Estudos por VC

As fases da liderança cristã

Next Article
Elegância
Comments (2)
  1. alissonlopescosta disse:

    Excelente artigo, que o Senhor possa a cada dia estar nos dando clareza a respeito do preparo e exercício da liderança. Considero que um ponto muito importante nessa questão sejam os limites da liderança, onde não podemos fazer nada há mais do que nos foi definido, nem nada a menos, cumprindo assim cabalmente o nosso ministério.

    À esta questão eu acrescentaria apenas as orientações de Jetro (sogro de Moisés), à seu genro em Êxodo 18:13-27. Quando um líder age individualmente, ele traz risco sobre si mesmo, sua obra, e sobre aqueles que estão sob seus cuidados e responsabilidade (versículo 18).

    Os lideres nunca devem exercer sozinhos todas as funções na Igreja, antes devem respeitar o principio da disposição dos membros no corpo de Cristo, onde absolutamente cada membro, tem pelo menos uma função, duas ou mais, mas nunca todas. Por que? Porque Deus nunca permitiria a mim ter todas as funções? Em primeiro lugar, por causa do orgulho, que é uma coisa muito sutil. Segundo: Deus deseja que reconheçamos a importância de cada membro (1ª Coríntios 12:18,21-23), não importando quantas ou quais funções ele possui no Corpo, esse é o caminho da humildade que leva ao Reino (Filipenses 2:3; Romanos 12:3-10).

    Outro ponto importante, é que os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (Efésios 4:11-15), não possuem, um fim ou objetivo em si mesmos, mas na edificação da igreja. Não somente na alimentação e crescimento espiritual dos membros do corpo (versículo 15), mas em seu próprio serviço, para que cada membro possa ser aperfeiçoado em seu serviço, e assim seja introduzido em uma função (versículo 12). Ou seja, os apóstolos, pastores, mestres etc, são para gerar até mesmo outros apóstolos, pastores e mestres no ministério para o qual todos nós fomos chamados. Se tivermos em vista que a função de pastor, mestre ou mesmo apostolo, não é para nós mesmos, mas para a edificação da Igreja, e continuidade do ministério por meio de outros membros, acontecerá que todos chegaremos “à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (versículo 13).

    Pr. Alisson Lopes

  2. Sisinio Braga disse:

    Gostei dos assuntos e das publicações. É altamente relevante o auxilio a tantos pregadores da Igreja de Cristo na terra. Parabéns e que O Pai celestial vos cumule de bençãos para o pleno êxito do vosso trabalho no Reino de Cristo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.