Home » Capa, Estudos por VC, Vida Cristã

Andando e agradando a Deus (parte 1)

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Andando e agradando a Deus (parte 1)

E andou Enoque com Deus ;e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou (Gn 5:24 ).

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Um dos personagens bíblicos com biografia tão curta, mas da mesma forma tão esclarecedora é Enoque. Pouco tem se falado de Enoque nas Escrituras, porém daquilo que tem se dito sobre ele, podemos ter informações necessárias e suficientes para entender como foi sua vida diante de Deus.

Diz as Escrituras que Enoque viveu 365 anos, que andou com Deus e que o Senhor o tomou para si (Gn 5;22-24).

O livro de Judas também declara que Enoque profetizou a vinda do Senhor com milhares dos seus santos para condenar os ímpios e suas obras (Judas 14-15).

O livro de Hebreus diz que pela fé , Enoque foi transladado para não ver a morte, mas que antes de sua transladação ele alcançou testemunho de ter agradado a Deus (Hb 11:5).

O que vemos na vida Enoque é que ele não somente andava com Deus , mas O agradava em todos os seus caminhos.

Hoje, muitas pessoas tem declarado que andam com Deus , mas as perguntas que ficam são:

Como podermos ser agradáveis a Deus?

Será que muitos de nós que andamos com Deus, temos agradado ao Senhor com nossa vida ?

E quantos de nós, temos vivido uma vida santa, que agrade a Deus, abdicando do nosso próprio desejo e tudo aquilo que nos agrade?
Perguntas difíceis de serem respondidas, não é mesmo ?

Porém as Sagradas Escrituras nos mostram como podemos andar e agradar a Deus através de muitas passagens. A Bíblia mostra alguns princípios de como agradar ao Senhor.
Abaixo alguns desses princípios:

1) Viver pela Fé: A palavra de Deus declara primeiramente que “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima Dele é galardoador daqueles que O buscam” (Hb 11:6). Portanto fé é o primeiro princípio de quem quer agradar a Deus de todo o seu coração.

2) Temer a Ele: O Salmos 147 diz que o Senhor se agrada daqueles que o temem e daqueles que esperam na sua misericórdia. (Sl 147:11). O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1:7). Temer a Deus não significa um sentimento de medo diante Dele, mas de reverência e confiança. É respeitar e dar atenção a Sua presença e a seus preceitos. É agradecer a Ele por seus benefícios e por sua misericórdia, esperando Nele em todo tempo.(Sl 33: 20-22) . Deus não faz acepção de pessoas, mas se agrada daquele quem em qualquer nação, o teme e faz o que é justo (At 10:34).

A intimidade é para aqueles que o temem o qual Ele fará conhecer a sua alinça (Sl 25:14)

3) Entregar sua vida a Ele – Todo aquele que quer agradar a Deus deve acima de tudo querer andar conforme Sua vontade. Quando entregamos a nossa vida ao Senhor e andamos conforme sua Vontade recebemos dele a recompensa devida. A palavra de Deus declara: “Entrega teu caminho ao Senhor , confia Nele e o mais Ele fará .(Sl 37:6). Entregar não é somente aceita-lo como salvador de sua vida, mas como Senhor também Muitos são os que declaram como único e suficiente salvador, mas não entregam a sua vida e seu caminho para que Ele venha a endireitar as nossas veredas. O salmista declara que quando os seus passos se afizeram as veredas de Deus , os seus pés não resvalaram (Sl 17:7). Outro salmista declara a Deus dizendo:
“Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo(Sl 119:35).

4) Observar segundo a Sua palavra – Aquele que quer agradar a Deus deve entender que a observância da Sua palavra é fator primordial para todo crente
O salmo 1 diz que bem aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios e não se detem no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes o seu prazer está na Lei do Senhor e nela medita de dia e noite Sl 1;1-2) .. E m outro salmo no 119 diz que bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor, que guardam as sua prescrições e o buscam de todo o coração (Sl 119:1-2)
Esse mesmo salmista pergunta : De que maneira poderá guardar puro o seu caminho?
E ele mesmo responde: Observando-o segunda a palavra. (Sl 119:9). ).
Observar é mais que ver , é dar a devida atenção a Sua palavra e pratica-la (Tg 1:22)
O Senhor Jesus declara que somos santificados na verdade, que é a Sua palavra , pois a sua palavra é a verdade.(Jo 17:17). Deus não se agrada daquele que se afasta dele e que não se detém na verdade(Jr 14:10). Jesus mesmo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6).

E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.(1 Jo 3:22).

5) Andar em retidão e justiça – A observância da palavra faz com que o crente tenha uma vida de justiça e retidão. Diz a palavra que fazer justiça e julgar com retidão agrada mais a Deus do que fazer sacrifício(Pv 21:3). Deus não se agrada daqueles que se dizendo Dele cometem toda sorte de pecados. Ele não se agrada daqueles que fazem festa e sacrifício diante Dele, mas sua vida não segue o juízo e a justiça de Deus (Am 5;21-24)
Deus se agrada daqueles que andam com sinceridade , que praticam a justiça e falam a verdade segundo o seu coração, (Sl 15:2).
Deus não se agrada daqueles que difamam, fazem mal e fazem mal e lançam injúria contra o seu próximo (Sl 15:3-4). Diz as Escrituras que bem aventurado é aquele a quem o Senhor não imputa maldade, em cujo espírito não há engano (Sl 32:2).
Deus se agrada daqueles que são justos e retos de coração. (Gn 6:9;Sl 7:10).

6)Oferecer-se a Deus – O livro de Romanos no capítulo 12 diz devemos apresentar,ou seja, oferecer nosso corpo como sacrifício vivo,santo e AGRADÁVEL a Deus que é nosso culto racional(Rm 12:1). O Senhor não se agrada de um culto egocêntrico, mas espiritual dado a Ele com todo o nosso ser. Devemos nos despojar da velha natureza e nos revestir da natureza santa de Deus. Na antiga aliança o sacrifício de animais era o significado de obediência a Deus. Mas quando Cristo se sacrificou pela humanidade, o sacrificio da velha aliança se tornara obsoleto. Hoje o sacrifício que ele exige e se agrada de nós é aquele que demonstra a regeneração de uma nova criatura. É aquele sacrifício sem hipocrisia,sem maldade, sem inveja, sem egocentrismo, ou seja, sem o EU no centro. Paulo completa esta palavra dizendo que não devemos nos conformar com este século, mas sermos transformados pela renovação da nossa mente, porque somente assim experimentaremos qual é boa, perfeita e AGRADÁVEL vontade de Deus (Rm 12:2).

A palavra de Deus diz que sacrifício agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e contrito pela qual Ele não desprezará (Sl 51:17) Diz a palavra de Deus que o Senhor habita na Eternidade num alto e santo lugar, mas também com aquele que é contrito e abatido de espírito(Is 57:15). Deus se agrada daquele que mesmo pecando se arrependem de seus atos e que procuram agradar a Deus

7) Que oremos por todos e preguemos o evangelho – A palavra de Deus diz que devemos orar por todos os homens com orações, intercessões e ações de graça, para que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade, pois isso é agradável a Deus(1 Tm 2:1;2;3-4). Mesmo que venhamos a sofrer por falar do Senhor isso é agradável diante Dele (1 Pe 2:19-20). Através disso somos aperfeiçoados nessa obra em Cristo fazendo conforme a Sua vontade (Hb 13:21).

Ele honra aqueles que o honram, mas da mesma forma Ele despreza e não se agrada daqueles que se afastam Dele ou que O louvam apenas de boca. (1 Sm 2:30; Jr 14:10;Mt 15:8-9). Diz a palavra de Deus que ele não se agrada de festas e cânticos daqueles que se dizendo Dele fazem todo tipo de mal e vivem impiamente nesse mundo.(Am 5:21-24).

Mas Deus deseja em tudo ser louvado com cânticos e engrandecido com ações de graças, pois isso é mais agradável do que qualquer sacrifício da Lei.(Sl 69:30). O Senhor se agrada daqueles que o louvam (Sl 147:1). O Senhor se agrada daqueles que vivem uma vida santa e que procuram agradar-se Dele de todo o coração e será retribuído da mesma forma.

Pois assim diz a palavra do Senhor:

“Agrada-te do Senhor e ele concederá os desejos do teu coração” (Sl 37:14)

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

  1. Exelente, Agradar a Deus é para os que são chamados, não são para todos.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.