Home » Teologia

Dança no Espírito

Avatar de Jose Valdo  Caetano Por Jose Valdo Caetano em 15 de dezembro de 2007

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Na Bíblia existem várias expressões que se referem a “dançar' e “bailar”. Contudo, nenhuma passagem nas Escrituras Sagradas fala de “dançar no Espírito”. Essa frase não é bíblica nem teológica. A Bíblia nos informa que os povos antigos manifestavam seus sentimentos por meio de danças.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Quando voltavam das batalhas em defesa de suas vidas ou da pátria maridos ou parentes, as mulheres, incluindo esposas e filhas, saíam ao encontro dos vitoriosos com cânticos e danças . Miriã a profetiza, a irmã de Arão e de Moisés, e todas as mulheres libertas do cativeiro egípcio, celebraram a passagem do Mar Vermelho com “tambores e danças” (Ex 15.20). Em tempos remotos, havia uma celebração ao Senhor em Israel e as filhas de Israel saíam a dançar em ranchos celebrando a “solenidade do Senhor em Siló' (Jz 21.19,21).

Davi, após conduzir a Arca da Aliança da casa de Obede-Edom até a cidade de Jerusalém, ia 'bailando e saltando' diante do Senhor (2 Sm 6.16). Com o passar do tempo, essa pratica tornou-se comum em Israel. Jeremias fala que depois de uma abençoada colheita, 'a virgem se alegrava na dança' e também os 'mancebos e os velhos' celebravam da mesma maneira (Jr 31.13). Também em Lamentações o profeta acrescenta: “Cessou o gozo do nosso coração; converteu em lamentação a nossa dança”, Lm 5.15.

Os profetas de Baal, durante sua cerimônia sacrificial, usavam uma espécie de música aos gritos e danças aos saltos ao redor do altar (1Rs 18.26). Do lado sensual, havia em Israel a famosa “dança do ventre”, que ainda hoje é praticada com freqüência no Oriente Médio. As filhas de Sião, quando perderam o temor a Deus, adicionaram ao seu andar a dança do ventre – o que foi severamente condenada pelo Senhor (Is 3.16). Salomé, a filha de Herodes, dançou também desta maneira (Mc 6.22).

No Novo Testamento, em algumas de suas passagens, a música e as danças encontram-se em evidências, sendo praticada nas solenidades judaicas. Jesus comparou à situação de seus dias com aquele que diziam: “Tocamo-vos flauta, e não dançastes” (Mt 11.17). O irmão do filho pródigo ficou indignado quando ouviu e viu “a música e s danças” para seu irmão (Lc 15.25). Entre as nações semíticas, as danças sagradas eram observadas tanto por homens quanto por mulheres.

Existem várias recordações bíblicas dizendo que os santos devem se alegrar no Senhor (Sl32.11) e servir ao Senhor com alegria (Sl 100.2). Maria, mãe de Jesus, foi uma jovem santa no novo testamento. Ela agradeceu a Deus dizendo: “A minha alma engrandece ao Senhor, eo meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lc 1.46-47). Mas não existe nenhuma recomendação no Novo Testamento, que é o manual da Igreja Cristã na Dispensação da Graça, dizendo que se deve “dançar no Espírito”. Além disso, certas danças que existem por aí em certos seios evangélicos não são espontâneas, mas ensinadas com antecipação e apresentadas ao público como “dançar no Espírito”. Por outro lado, existem também aqueles que aproveitam os momentos festivos e neles procuram extravasar suas emoções e euforias, além das regras preestabelecidas pela sobriedade e ética cristã.

O Apostolo Paulo fala de “orar no Espírito”, “bendizer no Espírito” e “cantar no Espírito”, mas nunca fala de “dançar no Espírito”. Não digo que não façam, porém acredito que as manifestações do Espírito Santo no meio do povo de Deus requer um pouco de prudência. Sabemos que em alguns momentos não é fácil de se controlar com o derramamento do poder de Deus. Contudo, a sabedoria de divina nos ensina que, via de regra, quanto mais o cristão está cheio do Espírito, mais controlado ele fica. Pois a manifestação do Espírito traz ao crente o amadurecimento e a sobriedade cristã. Descontrole não é sinal de estar totalmente controlado pelo Espírito de Deus.

Existem outras maneiras mais suaves, dentro do campo da ética, de se agradecer a Deus pelos seu amor e bondade, do que certas práticas extravagantes que podem até despertar curiosidade carnal.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

41 comentaram, comente você também!

  1. sou dançarina , gostei de seu artigo sobre dança no espirito porem gostaria que me fosse enviado um artigo mais expecifico sobre o assunto, e se realmente nao podemos(nós dançarinos), em momentos de ensaio e oração sermos tomados pelo espirito e dançarmos espontaneamente na presença do Senhor.
    Sou líder de um ministerio de dança onde os integrantes tem entre 9 e 14 anos o que devo ensinar á eles sobre o assunto, porque até então eu mesma pensava que podíamos sim nos derramnar na presença de Deusn com danças…
    Desde já agradeço! Fiquem na paz e que Deus os abençoe.

  2. Pra quem nao entendeu… o estudo feito acima nao proibiu a dança como forma de expressao, mas advertiu que a dança nao faz parte da nossa expressao de culto nos dias de hoje… nao uma se quer orientação no NT dada a igreja sobre tal pratica…

    É um assunto muito delicado falar se ela pode acontecer nos dias de hoje em nossos cultos, afinal ficam no ar muitas perguntas sem respostas como: quando se deve praticar? e como deve ser essa dança (ou como era praticada na antiguidade)?

    A verdade é que a dança era sim uma PRATICA GENUINA DE EXPRESSAO DE LOUVOR E ALEGRIA como o livro de Salmos exaustivamente mencionam e outros livros ainda citam!!!
    Mas infelismente ela foi prevarica/distocida/contaminada/ enfim… ela infelismente é conhecida como uma pratica mundana hoje…

    Resumo por principio de sobriedade e prudencia nao optar por tal pratica nos cultos (preferencia própria. A Adoracao começa no coração quando nos submetemos a esse Grande Deus, a Adoração não começa com formas. Para firmar esse principio, reforço dizendo que creio que um tetraplégico por perfeitamente efetuar uma Adoração que chegue até aos céus, afinal de contas, Adoracao começa no espírito!!!
    É bem provável que nós venhamos ao culto, cantemos todos juntos no culto e nossa expressao não chegue até a Deus, se nossos coracoes nao etiverem curvados, revenciados, prostrados, submissos a esse grande Deus, esse louvor nunca chegará aos céus. Adoração é uma expressão consciente de Submissao a Deus que começa no coracao, e nao com formas!!!

  3. eloir de avila disse:

    acho que o escritor do artigo acima deveria estudar mais sobre pentencostes,no mínimo deve ser menbro de um ministério morno/frio tipo aquele que o pastor toca um sininho quando o poder de DEUS se manifesta. conselho: assista documentário avivamento da rua azuza.

  4. Bom, gostei do artigo, e acredito q a dança deve ser em espirito…
    Só q o q não entendi, e se a dança hoje não podde ser mais utilizada nos cultos???
    Pois eu creio q Deus fica mto feliz qdo o verdadeiro adorador se apresenta a Ele com danças, onde nosso coração esta no Senhor!!!

  5. achei interessante o estudo e fiquei e gostaria de refletir mais sobre o assunto, se houver outros estudos a respeito de dança e puder enviar, ficarei grata. trabalho com a dança a muitos anos e percebi que opiniões variadas de pessoas sensatas são sempre bem-vindas para o nosso crescimento e amadurecimento. obrigado, Deus abençoe sua vida.

  6. qual é a sua opiniao sobre dançar esses ritmos tirados do mundo como dança do céu relacinada dança do créu será que DEUS opera ou coisa parecida ?

  7. Eu acredito SIM que podemos dançar no Espírito. Acredito que o Espírito Santo possa se manifestar quando estamos dançando, pois não importa o que fazemos para adorar à Deus, mas o que realmente importa é o nosso coração, se estamos O adorando em Espírito em verdade ou não.
    Portanto quem louva a Deus com danças está certissimo, só devemos fazer tudo de coração pra Ele, pq Ele merece o MELHOR de nós.

  8. gostaria de orações, e informações, de como sabermos, se onde congregamos estamos sertos , alhiais dentro da palavra de DEUS, porque cada congregação existem gogmas diferente e ensinamentos de doutrinas diferente, se a BÍBLIA é a palavra e a palavra é uma só para todos, porque as diferenças, o povo fica confuso com isso, não é???????????

  9. Olá, gostaria de dizer que gosteu muito do artigo descrito. Danço para o Senhor já à 6 anos, e sei que nas escrituras não temos muitas referências sobre este assunto (dança), mas sei que senti-mos a presença de Deus através dos nossos 05 cinco sentidos. Mas expresa-mos de várias formas diferentes, e uma delas é através dos movimentos. Creio que muitas pessoas acabam sendo contra a dança na igreja, ou para Deus, pois olham a imitação dela no mundo. Todos nós em vez de ficar-mos discutindo temos que tomar das mãos do diabo tudo o que ele copiou de Deus. Pois eu creio que todos os anjos, e os quatro seres viventes se alegram com danças diante do Senhor, pois o diabo não tem poder para criair nada, mas sim imitar. Irmãos tendo alguma dúvida, busquem o mais interessado na sua adoração, que é DEUS, e coloquem diante dele, todas as suas dúvidas. Peça que ele venha manifestar os seus sinais (cura, milagres, libertação…) através da dança, e caso não haja, deixem-a de lado, mas caso o contrário, que é o meu, onde tenho visto muitos milagres, e o mais importênte testunho dos próprios irmão perante a igreja, continuem e não parem até que o senhor o venha falar.
    Atualmente estou a frente de um grupo na minha igreja (Batista), e acompanho um grupo de meninas da igreja católica, que estou dicipulando através da dança.
    Deus os abençoe.

  10. oi, eu danço em um ministério de dança chamado “Yaweh Shammah”, eu queria pedir para me mandarem um arigo falando sobre os comentários maldosos sobre a dança na no meio da igreja,o poder da má língua, por favor é para um estudo!!!!!!

  11. Francisco Magalhães disse:

    Apesar de não ler nada legalista nos comentarios postados, quero opnar dizendo que: Já é tempo de deixarmos a crítica e o formalismo religioso de uma vez por todas, visto que muitas denominaçôes chamadas de históricas e tradicionais aos poucos estão se libertando desse mal que tanto prejudicou a igreja brasileira durante decadas. Se biblicamente dança não é pecado porque tentar influenciar as pessoas com a minha opnião de homem,gerada apenas pela formação religiosa a que fui submetido, usando sofismas como ética e comportamento social para justificar a incessibilidade para a restauração que Deus está trazendo para sua igreja no iminente acontecimento do arrebatamento. Quando Paulo fala a respeito da restauração do tabernáculo de Davi em atos. 15:16 ele está falando da restauração da espontaneidade que Davi teve na adoração,(já que o tabernáculo de Moisés era formal e muito ético) que começa no coração e se propaga para todo o ser. No espírito não significa fora de sí ou sem controle, mas sim do profundo do nosso verdadeiro ser. Como Davi falou \” Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor me tenho alegrado. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; …\” (II Sm: 6:21,22).
    Para não incorrer em erros mais graves (não proibindo mas querendo proibir), lembre-se ética, ordem e descência não é o que o homem estabelece e sim o que o Espiríto Santo determina.

  12. Primeiramente A Graça e a Paz do Senhor à todos! É uma pena o imão Jose valdo ter o coração tão fechado para o novo de Deus (Mt 9.17),tenho certeza que Deus age através da dança,até porque eu danço para o Senhor.Como foi dito, existem referências sobre danças no novo tetamento, porém são em contextos sociais (Lc 15:25,Mt 11:17,etc),a dança é uma arte e Deus nos deu os dons,Ele deu a todos,basta você saber usa-los.Reconheço que há pessoas que usam a dança de forma sensual, querem a glória para si,só que isso acontece também com pastores,missionários,evangelistas,músicos. E todas as denominações têm ministérios ou departamentos que não são citados no Novo Testamento: Ministério de Música, Tesouraria, Ministério Infantil, Sociedades Femininas, Masculinas, Círculo de Oração, Mocidade,Depto Infantil, rede de jovens,Depto de mulheres, etc.
    “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem; assim é todo o que é nascido do Espírito”
    (João 3.8)(1 Coríntios 1:27) “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.1 Coríntios 1:27)”. Devemos adorar a Deus com o nosso corpo, porque o movimento físico é uma parte aprovada como expressão de oração quando Paulo exorta Timóteo para erguer mãos santas (1 Tm 2:8). Então tudo o que tem folego louve ao Senhor, tudo o que eu tenho foi Deus quem me deu,meus dons vêm dele,e é para o louvor dele. Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas!Se no mundo as pessoas usam a sua arte para agradar a pessoas, porquê eu não posso usar a minha arte para adorar a Deus. Cantar é arte, tocar é arte e dançar também é arte! Há diferença entre dançar no Espírito e Dançar para o Senhor!Não se esqueça disso!

  13. Olá, gostei do artigo, porém discordo em alguns pontos. Pois a minha bíblia diz: “Louvem-lhe o seu nome com danças; ofereçam-lhe musica com tamborim e harpa.” (Sl 149:3), “ Então a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em jubilo e os consolarei; tornarei em regozijo a sua tristeza. “
    (Jr.31: 13), amigo, entendo sua preocupação em relação a dança nas igrejas, porem há uma grande diferença entre dança secular e dança do reino. A dança “Mundana” é uma dança para impressionar, seduzir…a dança em nosso meio é uma dança que visa gerar cura, libertação, restauração…
    Coreografia nada mais é que a escrita da musica. Escrevemos utilizando o instrumento que Deus nos deu: Braços, mãos, pernas, cabeça…
    Somos um corpo e como corpo respeito o dom e talento de todos… Afinal não somos nós que iremos receber a adoração de ninguem, é Deus e como você mesmo disse a adoração começa no coração e este lugar, só Ele conhece e contempla.

  14. Olha a minha igreja esta crecendo atraves do ministério de dança, se fosse errado, não ganhariamos tantas almas para o Senhor…
    no meu grupo tem aproximadamente 40 meninas, a maioria delas sairam da perdição do mundo e hoje ganha almas atraves da dança. E muitos aceitam Jesus durante as danças proféticas.

    \” DANÇAREI ATÉ QUE MINHAS SAPATILHAS NÃO AGUENTE, VOU TIRALAS DOS MEUS PÉS E CONTINUAREI DANÇANDO PARA O SENHOR\”

  15. Bárbara França disse:

    Mostrar as meninas.!

  16. Louzeane Ávila disse:

    Gostei do artigo, sou Líder de coreografia, professora de escola bíblica e canto no ministério de louvor, vou estar levando esse e outro artigo que se opoem quando o objetivo para que possamos estudar, creio que a dança é modo de espressão e de atrir os jovens assim como o teatro, se não podemos coreografar as músicas que são produzidas também teremos que filtrar as músicas que ouvimos, a Bíblia diz que miriam dançou não sabemos que tipo de música ela dançou, Davi dançou não sabemos que ritmo as músicas tinham naquela éspoca e mais creio que se fosse pecado ou não aceitável não seriam mencionados na bíblia como feitos normais, eu ministro a dança com meus sentimentos, busco traduzir e enfatizar através da dança, porque muitas vezes um hino que é lindo se torna ainda mais lindo e marcante quando fazemos uma encenação e expressão sobre ele, os jovens precisam de atividades dentro da igreja dança e teatro inclusive é hoje se não oferecermos atividades para eles, dificilmente ficarão na igreja,o crescimento e evolução querendo ou não faz parte também da igreja.

    “Concluindo, tenho certeza que Deus se alegra muito quando dançamos na presença dele, e quando conseguimos transmitir com mais emoção as mensagens das músicas coreografadas.”

    A paz de Cristo!

  17. olá!!!
    Realmente não existe nehuma base biblica para a danca profética. Mas eu mesma tive várias experiencias com a dança profética. senti varias vezes uma grande manifestação do espirito de Deus atravéz desta dança. E agora? nao tem na biblia mas eu mesma ja senti algo maravilhoso!!! por favor me explique.
    Ultimamente tenho achado que a danca seria somente para atrair as pessoas para igreja, tendo assim uma forma evangelistica.
    Mas realmete nao diz nada na biblia sobre profetizar atravez de uma dança….ou enfim…..
    estou muito em dúvida.

  18. bom, leia a Bíblia com a orientação de Deus e procue não se contradizer tanto em seu próprio texto!

  19. vendo os comentarios ai de cima percebi que algumas pessoas nao acreditam na manifestaçao do espirito santo em nossas vidas mas com a esperiencia que eu estou vivendo na minha vida eu nao consigo explicar pra ninguem DEUS ta mudando minha vida de uma forma que eu nunca imaginei!!!
    Eu sempre gostei muito de musica quando eu nao era evangelica eu usava a dança como um geito de me mostrar pra as pessoas,mas a algum tempo atras eu me batizei nas aguas depois do meu batismo começou minha libertaçao Deus começou a entrar na minha vida e começou a falar comigo nao pelos outros mas ele mesmo falando comigo…
    Depois de umas duas semanas que eu fui batizada Deus me deu o dom de dança por isso que eu acredito que o espirito santo pode sim se manifestar em nossas vidas ,com esse dom que Deus me deu ele me da visoes com passos para mim montar coreografias Deus que ta falando comigo,mas com a esperiencia que eu to vivendo na minha vida so pode ser Deus por que Deus e maravilhoso…
    falando sobre dança ainda a dança e uma forma de adoraçao a Deus como o louvor e a pregaçao eu ja vi pessoas aceitando Deus por meio,da dança,uma vez eu vi uma pregaçao falando exatamente sobre dança e o pastor falou que e um meio de adoraçao para as pessoas que são mudas uma pessoa que nao pode falar ela pode buscar a Deus atravez da dança por isso que eu acredito na presença do espirito santoo…
    e sobre espontanio se vc orar jejuar e buscar a Deus vc pode ir la pra frente da igreja sem saber um passo que deus vai ti dar uma coreografia completa mas vc tem que fazer a sua parte se vc nao der espaço para Deus se vc nao acreditar que Deus pode pode fazer isso ai depende muio da sua fé também…
    QUE DEUS ABENÇÔE VOCÊS!!!

  20. itamara Souza disse:

    Ola a graça e a paz de todos,bom a respeito da dança,eu acredito que os levitas tem o poder sim de adorar e dançar em espirito,eu amo dança,e quando dançamos pra Deus tudo muda e fik diferente,estamos ali para glorificamos,adoramos,estamos nos prostamos perante a ele,e estamos levantando um insento agradavel a ele.Pois a unçao desse atraves dos levitas,atraves da aqueles que o adoram em verdade e espirito.A dança ensinanda de uma forma correta perante a igreja sem nada de sensualidade,e sem mexer os gradril com sexualidade,logico que é pra Deus,muita igreja confundi essa visao.Uma igreja livre e de avivamento com o fogo do espirito santo,na propria biblia diz que quando fomos por ceu,nos so dançaremos e glorificaremos o nosso Deus,e pq nao começar aki na terra…

    bjaooo e fik vom Deus,e em gualquer duvidA vao orar e saber resposta do espirito santo,Jesus deixou ele na terra justamente pra isso,pra ele nos orientar,e nos diricionar…

  21. Oiii Gosto Muitos Dos Artigos Que Sempre que Vc Me Envie pela MInha conta Adoro Sabem Cada Dia mais Coisa da danças pq td que eu aprendo passa para pessoas minha lideres amo dança minha paixaão adoro aprende amis sobre isso ..

  22. eu particularmente eu acho que existe adoração em espirito eu mesmo já tive esperiencias que me levaram a um lugar de intimidade com Deus.
    E também um dos motivos da minha conversão era que sempre gostei de dança e quando eu cheguei a igreja eu vi e gostei muito foi que eu decidi fica e me envolvi no ministério profundamente e assim vivi grandes esperiencias na presença de Deus.creio que realmente a presença de Deus é mais forte quando o ministramos espontaneamente mas os ensaiados tambem trazem a manifestação de Deus porque Deus diz q nós temos q fazer o exelente pra ele e como vamos fazer a exelencia se não ensaiarmos e creio que muitas vidas são salvas através de ministrações.mas gostei do documentário….. bjos a todos que Deus abençoe a todos….

  23. Para abreu, não sabia que só deveriamos viver do novo testamento, no minimo o senhor deve ser da congregação p/ se expressar desse jeito

    Devemos sim adorar a Deus com nosso corpo, espirito e alma (somos Triuno) somos templo de Deus, autrora no mundo dançavamos até cansar, eu mesmo não consigo ouvir uma musica de adoração a Deus e ficar igual a uma porta, apropria musica nos leva a dança e a adorar a Deus

    • Lindo! É verdade!!! Eu inclusive qdo danço na presença de Deus,faço movimentos de adoração… é muito gostoso! E além disso tenho um Dom, no qualdanço espontaneamento e olha que nem sei dançar! Fiquem com Deus!

  24. Estou fazendo uma grande pesquiza !!! sou bailarina desde os meus 3 anos.de 1 ano para cá ,estou convertida !!e cada dia mas apaixonada !! pelo meu deus !!!
    PRIMEIRAMENETE Pra dançar ou cantar para deus tem q ser com amor!!vc tem que sentir o pder do espirito santo !!e deixa-lo te levar.
    Se vc já tem a técnica é porq deus te capacitou!!então sinta o poder de deus !!!e voe…

  25. certo dia fui em um culto de libertação a pedido de um amigo, chegando lá observei que mulheres tiravam suas sandalhas altas para começarem “a dançar no espírito “. Uma jovem que aparentava cerca de 17 anos com uma criança no colo e com os seios à amostra e uma minuscula saia, deixou a criança com alguém e “dançou no espírito” ao ritmo de tambor que parecia centro de macumba sacudia os cabelos de um lado para o outro com se tivesse possessa na frente dos líderes espirituais daquela denominação “encarnada” como petencostes, e ao “desmaiar no espírito ” deixou aparecendo suas partes ìntimas, sendo coberta em seguida por um paletó de um presbítero e outras irmãs dançavam com gingado estilo pombagiras. Fui criado no evangelho /Assembleia de Deus/ batismo/pentecostes. Confesso que fiquei estatalado no que vi e em visita a “outras igrejas” percebi que o fato está se tornando comum parecendo ser uma tendencia ou modismo em algumas igrejas . O que é isto? sinais dos tempos?! ou imitação barata do mundo para atrair jovens com danças sensuais!

  26. Nossa…e a pessoa que nasceu com o dom para a dança? e que dança no mundo e se converteu??? não deve aproveitar o talendo que Deus a deu para proveito na obra de Deus e também para glorifica-lo??? mto conservadora sua visão. Se podemos adorar a Deus com cantos tb podemos com Danças…podemos fazer tudo, cuidando que nem tudo convém. Que Deus nos ilumine.

  27. A paz do Senhor Jesus! Sou contra essa tese, Deus nos usa como ELE quer e da forma q ele quer
    mas infelizmente muitos querer até ditar como deve ser o agir de DEUS muito cuidado, vivemos no tempo da graca e nao no tempo da lei, o vél do templo se rasgou e hoje somos livres p adorarmos ao Deus de hoje ontem e eternamente e com certeza quem dança com o coraçao voltado totalmente p DEUS, é canal de bençao na igrejas e são guiados pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS..

  28. Iêda castro disse:

    Acho sinceramente que a preocupação de todos nós, deveria ser com a verdadeira e pura palavra de Deus.Aprendermos a cada dia e ensinarmos o que pudermos.Não concordo e não vejo necessidade de danças e acrobacias nas congregações. Acho sim, que deveria ser implantada uma boa e séria escola bíblica dominical em cada uma delas, afastando assim tanta invencionice e perda de tempo em nosso meio. Os campos já estão brancos para a colheita e falta ceifeiros. Achei excelente o estudo sobre “danças no espírito”, aprecio estudos bíblicos, amo a palavra e gostaria de aprender mais e mais. A paz do senhor.

    • A paz..!!!
      Abençoada,já que vc gosta de estudo Bíblico te aconselho a ler o LIvro de Atos 2:14 ao 19,que fala sobre a maneira como se comportaram no Batismo com o Espírito Santo,que Deus abençoe você e toda sua parentela,amém!!!

  29. Espetáculo Rute O Ballet da Cia Rhema . Ingressos a venda no CENARTE, na D’Vargas Artigos Para Dança , e comigo!! Valor: Antecipado: R$. 15,00, a partir do dia 27 de agosto será R$.30,00. Tel. do CENARTE 32613576, ligue a partir das 14:hrs. Não percam O Espetáculo será Belíssimo!!!
    LIVRARIA VIDEIRA ,LIVRARIA PRIMICIAS,D´VARGAS.INFORMAÇOES 30922455
    Em Goiania!
    http://www.youtube.com/watch?v=zZlhFRUpen8&feature=player_embedded

  30. A Paz…

    De tudo que foi dito pelo autor, algo me chamou a atenção:

    “…Existem outras maneiras mais suaves, dentro do campo da ética, de se agradecer a Deus…”
    (final do texto).

    Amado irmão autor, como assim???
    maneiras mais suaves?? campo da ética?? então sua ideia a repeito da dança é algo exagerado e de certa forma desrespeitoso ao Senhor, pois isso é claro na expressão ÉTICA.

    Pois eu lhe digo, fariseu,
    o senho tem se mostrado como aqueles que rodeavam o SENHOR JESUS e o questionavam de suas atitudes, buscando de alguma maneira o condenar ja que Ele não estava de acordo com o seu raciocínio ou pensamento. Na Bíblia relata que Jesus foi a uma festa de casamento, e como voce acha que Ele estava?? Sentado num canto, isolado olhando os outros dançarem e se divertirem?? NÃO, Jesus era sociável, que se relacionava, que participava, que interagi com as pessoas, pois é assim que Ele quer que sejamos também. Creio que Ele conversavam, se divertia e dançava também com os outros, ja que assim era a cultura daquele povo, era assim que eles se alegravam. É por isso que os fariseus o questionavam tanto, pq aos olhos deles, Jesus não poderia ser assim, ja que é o Cristo, mas é uma visão distorcida do que de fato é.
    Jesus é o Cristo, mas participava, se entrosava com as pessoas,e consequentemente com a cultura daquela gente tambem.

    Amado irmão,
    se a sua maneira de adorar ao Senhor é “SUAVE” AMÉM!! Gloria Deus. Ele te fez assim, para que vc o louvasse assim, mas vc não pod de maneira nenhuma generalizar a adoração e por em uma forma. Se Deus, que é o SENHOR criou pessoas diferentes, com diferentes formas e jeitos para adora-LO, então quem é vc para definir como as pessoas devem ou não fazê-lo???
    ou seja, se foge do que vc pensa, então estão fora do ‘campo da ética’?

    Do mesmo modo que existem danças que não agradam ao Senhor, também existem musicas que também não O agradam, no entanto,louvamos e cantamos na igreja, usamos a musica para louvar, então porque não dançar como louvor tambem??

    O mais importante é o conteúdo do copo, e não o seu exterior. Foi isso que Jesus disse aos fariseus e hipócritas que o cercavam.

    Que o Senhor possa te abençoar
    e abrir sua mente.

    E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!!

    LIBERTE SUA MENTE, JESUS É BEM MAIS QUE RELIGIÃO!!!

  31. luciana lima 36 disse:

    não concordo e não devemos julgar antes de conhecer

  32. A paz do Senhor!!! Meu amigo,cada um tem o direito de falar,pensar e escrever,o que acha,eu te convido a ler a Bíblia,acho que tá faltando um pouco de conhecimento,concordo com você, quanto à pessoas que fingem estar no mover do Espírito Santo.Agora dizer que a Bíblia não relata a dança no Espírito,chega ser ignorância,leia; Atos:

    Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”.

    Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção:

    estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Esta é ainda a terceira hora do dia!

    Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:

    “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

    Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Ou Até sobre os meus escravos e as minhas escravas

    Mostrarei maravilhas em cima, no céu, e sinais em baixo, na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça.

    • O que o texto tem a ver com o tópico!!! O problema é que na maioria das vezes quem tenta incluir este “Ministério” não tem o mínimo de conhecimento teológico para argumentar. No novo Testamento só aparece a dança no sentido pejorativo. Salomé que dançou para Herodes e esta lhe pediu a cabeça de João Batista. Fora isso… não tem nada de importante!!! Os argumentos de Davi também não valem, porque não era cultural na época, até sua esposa lhe rejeitou ao vê-lo dançando de uma forma indecorosa.

  33. É triste ver como algumas pessoas dão mais valor à RELIGIOSIDADE e à doutrinas,do que ao próprio MOVER do Espírito Santo.
    Concordo q algumas pessoas dançam de forma indecorosa,mas nesse caso,o problema não está na dança,e sim no CORAÇÃO da pessoa…
    Aqueles que adoram ao Senhor em Espírito e em verdade jamais se colocarão diante do altar de Deus para aparecer…Só quem tem um coração de adorador pode explicar se existe ou não dança em Espírito…è muito fácil criticar…as pessoas apontam,colocam defeitos,mas quem se prostra diante do altar do Senhor e o adora(com danças sim!porque nao?) é q sabe se é ou não movido pelo Espírito Santo…
    Em Salmos 87:7 diz:”Dirão tanto os que cantam como os que dançam:todas as minhas fontes são em Ti”
    Eu adoro ao Senhor com danças sim,de todo o meu coração,de todo o meu ser e com todas as minhas forças…
    Estou há 9 meses no Ministério de Dança e posso dizer com convicção q DEUS tem me capacitado.Não sabia um movimento sequer de ballet,raramente dançamos coreografia,então que outra explicação há senão o PODER DE DEUS se manifestando na minha vida…
    Só quem dança sabe quão forte é o q sentimos quando estamos dançando na presença dEle…só quem já foi tocado pelo Espírito Santo durante uma ministração com danças sabe como é maravilhoso…
    Por causa de algumas pessoas mal intencionadas,muitos acabam generalizando…e se há aqueles q “fingem” estar no Espírito só pra aparecer,eles terão que prestar contas ao Senhor…Só a Ele compete separar o joio do trigo…
    Que Deus CONTINUE USANDO aqueles que ministram com danças…
    e aqueles que julgam…que Deus abra a mente de vocês para o novo de Deus…

  34. não entendo como acontece, e sei bem a diferença entre um espírito imundo e o Espírito Santo. Não sou dançarina, nunca participei de nenhum grupo de danças, mas, eu danço sim em espírito qndo estou adorando a Deus. Não sei como explicar. Até poderia concordar com vcs se eu não estivesse vivendo isto; nunca almejei ser dançarina na minha vida e nem sei dançar nem um ritmo sequer. Gostaria que comentassem sobre isso. A paz de Cristo a todos!!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.