS VASOS NA TERRA.NO DECORRER DESTE ANO ,TENHO VIVIDO MUITAS PERDAS, ENTRE ELAS,ESTAO. MINHA CASA , MEUS ENTES QUERIDOS,TIVE QUE TROCAR DE CIDADE, ESTOU RECOMEÇANDO DO ZERO.MAS LOUVO O MEU SENHOR, POR TER ME LIVRADO DA MORTE. JA QUE MUITOS SE FORAM NAQUELE LUGAR,EU ESTAVA EM NOVA FRIBURGO ,NO DIA DA TRAGEDIA , MAS QUANDO SAI PRA ORAR POR UM PROPOSIO COM MEU IRMAO, MINHA CASA FOI ENVADIDA PELA LAMA,DESTROÇOS DE TODOS OS LADOS,MAS O SENHOR HAVIA SELADO OS UMBRAIS DA MINHA PORTA COM O SANGUE DO CORDEIRO.A MORTE NAO ACHOU LUGAR ALI.PERDI 5 PESSOAS , MAS LOUVO AO SENHOR POR ME PERMITIR ESTAR HOJE DE PE PARA LEVAR O EVANGELIO ,TENHO APRENDIDO EM MEIO AS PERDAS ,A DAR MAIS VALOR A UNICA COISA QUE JAMAIS QUERO PERDER EM MINHA VIDA ,,,,,,,,,,,,,,A PRESENÇA E INTIMIDADE COM MEU SENHOR……………….PENSE NISSO,UM ABRAÇO. QUE DEUS VOS ABENÇOE GRADEMENTE EM NOME DE JESUS

  3. Texto para reflexão do tempo que estamos vivendo ainda nesse mundo. Não desperdiçá-lo, mas vivendouma vida de intensa comunhão no seio de nossa família e da igreja.
    Gratíssimo pelo estudo.

  4. hoje estou muito triste, o meu coelho morreu eu fiquei com ele 6anos ,e bem provavel que era cancer aos 8meses eu levei no veterinario mais o pobrema voltou; parece que perdi um filho;o que a biblia fala dos animais ;e porque quando pergo; fico com vontade de morrer . alguem pode me responder muito obrigado ore por mim.sandra giovani obs responda neste sait.que deus abençoe.

  5. Boa tarde no dia 20 de dezembro agora passado minha mãe faleceu moravamos no mesmo quintal sempre ali juntas.companheiras e amigas agora me vejo sozinha tenho meu marido mais não é igual sinto muita falta da minha mãe e estava lendo tudo aqui neste site e entendi perfeitamente e gostaria de parabeniza-los e agradecer pelas belas palavras..Rosana

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,005 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar