Home » Capa, Estudos por VC,

Grandes Coisas Fez o Senhor

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Grandes Coisas Fez o Senhor

Grandes coisas fez o senhor por nós. e por isso estamos alegres. (Sl 126:3)

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Durante o período do exílio babilônico (70 anos) o sentimento que havia nos exilados de Judá refletiam a situação de caos, assolação e destruição. Prova disso encontra-se no salmo 137 onde o salmista diz que a margem dos rios da Babilônia eles sentavam e choravam com saudades de Sião. Diz as Escrituras que nos salgueiros babilônicos eles penduravam suas harpas e quando seus opressores pediam para eles cantaram uma canção de Sião e fossem alegres, eles nada podiam fazer, pois estavam amargurados e numa profunda tristeza. Muitas vezes em nossa vida, acontece a mesma coisa, passamos por ciclos de profunda tristeza, melancolia e angústia. Parece que esse tempo nunca ira acabar e quanto mais tempo lembramos dos bons momentos de como vivíamos, mais nos desesperamos e choramos ao contemplar a dura realidade do HOJE.
Este é o que chamamos de TEMPO DA ANGÚSTIA.

No tempo da angústia a alegria é trnasformada em lamento, a festa em luto e o prazer em pranto.

Mas o que muitas pessoas esquecem é que no tempo de angústia é que o SENHOR SE MANIFESTA.

Diz a palavra de Deus que o Senhor é SOCORRO BEM PRESENTE no TEMPO DA ANGÚSTIA. (Sl 46:1)

Mas como sempre digo, o tempo de angústia é apenas um ciclo da vida. E os ciclos da nossa vida são algo que acontece numa determinada ordem e época que até se repete, mas que não perdura para sempre. devemos buscar força em Deus no dia da angústia.

Pois assim diz a palavra do Senhor:

Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. (Pv 24:10)

… Diga o fraco: Eu sou forte. (Joel 3:10)
… porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:10)

Todo aquele que passa por ciclos contrários deve ter ESPERANÇA de que algo melhor está por vir. Como no salmo 42, a nossa alma pode estar abatida e se perturba em nosso ser, mas devemos esperar Nele até que possamos louva-lo novamente vendo a sua salvação (Sl 42:5).

O livro de Habacuque diz:

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Hc 3:17-18)

Só quem espera pode dizer que Grandes Coisas Ele faz, como no salmo 126.

Contrastando com o salmos 137, este salmo (126) demonstra a gratidão de quem soube esperar em Deus.

Nestes salmos ele diz:

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. (Sl 126:1-2)

Olhe o contraste:

No salmos 137 ele não conseguia louvar diante da opressão
Mas no Salmos 126 ele se alegra na sua salvação.

Quando o salmista diz “estar como aqueles que sonham” isso significa estar surpreendido, perplexo e alegre pelo livramento de Deus.
Creio que nada poderia tirar esse sentimento deles de “estar como que sonham”.

Vemos isso no livro de Esdras quando voltando do cativeiro eles reconstruiam o templo e cantavam:

Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao SENHOR conforme à instituição de Davi, rei de Israel.
E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao SENHOR, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao SENHOR, pela fundação da casa do SENHOR.(Ed 3:10-11).

Diz a palavra de Deus que a comoção era tão grande que muitas pessoas que haviam visto o primeiro templo choravam e cantavam de alegria pela restauração do Senhor:

Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe (Ed 3:12-13)

Que cena maravilhosa deve ter sido essa, meus queridos !!!

Devemos, portanto, crer nos livramentos de Deus em todo tempo, sabendo que aquele que permitiu a provação também nos tirará dela.
Sabendo que o Senhor ainda faz grandes coisas, ainda que HOJE não possamos ver.

Devemos entendar que a vida é cheia de ciclos e que o melhor de Deus ainda está por vir

O inverno já passou e eis que é chegado a primavera.
Como no livro de Joel depois da destruição e tormento vem a renovação e o avivamento
Mesmo na tristeza temos que ter uma viva esperança, pois depois da tormenta vem a bonança. (Sl 107:28-30;Mc 4:39)
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30:5)

Só Ele pode mudar o ciclo e trazer de volta a alegria da salvação (Sl 51:12)

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Sl 30:11-12)

Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.(Joel 2:21)
ação, na assembléia dos justos e na congregação.

Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer (Sl 111:1-2)

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.