A Ira de Deus

3
62

Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça Romanos 1:18

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Romanos 1:26

 

Entre alguns cristãos, principalmente os denominados reformados, ou calvinistas, muito se fala sobre a Ira de Deus. Existe um sermão de Jonathan Edwards, um renomado puritano que é um exemplo para todos nós, que tem o título: Pecadores nas mãos de um Deus Irado.

Porém precisamos tomar muito cuidado para não termos uma imagem distorcida sobre quem Deus é. De fato Deus se ira contra a impiedade e injustiça, porém que tipo de ira é esta?

Alguns nos dizem que Deus nos salva da Ira dEle mesmo. Não é verdade. Vamos tentar compreender o que seria essa ira de Deus, de acordo com o texto de Romanos 1.

 

A Ira de Deus se revela dos céus contra toda a impiedade e injustiça…

Primeiramente, podemos perceber que Paulo no versículo anterior a este, estava falando sobre a revelação da justiça de Deus no evangelho, e posteriormente, diz: Portanto… Ou seja, há uma ligação entre este versículo 18 e o 17, sendo que a revelação da Ira de Deus está ligada à justiça de Deus, sendo que esta está ligada a fé.

Desta maneira, em primeiro lugar, a Ira de Deus foi revelada na cruz do Calvário, onde o próprio Deus executou justiça no nosso lugar.

Vale lembra que esta ira não é algo emocional. Deus não é tomado por emoções humanas, mas é uma indignação contra o pecado. De maneira nenhuma Deus está irado contra as pessoas, como nós muitas vezes estamos, mas sim contra a impiedade e a injustiça (que todos nós já cometemos).

Desta forma, a forma que Deus age revelando sua ira contra o pecado, é entregar o pecador aos seus próprios desejos.

 

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas.

De maneira nenhuma podemos supor que Deus abandonou esses homens para sempre. Porém quer dizer que Deus, em um ato de julgamento e ao mesmo tempo de misericórdia, deliberadamente permite que eles sigam seus próprios caminhos para que vejam o que é viver distante de Deus, e possívelmente voltem-se para Jesus.

Eu poderia comparar esta ira de Deus à atitude do Pai do filho pródigo. Que odeia a atitude do filho, porém entrega-lhe ao seu próprio desejo, a fim de talvez resgatar-lhe futuramente. Claro que é possível que muitos não retornem, porém seu castigo pior nesta terra, não é cair nas mãos de um Deus Irado, mas ao contrário, é cair nas próprias armadilhas que eles mesmos criaram para si.

Podemos perceber que mesmo a Ira de Deus revela a sua bondade e misericórdia e está muito distante do que seria uma ira humana. Se o propósito de Deus não fosse este, Ele não daria chances ao homem, pelo contrário, jogaria um raio e destruiria tudo.

Podemos perceber essa misericórdia presente quando Jonas prega a Nínive, e o objetivo de Deus era salvar aquela cidade, mesmo quando revela a sua Ira através da pregação de Jonas. Se Deus não quisesse salvar, teria feito como a Sodoma e Gomorra, que apenas foram destruídas.

Não podemos também cair em outro extremo de pensar que Deus não se ira. Por exemplo, se eu amo a justiça, necessariamente devo me irar contra a injustiça. Se eu amo minha esposa, devo me irar contra qualquer coisa que possa fazer mal a ela.

Se amo o Brasil, devo me irar contra a corrupção que tira recursos que deveriam ser alocados para educação, saúde, moradias, e melhorar a vida do brasileiro mas que vão para contas gordas de políticos corruptos.

Da mesma maneira, Deus se ira contra tudo aquilo que está destruindo a vida daqueles que foram criados à sua imagem e semelhança, nós.

Muito provavelmente Deus está irado contra o modo de viver que você escolheu para si mesmo. Talvez Ele tenha entregado você aos seus próprios caminhos, pois você nunca lhe deu ouvidos. E só posso te dizer que isto é terrível, pois você jamais escolherá aquilo que é bom para você, apenas Deus.

Não continue neste caminho que levará à sua destruição, mas volte-se ao criador da sua alma, aquele que sabe o que é melhor para você e entregue sua vida a Ele.

Que Deus abençoe sua vida!

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Amado você disse que Deus não fica irado contra pessoas, mas O Salmo 5 diz que Deus “detestas todos que praticam a maldade”. E próprio fato de Jesus ser nossa propiciação (1Jo 2.2) traz a ideia de Deus irado contra os homens, pois essa palavra no grego descreve uma divindade irada contra os homens. E isso sem falar nas diversas passagens do AT em que o próprio Deus usando Israel exterminou muitos povos pagãos. Devemos entender todo o conselho de Deus e não apenas as partes que nos agradam. Paz meu irmão.

DEIXE UMA RESPOSTA