Fortalecendo a musculatura espiritual (parte 2)

0
1

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.(CL 3:13)

Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;(1 Cor 12:22-24)

Muitos dos adeptos ao culto ao corpo justificam seu hedonismo excessivo dizendo que precisam cuidar do “templo do Espírito”. Esquecem esses , que o Senhor não só se preocupa com o individual, mas com a coletividade. Dvemos exercita o novo mandamento que é amar uns aos outros(Jo 13:34). Só quem tem exercitado o amor de Deus em sua plenitude possui musculatura espiritual para suportar o outro mais doente. Diz a palavra de Romanos no capítulo 14:

Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas(Rm 14:1)

A palavra de Deus diz que devemos “suportar” uns aos outros exercitando o perdão (Cl 3:13). A palavra sustentar no original é ανεχομαι, ou seja, anechomai que significa “carregar” , resistir ou dar suporte. Seria manter dentro aquele está atrás. Exercitando assim, com o outro , o amor, na humildade, na paciência e mansidão. (Ef 4:2). Paulo diz aos Gálatas que devemos levar “as cargas” uns dos outros (Gl 6:2).

Que ótimo exercício espiritual é este, não é mesmo?

É claro que não é fácil essa missão de “suportar” em amor com paciência, humildade e manisão, pois há momentos que somos como Pedro na noite que Jesus foi preso,ou seja, prontos para cortar a orelha do primeiro que aparece.

Porém é nesses momentos que devemos seguir o exemplo do justo Jó que suportou a fraqueza espiritual de sua mulher e de
seus amigos. Como diz romanos 15 , isso é suportar a fraqueza dos fracos.
Nós, como corpo de Cristo não devemos menosprezar os membros mais fracos, pois assim diz o Senhor:

E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela.( 1 Cor 12:21-24)

Muitos podem me perguntar: Porque tudo isso?
A resposta esta no versículo 25.

Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

Amados , se o Senhor suportou a “nossa fraqueza”, devemos como verdadeiros cristãos suportar, ou seja, se compadecer dos outros.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.(HB 4:15)

Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos (2 Coríntios 1:6 )

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA