Home » Louvor & Adoração

Deus é um Deus de Relacionamentos

Avatar de Marcelo Barraca Por Marcelo Barraca em 3 de fevereiro de 2010

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Texto – João 1.1-5 / 14.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Amados(as), quero trazer ao nosso entendimento que Deus é um Deus de relacionamento.
Ao lermos o evangelho de João logo no capítulo 1nos versículos 1-5, vemos que no principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus, ao lermos o versículo 14, vemos que:

Este Verbo, que estava desde de o princípio, com Deus e sendo o próprio Deus, se fez carne, e porque Ele se fez carne?

Para dar o andamento em seu plano de salvação e redenção, Ele se fez carne para que se iniciasse o cumprimento da profecia de Genesis 3.15, Ele se fez carne, para mais uma vez, ter um relacionamento com o ser humano, Ele se fez carne para ter um relacionamento comigo e com você. E é sobre este relacionamento que quero falar hoje, para que possamos entender e viver um relacionamento com Deus, pois, desde de o princípio Deus quer ter um relacionamento com a humanidade.

Gostaria de fazer algumas perguntas, antes de entramos na mensagem:

* Como anda o seu relacionamento com Deus?
* Você tem tido um relacionamento com Deus?
* Você tem permitido que Deus se relacione com você?

Nesta mensagem estaremos falando sobre:

1-     A criação e o início do relacionamento.

2-     Deus é Espírito.

3-     Deus é Luz.

4-     Deus é Amor.

A criação e o início do relacionamento. Gn. 2.7 /  2.22.

Ao lermos a Bíblia sagrada, vemos que após Deus criar o mundo, Ele cria o Homem e em seguida a mulher. E vemos que Deus inicia ali um relacionamento com o ser humano, pois no final do dia Deus passeava no jardim do Edem para conversar com o homem. Até que o homem desobedeceu a Deus e “quebrou” o relacionamento honesto e amigável que tinha com Deus, ao ponto de Deus expulsar o homem do jardim do edem. Após a desobediência do homem, Deus poderia nunca mais querer se relacionar com o homem, pois Deus não dependia e não depende do homem, pois Deus é Auto-existente, Ele é a própria vida.

Porém, Deus não desistiu de se relacionar como o ser humano, após a queda do homem no jardim do Edem, vemos Deus tendo um relacionamento  com Abel, com Enoque, com Noé, com Abraão, com Isaque, com Jacó, com José, com Moises, com o povo de Israel e hoje, vemos Deus ter um relacionamento comigo e com você.

Ao lermos a Bíblia Sagrada vemos que em sua totalidade, a Bíblia designa apenas uma intenção de Deus: Ter um relacionamento com o ser humano para salva-lo da condenação eterna. Deus procura um relacionamento com você para que você possa conhecê-lo e para que você saiba que seus pecados fazem separação entre você e Ele, pois Ele é um Deus Santo!!

A palavra pecado ou o ato de pecar, está escrito em quase toda a Bíblia, só não há relatos do pecado em 04 capítulos da Bíblia, sendo eles:  Genesis Cap. 1 e 2 / Apocalipse Cap. 21 e 22.

Nos 02 primeiros capítulos de Genesis, o homem ainda não havia pecado, pois o relato do pecado está a partir do capítulo 3.

E no caso de Apocalipse capítulo 21 e 22, já não existe mais o pecado, pois todos foram julgados e  Deus fez novas todas as coisas. O restante da Bíblia é um registro do pecado humano e da divina intervenção de Deus para a salvação da humanidade.

Gostaria de enfatizar 03 atributos qualitativos, que a Bíblia Sagrada,  atribui a Deus:

Primeiro atributo – Deus é Espírito – João 4.23-24

Ao lermos estes versículos vemos que Deus é Espírito, e como Espírito Ele procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade, Ele está a procura de se relacionar com tais que assim o adorem. Como Espírito, Deus está em todos os lugares, ao mesmo tempo, por isso Ele quer se relacionar comigo e com você, no nosso trabalho, em nossa casa, na Igreja, Deus é Espírito e Ele quer se relacionar como você aonde você estiver. Você precisa ter uma vida correta e dentro da palavra de Deus, não só na Igreja, mas aonde você estiver, pois temos irmãos que só procuram a Deus quando estão na Igreja, saiu da porta para fora se esquece de Deus.

Segundo atributo – Deus é Luz – 1 João 1.5.

Como luz, Deus penetra no mundo para superar toda a escuridão, para Destruir as obras do diabo e para iluminar todo o homem que vem ao mundo. Você que já aceitou a Cristo como seu único e suficiente Salvador, vivia em grandes trevas, mas Deus apareceu como Luz, para ter um relacionamento onde não existe trevas, somente a Luz, que é o próprio Deus.

 
Terceiro atributo – Deus é Amor – 1 João 4.8-16

Como Amor, Deus expressou e viveu o seu mais intimo relacionamento como o ser humano, em João 3.16, vemos que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça mais tenha a vida eterna.

* O Amor é uma relação dinâmica e sociável.
* O Amor é uma relação ativa e de sacrifício.
* O Amor é uma relação abrangente.
* O Amor é uma relação que tem muitas forças.

Em sua forma final, o Amor entre Deus e o homem, significará uma ação de ambos, completa e ilimitada, é a posse de ambos, é uma entrega total para um relacionamento, Deus já se entregou totalmente, se fez carne, morreu por mim e por você e já ressuscitou para ter um relacionamento conosco.

 
Conclusão

Neste relacionamento, Deus já se entregou totalmente. E você á se entregou totalmente a Deus? Não estou falando somente em vir a te a frente da igreja e confessar, estou falando de entrega total, não só da boca para fora, mas a entrega de corpo e alma, em espírito e em verdade.

Hoje é o dia de um novo relacionamento entre você e Deus. Hoje é dia de entrega total! Deus é um Deus de relacionamento

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,983 comentários no Estudos Bíblicos.