Home » Estudos por VC, Vida Cristã

As filhas da Herança – Filhas de Zelofeade

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

As filhas da Herança – Filhas de Zelofeade

As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. (Nm 27:7)

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A Bíblia relata a história de cinco mulheres especiais, de cinco filhas de Deus que não se conformaram com a condição de exclusão sobre suas vidas e que foram precursoras em sua época. Me refiro as filhas de Zelofeade, as “filhas da herança”

Zelofeade era da tribo de Manassés que acabou padecendo no deserto. Embora não tendo participado daqueles que “congregaram contra o Senhor”, Zelofeade morreu no seu próprio pecado, por acreditar nos espias murmuradores e descrentes(Nm 27:3). Porém diz a Bíblia que cinco de suas filhas achegaram-se a Moisés para reinvidicar a herança de seu pai. Até aquele momento, a lei hebraica só concedia direirto aos filhos, porém as filhas de Zelofeade não possuiam irmãos.

Diz as Sagradas Escrituras que Moisés levou a causa delas ao Senhor e intercedeu por elas. A resposta do Senhor foi positiva as filhas de Zelofeade.

O livro de Salmos no cap 84 diz que o Senhor não sonegará bem algum aos que andam na retidão, ou seja, que andam retamente (Sl 84:11b).

Por falaram e por viverem uma vida reta diante do Senhor as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e recebreão a possessão por herança da parte do Senhor (Nm 27:7;36:2).
E através da vida e do pedido daquelas mulheres, todo aquele que não possuísse filho homem, sua herança passaria para a filha(Nm 27:8).

O nome delas era Macla,Noa,Hogla,Milca e Tirza.

Tanto a história das filhas de Zelofeade, bem como, o significado de seus nomes possuem um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.

1) Macla – O nome da primeira filha é Macla qie significa confiança. O salmos 125 diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Toda mulher deve ser “macla”, confiante em seus propósitos, que não se abala com as circunstâncias, nem esmorece ante as adversidades da vida. Macla é a mulher que confia no Senhor e por isso será bem aventurada(Sl 40:4)

2) Noa – Significa aquela que não se detém, que ninguém pode deter. É aquele que persevera em oração, que não é morosa, parada, detida ou interrompida. Noa é a mulher trabalhadora, que persevera em seu propósito e em conhecer Deus. É aquela mulher que crê até o fim, até que o plano de Deus seja cumprido em sua vida e sob aqueles que o cercam. É a mulher determinada e cheia de fé como a sunamita dos tempos de Eliseu (2 Rs 4:8-37).

3) Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados . Que não está amarrada aos cuidados deste mundo, mas que anda pela fé em Deus todos os dias de sua vida. Por não ser “amarrada’ se assemelha a um “navio mercante que sai de um lugar a outro trazendo mantimento a sua casa (Pv 31:14-15) Hogla é a mulher abnegada, desprendiosa e fiel a Deus

4) Milca – Milca significa aquela que tem autoridade. Existe diferença entre ter autoridade e ser autoritária. Milca representa a mulher com autoridade sem ser insubmissa. Uma mulher respeitada por seus maridos, por seus filhos e por sua comunidade (Pv 31: 28-31)

5) Tirza – Por fim, Tirza, que significa deleite, a delícia da vida e prazer de Deus. É a menina do seus olhos como Israel , a noiva(Igreja).

Aquela que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece a outros. É aquela mulher agradável que obedece ao Senhor e que tem prazer estar e se derramar diante Dele. É como Maria, irmã de Lázaro que preferiu adorar a Deus do que fazer outra coisa (Mt 26:6-13)

Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Seus nome e signifciados apresentam cabalmente o relato da mulher vituosa de Provérbios 31.

Uma mulher difícil de achar em nossos dias. Uma mulher completa aos olhos de Deus.

Uma mulher que tem confiança de seu marido, que faz o bem, que trabalha(não é preguiçosa), que não se detém.
Uma mulher moderna (sem ser mundana), mas temente a Deus. Que cuida sua casa, que planta e se esforça. Que analisa e compra, mas com sabedoria. Uma mulher vigilante(atenta) e forte. Uma mulher misericordiosa e que não teme os maus dias. Uma mulher que veste as roupas da santidade com força e glória.

Que fala com sabedoria e que acima de tudo é louvada pelos seus e por Deus(Pv 31:10-31)

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

5 comentaram, comente você também!

  1. Flaviane Perillo disse:

    Glória a Deus!! Que assim seja eu, como as filhas de Zelofeade, em nome de Jesus, Amém!

  2. gostei pois tinha duvida sobre os significado dos nomes das mulheres citadas

  3. Qual fonte para saber o significado dos nomes delas.
    Qual a origem desse nomes e seu significado real.
    Hebraisco,Árabe ou???

  4. Graça e Paz! Que eu seja uma delas também…como é tão bom amar a DEUS com todo o amor…

  5. Elas foram determinadas a Moisés pois estavam lutando pela sua herança, sem se preocupar com a lei, ou seja com o que os olhos viam…E Deus as abençoou pois viu nesses corações um foco uma vontade de receber aquilo que na época era dado por Deus as famílias (a sua parte na terra prometida por Deus). Deus se alegra de alguém que luta, esforça e chega com ousadia diante dele para revindicar o que por herança é seu!
    Se Deus te prometeu algo bata a sua porta e chame pelo filho de Davi, ele se alegrará de ti e te concederá seu benefício. CREIA!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.