Home » Estudos por VC

Cristão obrigados a pagar dízimos?

Avatar de alissoncarvalho1 Por alissoncarvalho1 em 14 de maio de 2012
Tags: , , , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Cristão obrigados a pagar dízimos?

Irmãos de fé, gostaria de começar esse estudo, convidando a você a observarmos o significado da palavra dízimo no dicionário Bíblico: Dízimo é a décima parte consagrada a Deus. A lei requeria que a décima parte do grão, do vinho e do azeite produzidos cada ano, assim como os primogênitos dos rebanhos e das manadas, fossem entregues aos levitas e sacerdotes. ( lv 27.30-32 ; Dt14.22 ; 2Cr 31.5 ; Ne 10.38 ; Ml 3.10 ). Antes de continuarmos o estudo, vamos ver quem são os Levitas e Sacerdotes: Levitas desempenhavam o ofício de ajudantes dos sacerdotes, encarregando-se dos serviços menores no santuário. Sacerdotes no Antigo Testamento era encarregado do culto divíno, sobre tudo oferecimento dos sacrifícios. Tanto os Levitas com os Sacerdotes eram Israelitas ou Judeus.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O significado do dízimo no dicionário Bíblico, refere-se a palavra Lei. Essa lei é referente a lei mosaica ou a lei de Moisés. Sabemos que a lei mosaica era dirigida para o povo hebreus, propriamente para o povo escolhido, o povo Judeu. No monte Sinai, Deus estabeleceu uma aliança com seu povo e lhe deu a lei. Se você irmão, quiser saber mais sobre essa lei é só ler: Ex 12.37-51. Portanto o dízimo era também uma das diversas ordenanças que o povo Judeu precisava observar, era uma prática.

Em resumo, o objetivo de coletar o dízimo, sob a lei, era dar suporte ou sustentar o templo e o sacerdócio de Israel; Consequentimente a obrigação de pagar os dízimos cessaria quando aquele pacto da lei mosaica chegasse ao fim, por estar cumprido, por meio da morte de Jesus Cristo na estaca da tortura. ( Ef 2:15 ; Col 2:13-14 ).

Podemos observar no Novo Testamento, que nenhum dos apóstolos ou discípulos de Jesus Cristo, ordenou nenhum Cristão a pagar dízimos. Como somos Gentios, não somos obrigados a observar uma lei instituida e direcionada ao povo Judeu. “Para a liberdade foi que Jesus Cristo nos Libertou. Permanecei, pois, firmes e não submeteis, de novo, ao jugo da escravidão.” Gl 5.1.

Sabemos que as igrejas atuais, necessitam de ajuda financeira para suprir diversos custos como água, luz, as vezes aluguel, etc. Mas como deve ser essa oferta? Primeiramente, sem estipilação de valor, isto é certo. A oferta irmão, deve ser voluntária, de coração, sem sobregarregar o membro da igreja. O Cristão deve ter a consciência que a igreja necessita de sua ajuda financeira e não só isso, os irmãos precisam ter na mente que a palavra de Deus só é propagada de forma efetiva através da contribuição de todos. Veja o que apóstolo Paulo fala sobre a oferta ou a ajuda financeira na igreja:” E isto afirmo: quem semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama aquem dá com alegria.Deus pode fazer-vos abundar em toda a graça, afim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade,ao qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mais também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quando ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles a para todos, enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável.” 2Co 9.6 .

Em nenhum momento no Novo Testamento, o Apostolo Paulo recomendou ou instruiu nenhum Cristão a pagar o Dízimo.

A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

10 comentaram, comente você também!

  1. Parabens senhor é a primeira vez que vejo num site evangelico alguem destacar as mudanças que o NT introduziu no dizimo.Sou católico e na paroquia que frequentava até pouco tempo atrás o padre colocou um cartaz destacando esta passagem da segunda epistola de PAULO aos Corintios.
    Ele sempre destacou que o dizimista deve contribuir conforme suas possibilidades financeiras,so ofertar se tiver boa vontade e sem ater-se a algum criterio percentual estrito(10%).Agora cabe a consciência do fiel saber que sua falta de caridade e comprometimento é pecado e falta de solidariedade.

    Levando-se em conta que já vi pastores cobrando o terço(30 %),já é hora de moralizar e fiscalizar o uso que fazem com estes recursos.

  2. Enéas Mendes da Silva disse:

    Não fomos chamados a blasfemar, mas a adorar! Eu adoro a Deus com os Dízimos. pois Jesus disse: Dvíeis fazer essas coisas ( A JUSTIÇA A MISERICÓRDIA E A FÉ) sem omitir aquelas ( os dízimos do endro do cominho e da hortelã). E os dízimos no que paulo diz segundo a lei é o leite do rebanho. 1 Co 9:7. o que ele ensina ele o diz baseado na forma de contribuição da lei.
    Ainda em 1 Co.16.1 ele ensina a contribuição segundo a prosperidade e se fores um fiel adorador darás os teus dízimos também , pois qual contribuição segundo a lei se faz segundo a prosperidade de cada um senão os dízimos,como nesse texto se baseia o argumento de Paulo. De 10 se paga 1, de 1000 se paga ou dar 100, de 100000 se dar 10000. Paga teus dízimos e deixa de roubar a Deus!

  3. Na Igreja que congrego, IBC Fortaleza, os pastores não estipulam porcentagem. Eles sempre citam o texto: II Co 9-6. Mas eu dou os 10%, e dou com alegria.

  4. Marcos F. L. Bastos disse:

    O grande problema e condicionar o dízimo a lei de Moises. O dizimo está presente desde a criação do mundo: Deus deu todas as árvores a Adão, menos a do conhecimento do bem e do mau. Era o seu dizimo! Abrão deu o dízimo a Melquizedeque antes da Lei ser dada a Moises. Portanto, o dizimo nao é uma lei judaica e sim de todo o povo de Deus!

  5. Ainda sou um pouco leigo neste assunto.
    mas agora ficou vago, o pastor disse algo e os comentarios alegaram outro, afinal, e biblico pagar o dismo nos dias atuais, ou pagar 0s 10 por cento e algo que ficou dado pelo homem, o dizimo citado na biblia e valido para nos ou nao?

  6. Sou líder espiritual de uma igreja e nunca obriguei ninguém a dar dízimos à Casa do Senhor, o que sempre prego é que “aqueles que o dão, tem mais chance de serem abençoados financeiramente” pois a Bíblia é para ontem, hoje e sempre. Ela diz que é dando que se recebe, é a lei da semeadura meu irmão…”plantar é uma opção mas colher é uma obrigação”, se plantarmos pouco, certamente pouco colheremos. Faço minhas as palavras de Josué: “escolhei hoje a quem sirvais, porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.”

  7. Bem, muitos irão defender a ferro e fogo a obrigação do dízimo, pois pela manutenção do sacrifício de outrem, é que vem as mordomias daqueles que se dizem pastores, que pra mim, são mercalizadores da palavra de Deus. Não adianta, novo testamento já nos diz: ” tudo se fez novo”.Graças a Jesus Cristo. Quem quiser continuar escravo, que continue. Deus deu o livre arbítrio a todos, mas lembre-se; ” o homen sofre por falta de conhecimento”!

  8. guilherme ramos disse:

    o que esta escrito nos livros (Mt 22, 21; Mc 12,17 e Lc 20, 25

  9. A palavra hebraica para “dizimo” é ( ma’aser) que significa literalmente a décima parte.Quando alguem for fazer comentários ou resumi alguns estudos biblicos faça-o com sabedoria.A biblia é dividida em duas partes o A.T e o N.T , mesmo sendo dividido assim é tudo a palavra de DEUS ou o antigo testamento podemos arrancar de nossas biblias pois não tem utilidade,errado, a biblia por inteiro deve ser aplicada em nossa vida como unica regra de FÈ, todo capitulo e versiculo deve ser compreendido com o seu verdadeiro sentido e não fica escrevendo eresias por ai ” isto é falta de sabedoria”

  10. Bem diz a palavra que o amor do dinheiro é a raiz de toodo o mal… Também você encontra muito pouco no NT sobre música, instrumentos e cantos e não deixa de o fazer tal como se fazia no VT. Realmente o autor tem razão… Jesus disse no sermão de Montanha: ouvistes o que foi dito pelos antigos… porem eu vos digo… Se reparar Jesus exige sempre mais em tudo! Se não quer obedecer dando o dizimo, obedeça àquilo que Jesus determinou àquele jovem rico: Vai vende tudo quanto tens, dá-o aos pobres e segue-me. Faça tal e qual como os crentes faziam na primitiva igreja. Não fique com nada. Venda tudo e traga aos pés dos “pastores”, para que nada fata na igreja! Quer fazer o que diz o VT ou seguir o ensino de Jesus?

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,982 comentários no Estudos Bíblicos.