Jardim do Éden, onde você está?

7
204

A Bíblia nos relata sobre um paraíso que existiu na terra, um lugar agradável com toda sorte de árvores e frutos. Um lugar onde a natureza exuberante e encantadora contrastava apenas com a beleza e tranqüilidade dos rios e cachoeiras que brotavam molhando a grama e dando de beber a aves e animais de toda sorte que, em paz conviviam.

Esse lugar recebeu o nome de JARDIM DO ÉDEN e foi a primeira casa de Adão e Eva.

Mas onde era esse lugar?

A Bíblia nos dá algumas informações sobre onde foi plantado esse paraíso na terra. Vejamos as dicas de sua localização:

“E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix. O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe. O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.” Gn 2.10-14

Quando transportamos essas informações para o dia de hoje, a localização da terra de Cuxe e dos rios, apontam para o que hoje nós chamamos de IRAQUE, mais especificamente BAGDÁ.
Vejamos o mapa:

http://3.bp.blogspot.com/_pxcZckOxgJc/S5JMDdUVn7I/AAAAAAAAAGU/OQR41iJZ7Y8/s1600-h/Oa2Iraque-mapa.jpg

A primeira e inevitável pergunta que fazemos então é: “Mas Bagdá e o Iraque em si, são terras áridas, terras pagãs e em nada se assemelham com a beleza e encanto relatados na Bíblia, como pode isso?

Na realidade, se pararmos para refletir, a resposta estará diante dos nossos olhos.

1º – Entenda que o diabo, nosso inimigo, tenta destruir tudo o que é de Deus. Ele é invejoso e como não consegue construir nada de bom, ele tenta destruir as belezas que nosso PAI deixou para nós. Nada mais óbvio que, após o pecado, o deus deste mundo, tentasse com todas as forças aniquilar o local desenhado por Deus nesta terra, o local aonde o próprio Deus vinha se encontrar para conversar com os primeiros habitantes, um pedacinho do céu na terra;

2º – A Bíblia nos fala que quando o homem foi expulso do Jardim, foi colocado um Querubim para guardar a entrada do local. Aquilo que Deus guarda ninguém encontra! Mas o local não está colonizado? Então como foi escondido? Nas Escrituras nos diz que o “SENHOR, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins.” II Rs 19.15, se Deus está no céu acima dos Querubins, logo os Querubins também estão no céu e lá está o Jardim com eles.

Então você está me dizendo que Deus recortou um pedaço de terra que Ele havia criado e levou pro céu, para que ninguém mais conheça o lugar e coma da árvore da vida e seja imortal? Isso não é muita fantasia não?

Na realidade não! Deixe-me explicar:

Bagdá hoje, como falamos, é uma terra deserta, é como se tivesse sido tirado à vida dali e só sobrado areia, mas isso não é tudo. A Bíblia também nos fala mais sobre isso. Veja o que diz Ap 22.1 e 2:

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.”

O Texto nos diz que tem uma praça no céu como uma árvore específica: A árvore da vida, a mesma árvore que estava no Jardim do Éden!!!

Que incrível!

Para evitar que os homens comecem do fruto da árvore da vida e vivessem eternamente em pecado, o SENHOR em Sua misericórdia recortou o Jardim do Éden da Terra e o plantou no céu, e o melhor de tudo, quando chegarmos lá, poderemos desfrutar dele!

Resumindo:
O local mais provável hoje de onde era o Jardim do Éden, segundo as informações que a Bíblia nos dá é o IRAQUE, mais especificamente sua capital BAGDÁ.

O Jardim não está mais lá, foi retirado e plantado no céu.

O mesmo acontece com nossos corações quando a presença do Senhor é retirada. A única coisa que sobra é areia, mas a boa noticia é que quando nos aproximamos do TRONO de Deus, onde existe um rio, essas águas fazem nosso deserto se transformar em árvores de vida.

Na paz daquele se separou o melhor para o final.

Pr. Felipe Heiderich

7 COMENTÁRIOS

  1. Graça e paz a todos, o joão vitor, eu sinto discordar do seu comentário mais eu concordo com o texto escrito pelo pr. Felipe e se vc acha loucura o que o pastor escreveu eu creio q vc não crê no q DEUS pode fazer. Bom, vc não acha normal um pedaço de terra sendo cortado e levado aos céus? Vc acha normal um mar se abrir e o povo atravessar em terra seca(ÊX-14-13a18)? É normal jorrar água de uma rocha ferida por um homem(ÊX-17-6)? É normal o sol parar e resposta a uma oração(JS-10-13)? Esses sãn apenas alguns versículos, as escrituras vão muito além do normal, e o nosso DEUS não conhece o impossível, pois para ELE não exite o impossível, se vc não acredita q DEUS pode mover um pedaço d terra d um lugar para outro então vc não sabe quem é DEUS. ” Pois a sabedoria de DEUS é loucura aos olhos do homem”. Se crê q Deus pode fazer o impossível e loucura, então a humanidade tem um louco a mais; más um louco por JESUS CRISTO a paz do SENHOR JESUS a todos.

    • Infelismente Claudemir e assim mesmo, ainda há muitas pessoas que não sabem sobre Deus e suas obras!! Por isso o mundo esta desse jeito, vazio, e ninguem se importar com ninguem. Os que ainda acreditam são chamados de idiotas e louvos, mas prefiro 10000 vezes ser chamado assim do que negar o que ele faz por nós pois onde ja estava escrito que assim que a palavra de Deus resplandecer também haveria barreiras tentando abafar!!

  2. Eu creio no Deus todo poderoso,sim mais quero deixar alguns detalhes.
    deus ordenou a moiséis que ele lhe fissese um tabernáculo,conforme a visão que deus lhe mostrou em cima do monte de sinai.
    esse tabernáculo tinha um portão,que dava entrada ao patio,esse portão se chamava[o caminho]e havia uma porta que dava acesso ao lugar santo o nome é,[a verdade]e tambem tinha um véu,que dava acesso ao lugar santissímo,que se chama[a vida],concluindo eu cleio que quando o senhor tirou adão e éva,do jardim o senhor construiu o tabernáculo…

  3. concluindo,,,a palavra do senhor nos disse,que corria agúas do trono de Deus e corria no meio da praça..onde ficava á arvore da vida cujo produz os doze fruto,e esse rio corria para o lado do oriente.vamos ver a arca do senhor ficava no lugar santissímo onde deus se fazia pressente.
    se Deus se fazia pressente na arca,as agúas saiam de baixo do lugar santissimo e corriam em volta do tabernáculo até correr em frente do templo.porque o portão do templo fica pro lado do oriente,e esse rio se dividia em quatro braços,esses braços simboliza os quatro evangélhos,[mateus],[marcos],[lucas],[joão],isso é só alguns detalhes da palavra do senhor .que é verdadeira.amém

  4. kkk, muito dez a explicação, eu tbm tinha uma ideia parecida, porque na bilbia diz que DEUS tirou o homem do eden para que ñ comece da arvore da vida (Gn), depois fala em Ap, que a arvore ta no ceu, PAZ a todos !!!

  5. bom, eu sei que DEUS É PODEROSO PARA TUDO, ISSO É INCONTESTAVEL.
    E É GOSTOSO IMAGINAR TAL COISA, TALVEZ DEUS TENHA FEITO ISSO MESMO,
    LEVAR O JARDIM PARA O CEU.
    MAS CRIAR OU DESTRUIR ALGO É UMA COISA MUITO FACIL PARA DEUS QUE TEM TODO O PODER. VI UM OUTRO TEXTO QUE NOS FALA DO DILUVIO, E PODE AS AGUAS TEREM MUDADO TODO O MAPA GEOGRAFICO DA TERRA NO TEMPO.
    BOM SEJA O QUE FOR, SEI QUE DEUS NÃO IRIA DAR AZAS A COBRA, ALEM DO CABEÇA DURA DO ADÃO PECAR E MORRER ESPIRITUALMENTE, JA PENSOU SE ELE TAMBEM TIVESSE COMIDO DA ARVORE DA VIDA? POSSIVELMENTE SERIA HOJE UM TIPO DE DIABO. OBRIGADO APRENDI MUITO DEUS ABENÇOE.

DEIXE UMA RESPOSTA