Home » Capa, Destaque, Estudos por VC, Vida Cristã

A Vitória é Daquele que Confia em DEUS.

Profile photo of Pb Sidney Moreira Por Pb Sidney Moreira em 23 de janeiro de 2013
Tags: , , , , , , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

A Vitória é Daquele que Confia em DEUS.

“Então, disse o rei: Que honra e galardão se deu por isso a Mardoqueu? E os jovens do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez” (Ester 6:3).

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Amigos, que já leu o livro de Ester (AT), sabe que em nenhum versículo o nome de Deus é mencionado especificamente, mas a evidência é patente da sua providência no decorrer de todo o livro. No livro de Ester vemos e sentimos a mão de Deus o Todo Poderoso em prol do seu povo, o povo judeu.

Podemos mencionar quatro personagens:

O rei persa, Assuero, o seu primeiro ministro, Hamã, Ester, a formosa moça judia que tornou-se rainha e Mardoqueu, o íntegro primo de Ester.

Assuero reinava sobre 127 províncias, desde a Índia até a Etiópia e em dado momento, naqueles dias, resolveu exaltar a Hamã e pôs o seu lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele (Et 3:1). Com essa exaltação, o malvado Hamã passou a ser reverenciado à porta do rei, por todos os servos que ali estavam. Eles tinham de se inclinar e se prostrar diante de Hamã, conforme ordens do rei. Mardoqueu, porém, não se inclinava e nem se prostrava diante dele e Hamã se encheu de furor contra Mardoqueu (vs 2-5).

Aqui vemos um homem que, por sua lealdade a Deus, recusou-se a reclinar-se diante de Hamã. Tudo indica que a homenagem prestada a Hamã pelos servos do rei e por outros, era imerecida ou conflitava com os atos religiosos que os judeus reservavam exclusivamente à adoração a Deus. E, por isso, Mardoqueu não concordava em curvar-se ou prostrar-se diante de Hamã. Essa atitude de lealdade a Deus provocou uma reação de revolta e ódio por parte daquele que fora exaltada pelo rei Assuero.

Hamã, após várias vezes ver que Mardoqueu não se curvava diante dele, chamou seus amigos e sua esposa e intentaram um plano para matarem o primo da rainha Ester numa forca de 50 côvados (mais ou menos 25 metros) de altura, pela manhã do dia seguinte (Et 5:10-14). E assim Hamã foi dormir naquela noite, alegre, pois iria dar cabo aquele homem que não se curvava diante dele. Mas Deus trabalha em prol do seu povo as 24 horas do dia, inclusive nas madrugadas. Diz a Palavra de Deus que, enquanto Hamã dormia certo da vitória contra um servo de Deus, no castelo o sono fugiu do rei: “Naquela mesma noite fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro de registro das crônicas, as quais se leram diante do rei” (Et 6:1).

No capítulo 2, Mardoqueu descobre uma conspiração para tirar a vida do rei Assuero e Mardoqueu declara isso à rainha Ester que disse ao rei. Após inquirirem sobre o assunto, descobre-se sobre o negócio contra o rei e os culpados são enforcados. E isso foi escrito no livro das crônicas perante ao rei. Agora, chegando aquela noite onde foi traçado um plano para matar Mardoqueu, o rei perde o sono e pede para que o livro das crônicas seja lido. Deus vela pelo seu povo!

O livro das crônicas poderia ser aberto em qualquer página, pois o rei não pediu uma página ou assunto específico. Pediu apenas que lessem o livro e o livro foi aberto justamente no local onde relatava a beneficência que Mardoqueu fez ao rei. Após ouvir aquela narração o rei pergunta: Que honra se deu a Mardoqueu? Nenhuma, responderam aqueles que leram o livro.

Então, o rei manda exaltar a Mardoqueu pelas mãos de Hamã: “Então disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma a veste e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei; e coisa nenhuma omitas de tudo quanto disseste” (Et 6:10).

Amados de Deus, o Senhor sabe de todas as afrontas que o inimigo faz com o seu povo. Sabe de todas as trapaças e maldades que são mancomunadas nas madrugadas contra a sua vida. Ele, Deus, sabe tudo! E fará todas as coisas pra preservar a integridade do seu servo fiel, inclusive quando tudo parece impossível aos olhos humanos. Fiel é Deus!

Assim como Deus deu vitória a Mardoqueu e todo o povo judeu que se encontrava nas províncias dominadas pelo rei Assuero, Ele, O Todo Poderoso, quer dar vitória para você também. Tão somente creia e Deus o fará.

Enquanto o inimigo trama a morte do servo de Deus, o Senhor dá o escape e nada pode suster-se diante de Deus. Nem todo o inferno reunido é capar de frustrar os planos de Deus na sua e na minha vida. Mas é necessário fidelidade a Ele e que façamos sempre a sua vontade.

“Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”.(Pv 16:3)

Um forte abraço!

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,002 comentários no Estudos Bíblicos.

Da Internet e em Inglês para Praticar