Home » Vida Cristã

Batalha Espiritual e Armadura de Deus

Avatar de éric Cubas Por éric Cubas em 14 de agosto de 2008

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Muitos cristãos podem se perguntar o que seria batalha espiritual, se estão inseridos nestas batalhas se podem vencê-las, eu acredito que sim e que elas nada mais são do que aquelas batalhas travadas nas regiões celestiais, aquelas que não podem ser vistas, mas podem ser sentidas.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Como disse anteriormente batalha espiritual é aquela travada nas regiões celestes, são travadas por anjos e demônios a nosso favor e contra nós, contra a palavra de Deus, contra os filhos Dele.

Por exemplo, muitas vezes são os Anjos do céu encarregados de trazer a nossa  resposta e por sua vez os demônios tentam impedir que isso aconteça(leia Daniel 10:11-14).

Como num exército os anjos tem sua hierarquia, uns mais fortes, outros um pouco menos, mas todos capazes de enfrentar o inimigo com poder, pois ele vem do céu, no caso do adversário de nossas almas não é diferente, existem principados e potestades e seus subordinados prontos a nos confrontar a todo o instante e tentar roubar nossas bênçãos.

O inimigo em todo tempo tenta nos tragar, pois ele veio a este mundo apenas para roubar, matar e destruir João 10:10. Ele sabe que não tem mais jeito para ele, não há mais salvação, então sua intenção é levar o máximo de almas consigo para o lago de fogo preparado para ele e seus anjos caídos.

O inimigo tem muitas táticas para nos derrubar, desde pequenas setas lançadas em nossos pensamentos, até a nos enredar em pecados tais que permitam legalidade para nos matar. Muitas vezes você ouve aqueles pensamentos contrários aos preceitos de Deus tentando te desanimar, pensamentos que parecem que é você mesmo que está criando em sua mente, muitas vezes estes pensamentos são lançados em sua mente com a intenção de te enganar, te desviar da palavra, revoltar-se contra Deus e deixar de crer em suas promessas, estes com certeza são lançados pelo inimigo.

O inimigo não descansa, ele trabalha 24 horas por dia, maquinando formas de atacar os filhos de Deus, nos cercando, bramindo como leão procurando nos tragar 1 Pedro 5:8. Da mesma forma que ele não cessa de nos sondar, procurando “brechas” para entrar em nossa vida, nós devemos ser persistentes, vigilantes e mais atentos a estes ataques.

O diabo se infiltra até mesmo dentro das igrejas buscando matar a fé das pessoas e conseqüentemente minando a força do ministério utilizando-se de seus espiões que vão às igrejas justamente para se camuflar no meio dos crentes procurando ganhar-lhes a confiança e angariando cargos no ministério e semeando a discórdia, falsas doutrinas, adultério, contendas e assim, “esfriando” a igreja fazendo que seus membros morram espiritualmente.

Como citei num outro artigo que escrevi (A igreja nos tempos de hoje – Alerta), as igrejas praticamente vivem pregando sobre prosperidade, curas, milagres, buscam grandes templos, grandes slogans, mais uma vez ressalto, não estão erradas, porém há de se convir que não se fala muito em salvação, em santificação, em cruz, sacrifício, entrega, quando isto deveria ser o foco principal. Jesus nos ensina que devemos buscar primeiro o reino dos céus e as demais coisas nos seriam acrescentadas. Não podemos viver um evangelho superficial baseado em bens materiais. Isto nos enfraquece e nos afasta do foco, permitindo que o inimigo semeie sua doutrina maléfica.

A estratégia de nosso adversário é justamente esta, nem precisa nos matar, se ele pelo menos conseguir contaminar a igreja, plantar um câncer já está ótimo, afinal, a própria palavra de Deus afirma que árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada fora(Mateus 3:10) e crente morno é vomitado da boca de Deus (Apocalipse 3:16). Assim como um advogado usa a lei contra ela mesma, o inimigo usa destes subterfúgios para nos anular e “anular” o reino de Deus.

Por outro lado se quisermos vencer esta batalha devemos estar atentos, vigilantes, perseverantes, ungidos, revestidos da Armadura de Deus.

Em Efésios 6:11-18 Deus nos dá a sua armadura para que nós possamos ficar firmes em seu caminho, resistentes as ciladas do inimigo nos capacitando para enfrentar esta batalha. No verso 12 Ele reafirma que nossas lutas não são contra a carne nem o sangue, mas contra principados e potestades malignas nas regiões celestiais. A luta é grande amados, mas a vitória é maior ainda no nome de Jesus, o Senhor nos dá as estratégias, as armas para vencer o inimigo assim como ele venceu na cruz, tomai toda a armadura de Deus, está escrito, Ele não diz pegue a espada, ou o escudo, mas sim “toda”, toda a sua armadura.

Quais são as partes de uma armadura? Ele reveste um guerreiro da cabeça aos pés, tem capacete, couraça, sapatos, ainda o equipa com uma espada e um escudo, Deus nos reveste da cabeça aos pés também com Sua armadura.

Deus manda revestir-nos com Sua verdade, vestir a couraça da justiça (verso 14), calçar nossos pés na preparação do evangelho da paz (verso 15) e tomando o escudo da fé que nos capacita a apagar os dados inflamados do inimigo, um dos maiores trunfos do cristãos sem dúvida é a fé. Tome o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus, sim Sua palavra é a nossa espada, nossa arma contra o inimigo.

O apóstolo Paulo ainda nos ensina a estar constantemente em oração, mas não em qualquer oração, mas a oração no Espírito, ao meu ver, uma oração fervorosa, de coração aberto, crendo na vitória, um clamor, uma súplica, se entregando verdadeiramente ao nosso Criador. Finalmente, porém não menos importante a vigilância que nos mantém despertos quanto aos ataques do diabo.

Amados, quando se fala em batalha espiritual não quero assustar ninguém, apenas alertar a Igreja que estamos em guerra, nosso inimigo nunca dorme, nós é que muitas vezes estamos alheios ao trabalhar silencioso dele, o inimigo na maioria das vezes não se apresenta como ele realmente é, não se apresenta com um estereótipo que vemos em filmes ou desenhos, aquele famoso bicho de chifre com tridente, não, se fosse assim todo mundo correria para Jesus e o reino dele já estaria falido, mas é nas pequenas coisas, é sorrateiramente que ele nos mina, introduzindo suas falsas doutrinas, nos seduzindo, minando nossa fé, até poder ter força para dar uma cartada capaz de nos derrubar.

Reflita neste artigo, se quiser saber mais sobre batalha espiritual existem muitos livros e seminários por ai que podem te ajudar a entender melhor este tema, apenas queria dar um introdução e alertar muitos que dormem na fé em nossos dias.

Não se esqueça que estamos do lado vitorioso, Jesus já garantiu esta vitória na cruz do calvário, agradeça a Ele por isso todos os dias de sua vida.

Deus te abençoe crente vitorioso!!!

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

7 comentaram, comente você também!

  1. gostei muito desse site, os comentários da batalha espiritual estou vivendo uma batalha espiritual intensa e não irei recuar serei vitorioso e ainda darei meu testemunho.

  2. Em nome de jesus somos mas que vencedores temos que mandar embora das nossas vidas todas as soberbas poque são elas que impedem as nossas bençãos e nos enfraquece ispiritualmente.

  3. RAIMUNDO MONTEIRO disse:

    A PAZ DO SENHOR AMADOS.
    LI O ARTIGO BATALHA ESPIRITUAL E ACHEI UM DOS MAIS COERENTES QUE JÁ LI.
    OBRIGADO POR ESTE ARTIGO, SOU PROFESSOR DE EBD EM MINHA IGREJA E ESTOU JUSTAMENTE LECIONADO SOBRE ESTE ASSUNTO PARA OS ALUNOS. REALMETNE ESTE ARTIGO ME AJUDARÁ BASTANTE.
    FIQUEM NA PAZ, RAIMUNDO MONTEIRO
    SÃO LUIS – MA

  4. Apaz do Senhor JESUS, COMO ESTAVA PRECISANDO LER E OUVIR ESTAS PALAVRAS,POIS HOJE MESMO 12/10/08 ESTAVA PENSANDO O INIMIGO VIVER COLOCANDO PALAVRAS NO MEU PENSAMENTO, TENTANDO ME DESVIAR DA PRESENÇA DE Jesus mas graças a Deus pude ler e entender que a vitória somente aos pés do Senhor Jesus.Que o Senhor Jesus continue te iluminando e te dando a graça do seu espirito para pode escrever muito mas assim pra aquele s que precisão. Ja estou revestido na armadura do Senhor Jesus,e firmer nas suas promessas.

  5. Este texto é realmente fantástico, simples e de altíssima qualidade.

    As igrejas tem que parar de pregar a facilidade para conquistar e pregar o verdadeiro evangelho, pois se ficar assim, a cada luta que o crente passa ele se revolta contra Deus!!!

    Seja louvado o nome do Senhor pois ainda existem irmãos lucidos nesta terra!!!

    Paz

  6. A paz do senhor irmãos…

    Gostei muito desse alerta pois são muitos que dormem ainda.
    Eu estava precisando deste alerta pois o inimigo vem tentando me afastar dos caminhos do senhor colocando em minha cabeça coisas absurdas que eu ja cheguei até a creditar.
    Mas em nome do senhor jesus ele ja está derrotado e nehuma condenação áh para quem está em Cristo.

    Fiquem na paz do senhor!

  7. sandro roberto disse:

    OLA AMADOS.LI O ARTIGO,MUITO BOM.
    ACREDITO QUE MESMO QUE SAIBAMOS SOB A GUERRAS ESPIRITUAIS E COMO TER ESTRATEGIAS PRA VENCER.ACREDITO QUE UM DOS DONS ESPIRITUAIS NA IGREJA ESTA SENDO ESQUECIDO OU NAO DAO MUITO INTERESSE.DISSERNIMENTO DE ESPIRITO;SE REALMENTE E O SENHOR QUE ESTA FALANDO NA IGREJA,EMOÇAO PISCOLOGICA OU O DIABO.
    ACREDITO TAMBEM QUE NAS IGREJAS EM GERAL,ESTAO FALTANDO PESSOAS QUE REALMENTE SEJAM INTERCESSORES.NAO DIGO AQUELES QUE ORAM TODOS OS DIAS,COMO REGRA;MAS AQUELES QUE REALMENTE SABEM O QUE E ORAÇAO E O PODER QUE EMANA DELA E ATRAVES DO LOUVOR.
    CADA ARTIGO DESTE SITE ESTA SENDO BENÇAO PRA MIM.
    AGRADEÇO PELA ATENÇAO.GRAÇA E PAZ

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.