Home » Vida Cristã

A Lição dos Corvos

Avatar de Thais  Monteiro Brum Por Thais Monteiro Brum em 13 de agosto de 2008

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“… Eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem”. (I Rs 17:4b)

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Seu nome era Elias, o profeta. Homem também. Uma só pessoa, duas realidades. A realidade do espírito (sensível a Deus) x a da carne (sensível às circunstâncias).

Nos últimos dias estive abatida. Foram dias confusos e dolorosos. Posso testemunhar muitas vitórias em várias áreas da minha vida, mas quanto ao meu calcanhar de Aquiles, meu espinho na carne (2 Co 12:7), ele ainda está aqui me espetando. E quando tudo já estava difícil, vem uma notícia pior. Um tiro certeiro do diabo? Não! Uma grande sacada de Deus! Ele sempre acerta! E como sempre, encontrei a resposta na Palavra. Em I Reis 17:1-6, vemos o cenário caótico de Israel sendo impactado pela dura profecia de Elias: “Não choverá, nem cairá orvalho nesta terra…” (v.1). Era Deus agindo em sua vida para curar o povo da idolatria. Só que o deserto também o afetaria. Por amor, o Senhor lhe manda ir para o oriente esconder-se junto ao ribeiro de Querite (v.3). Deus lhe avisa que ele deveria beber do ribeiro, mas o alimento sólido viria de corvos enviados por Ele. É aqui que eu quero chegar.

Não fosse o aviso de Deus, Elias teria se assustado ao ver os corvos chegando. São aves sombrias, sinal de maus presságios. Elias já estava sozinho, com fome, vendo seu povo padecer e ainda surge “aquilo”? Era a última coisa que ele gostaria de ver! Para completar: corvos são necrófagos (gostam de coisas mortas). Ele poderia pensar: “Acabou, vou morrer”. Mas junto àquelas figuras feias, estava o seu sustento. Nós vivenciamos isso. Estamos no deserto, sofrendo e quando parece que vai melhorar, vem notícias piores! A gente entra em crise. Mas Elias tinha de sobra o que por vezes nos falta. Elias tinha a direção de Deus, o olhar dEle sobre o seu deserto. Sua intimidade com Deus lhe trouxe entendimento (Sl 25:14): ”Parece assustador, filho, mas sou Eu agindo. Confie.”

Nós só esperamos boas notícias, mas os desertos dessa terra sempre nos afetarão. Sempre teremos um calcanhar de Aquiles, um espinho na carne, uma situação onde Deus parece ainda não ter agido. Nesses desertos, precisamos entender que somente a graça nos basta (2Co12:9). Não é Deus dizendo, indiferente à nossa dor: “Pare de reclamar! Já ta de bom tamanho a graça!”. Mas sim que precisamos passar por alguns desertos, há um propósito e a única coisa suficiente pra nós nesse momento é a Graça de Deus (I Pe 3:15).

Num mundo mascarado, quase nada é o que parece (Jr 17:9). Coisas “boas” como dinheiro e fama podem nos levar a um eterno estado de morte (Rm 8:5,6a). Mas aquilo que às vezes nos assusta, se enfrentarmos, nos amadurece. E vamos sendo guiados a um eterno estado de vida. Quero aprender com os corvos espirituais! Situações que me apavoram, mas que servem para o meu amadurecimento e me aproximam da única coisa realmente boa, perfeita e agradável: A vontade de Deus (Rm 12:2).

Você pode orar como Jesus: “Se possível for, passa de mim este cálice” mas que a sua oração também termine como a dEle: “sobretudo seja feita a Tua vontade” (Lc 22:42).

Confusos? Talvez. Confiantes? Sempre! Porque Deus é bom!

Carinhosamente no Senhor,Thais Monteiro Brum
Líder de Louvor na Igreja Metodista em São Pedro de Alcântara – Pádua/RJ
[email protected]
www.gerandoossonhosdedeus.myblog.com.br

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

4 comentaram, comente você também!

  1. aceitei jesus como meu unico e suficiente salvador e tudo que eu era ja morreu a gora sou uma nova criatura em jesus e todas as coisas que parecem ruins aos meus olhos servem para me edificar na palavra de Deus amem.

  2. manoel rodrigues da silva filho disse:

    parabens pela divina revelação da palavra do nosso DEUS

  3. Thais, que palavra maravilhosa!Posso testemunhar dela. Jesus me fez melhor depois de grande luta e expectativa em minha vida. Assim como nesta palavra eu também vi corvos, mas como sinal de sustento da parte de Deus. Ele é tremendo em seus feitos e nos conduz sempre ao amadurecimento, e embora, as vezes não possamos entende-lo, embora as vezes não pareça aos nossos olhos, também nos conduz sempre à vitória. O que acontece, é que as vezes temos uma visão humana desta vitória, e não conseguimos enxergar a estratégia de Deus, que supera em muito a dos homens. Um fraterno abraço.

  4. Através dessa passagem II Reis 17, Deus já falou muito comigo. Cai aqui procurando significados de corvos.
    Deus falou ao meu coração que se como Elias estivermos no lugar que Ele determinou, Deus vai usar até corvos pra trazer a provisão do tempo de espera.
    Deus poderia mandar pombas, mas não, mandou corvos. Se estivermos no lugar que Deus quer que estejamos ele vai usar até pessoas do mundo para nos trazer provisão durante o tempo de espera.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.