Home » Vida Cristã

Edificando a casa

Profile photo of Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 20 de julho de 2007

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O texto nos diz que a execução deste projeto sem o Arquiteto é trabalho em vão. Os homens a edificam a sua maneira, mas quando concluída, essa casa não serve para o qual foi projetada.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam…”
(Salmos 127:1)

Não é uma obra arquitetônica, claro, mas sim a casa como lugar dos relacionamentos familiares. Família: Projeto de Deus!

O texto nos diz que a execução deste projeto sem o Arquiteto é trabalho em vão. Os homens a edificam a sua maneira, mas quando concluída, essa casa não serve para o qual foi projetada. Trabalho em vão é trabalho, mas não alcança o objetivo. Nossa casa precisa ser refúgio, um lugar de aconchego, de paz e alegria. “Lar, doce lar, como é bom ali estar, pois ali é o meu refúgio, ali é o meu lugar…” assim como diz uma canção de Asaph Borba.

Ouço de muitas pessoas que vão para longas jornadas fora de casa, declarações como: “Quero voltar pra casa”. A casa é um referencial para o ser humano. Deus colocou em nós algo eterno, a casa do Pai, a família de Deus.

As relações de família são as mais significativas em nossa vida. Se destruídas, causam profundas marcas, por isso vemos escombros na casa de quem não edificou com o Senhor.

O diabo, nosso adversário, nos tenta levar a uma vida individualista, sem considerar nossas relações familiares. Como é teu relacionamento com teus pais? E com teus irmãos? Individualismo é fugir de toda relação que me faz perder minha individualidade.

Isso requer de mim ajuste, desprendimento e incomodação. Os que não nos incomodam, não são sempre as melhores pessoas; elas nos deixam em paz, mas também não nos ajudam em nossa formação. Relacionamento é tocar um no outro, senão ficamos intocáveis.
Edificar a casa é deixar Deus tratar pela autoridade que Ele delegou aos pais e pelo repartir com nossos irmãos. “Feliz o homem que enche deles (os filhos) a sua aljava.” (Salmos 127:5)

O relacionamento mais íntimo, marido e mulher, é impossível viver no individualismo, cada um para si, ainda que fiquem sob mesmo teto, pois não traz a vida de Deus. Separar-se é desistir do que Deus quer realizar. Deus quer chegar no casal a uma perfeita unidade: espírito, alma e corpo.

Deus tem princípios claros na educação de filhos. Temos facilidade de ouvir conselhos de ímpios ao nosso redor e desconhecemos às vezes os do PAI. Para cada idade há um caminho a ser ensinado ao menino andar, e isso começa mais cedo do que a maioria de nós faz na prática. A sociedade, ao tentar resolver problemas conseqüentes do desajuste familiar, cria mais problemas do que soluções, pois não se submete ao SENHOR.

Quando não se planta nada, cresce inço, inclusive em nosso jardim.

Que ferramentas temos em nossas mãos para fazer esta edificação?
1 – A Palavra de Deus. Leia Deuterônomio 6:1-9
2 – O Espírito Santo. Leia João 14:15-17, 26
3 – O corpo de Cristo, a igreja. Por ele recebemos também a palavra de Deus e a direção do Espírito Santo. Se tivermos comunhão no corpo, não nos faltará direção de Deus.

Talvez você leia tudo isso e no final diga: “O mundo venceu”. Quero animá-lo a olhar para o Autor e Consumador da nossa fé que disse:”Tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.

A tristeza dEle é que como Pai da família de Deus, ele vê muitos construindo casas, tirando cursos, usando o talento que lhes deu, adquirindo coisas, se aperfeiçoando para a “vida” de outro “reino”, que um dia passará.

Por Otocar Wondracek

Artigo extraído do site www.adorar.net

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,006 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar