Home » Capa, Estudos por VC

A Ira de Deus

Avatar de Daniel Simoncelos Por Daniel Simoncelos em 9 de março de 2012

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

A Ira de Deus

Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça Romanos 1:18

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Romanos 1:26

 

Entre alguns cristãos, principalmente os denominados reformados, ou calvinistas, muito se fala sobre a Ira de Deus. Existe um sermão de Jonathan Edwards, um renomado puritano que é um exemplo para todos nós, que tem o título: Pecadores nas mãos de um Deus Irado.

Porém precisamos tomar muito cuidado para não termos uma imagem distorcida sobre quem Deus é. De fato Deus se ira contra a impiedade e injustiça, porém que tipo de ira é esta?

Alguns nos dizem que Deus nos salva da Ira dEle mesmo. Não é verdade. Vamos tentar compreender o que seria essa ira de Deus, de acordo com o texto de Romanos 1.

 

A Ira de Deus se revela dos céus contra toda a impiedade e injustiça…

Primeiramente, podemos perceber que Paulo no versículo anterior a este, estava falando sobre a revelação da justiça de Deus no evangelho, e posteriormente, diz: Portanto… Ou seja, há uma ligação entre este versículo 18 e o 17, sendo que a revelação da Ira de Deus está ligada à justiça de Deus, sendo que esta está ligada a fé.

Desta maneira, em primeiro lugar, a Ira de Deus foi revelada na cruz do Calvário, onde o próprio Deus executou justiça no nosso lugar.

Vale lembra que esta ira não é algo emocional. Deus não é tomado por emoções humanas, mas é uma indignação contra o pecado. De maneira nenhuma Deus está irado contra as pessoas, como nós muitas vezes estamos, mas sim contra a impiedade e a injustiça (que todos nós já cometemos).

Desta forma, a forma que Deus age revelando sua ira contra o pecado, é entregar o pecador aos seus próprios desejos.

 

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas.

De maneira nenhuma podemos supor que Deus abandonou esses homens para sempre. Porém quer dizer que Deus, em um ato de julgamento e ao mesmo tempo de misericórdia, deliberadamente permite que eles sigam seus próprios caminhos para que vejam o que é viver distante de Deus, e possívelmente voltem-se para Jesus.

Eu poderia comparar esta ira de Deus à atitude do Pai do filho pródigo. Que odeia a atitude do filho, porém entrega-lhe ao seu próprio desejo, a fim de talvez resgatar-lhe futuramente. Claro que é possível que muitos não retornem, porém seu castigo pior nesta terra, não é cair nas mãos de um Deus Irado, mas ao contrário, é cair nas próprias armadilhas que eles mesmos criaram para si.

Podemos perceber que mesmo a Ira de Deus revela a sua bondade e misericórdia e está muito distante do que seria uma ira humana. Se o propósito de Deus não fosse este, Ele não daria chances ao homem, pelo contrário, jogaria um raio e destruiria tudo.

Podemos perceber essa misericórdia presente quando Jonas prega a Nínive, e o objetivo de Deus era salvar aquela cidade, mesmo quando revela a sua Ira através da pregação de Jonas. Se Deus não quisesse salvar, teria feito como a Sodoma e Gomorra, que apenas foram destruídas.

Não podemos também cair em outro extremo de pensar que Deus não se ira. Por exemplo, se eu amo a justiça, necessariamente devo me irar contra a injustiça. Se eu amo minha esposa, devo me irar contra qualquer coisa que possa fazer mal a ela.

Se amo o Brasil, devo me irar contra a corrupção que tira recursos que deveriam ser alocados para educação, saúde, moradias, e melhorar a vida do brasileiro mas que vão para contas gordas de políticos corruptos.

Da mesma maneira, Deus se ira contra tudo aquilo que está destruindo a vida daqueles que foram criados à sua imagem e semelhança, nós.

Muito provavelmente Deus está irado contra o modo de viver que você escolheu para si mesmo. Talvez Ele tenha entregado você aos seus próprios caminhos, pois você nunca lhe deu ouvidos. E só posso te dizer que isto é terrível, pois você jamais escolherá aquilo que é bom para você, apenas Deus.

Não continue neste caminho que levará à sua destruição, mas volte-se ao criador da sua alma, aquele que sabe o que é melhor para você e entregue sua vida a Ele.

Que Deus abençoe sua vida!

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de Daniel Simoncelos

Por

Twitter: @DaniSimoncelos. Economista por profissão, Pregador por vocação, Blogueiro por Diversão. Um pecador que foi salvo pela graça de Deus. Crê que seu chamado é para falar do amor daquele que o salvou para todos aqueles que quiserem ouvir de todas as maneiras que ele puder.


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.